” Escrever é um gesto importante, porque não só articula como também produz aquele estado mental chamado de “consciência histórica”. A história começa com a invenção da escrita, não pela razão banal frequentemente sugerida de que a escrita nos permite reconstituir o passado, mas pela razão mais pertinente de que o mundo não é percebido como um processo, “historicamente”, a não ser que alguém dê a entender isso por meio de sucessivos símbolos, por meio da escrita.
A diferença entre pré-história e história não é o fato de termos documentos escritos que nos permitam acompanhar esta, mas o fato de que durante a história há homens letrados que experimentam, entendem e avaliam o mundo como um “acontecimento” (becoming), enquanto na pré-história esse tipo de atitude existencial não era possível. Se a arte de escrever caísse no esquecimento, ou se tornasse subordinada à criação de imagens (…), a história, no sentido estrito do termo, não existiria mais.” (Do livro O Mundo Codificado de Vilén Flusser )
Leia reflexão sobre este trecho do livro na matéria Em busca da Consciência em nossa vidas e descubra Por que é tão prazeroso postar nas redes sociais. Ter consciência está na moda? Há algo maior por traz da consciência? A importância da Escrita é relacionada com uma consciência maior?
Leia também: