Localizada em uma região de pele delicada, a virilha pode ficar escura por diversos motivos. E, por mais que seja uma parte do corpo que fica escondida, nenhuma mulher gosta de vê-la nesta condição, especialmente no verão, quando é comum usar biquínis e maiôs, em praias ou piscinas.
Um dos principais motivos que causam o escurecimento é o atrito, justamente por ser a virilha uma área de dobra. Além do contato da área com roupas, pode ocorrer o atrito de pele com pele, principalmente em quem está com sobrepeso (e possui mais dobras).
A virilha escura pode ser ainda resultado de uma micose causada por fungos, que ocorre pelo fato da virilha estar sempre coberta com roupas e, também, por ser área de dobra, enfrenta muito calor e umidade.
A depilação também pode ocasionar o quadro de escurecimento da virilha. Em algumas pessoas, ela causa pelos encravados, que inflamam. E a inflamação constante da pele resulta em escurecimento.
Mas há soluções para esse problema. Primeiramente, a mulher deve verificar se não é nada causado por alterações hormonais. Após fazer isso ela pode buscar um dermatologista que irá indicar a melhor solução para o seu problema.
- Veja também: o que você precisa saber antes de fazer depilação a laser?
Como resolver o problema de virilha escura?
Normalmente a primeira opção é o uso de algum creme clareador. Principalmente o uso de cremes que possuem os ativos a Niacinamida e o PhE-Resorcinol que ajudam nessas manchas.
Remédios caseiros também podem ser usados, mas com muito cuidado para não piorar as machas.
Para fazer o clareamento das virilhas em casa, existem diferentes misturas que podem ser utilizadas.
Uma das mais utilizadas é a aplicação de água oxigenada na região afetada, no entanto, a esfoliação com aveia e fubá, assim como a pasta de limão, também podem ajudar.
- Descubra também o que é K-beauty: a fórmula das coreanas para uma pele perfeita
Esfoliação com aveia e fubá para virilha escura
Uma boa solução caseiro para clarear a virilha é fazer uma esfoliação na região utilizando fubá e aveia, pois ajudam a remover as camadas de pele mais externas, evitando que a pele fique mais grossa e escura.
Ingredientes
- 2 colheres (de sopa) de Fubá;
- 2 colheres (de sopa) de Aveia;
- 2 colheres (de sopa) de Leite em pó;
- 2 colheres (de sopa) de Soro fisiológico.
Modo de preparo
- Misture bem os ingredientes em um recipiente até formar um creme.
- Espalhe na região desejada e esfregue com movimentos circulares por alguns minutos.
- A seguir é só enxaguar com água fria.
- Repita o procedimento 2 a 3 vezes por semana, até que chegue à tonalidade de sua pele.
- Veja também o que é Niacinamida – A vitamina que clareia a pele, elimina manchas e reduz rugas
Pasta de limão com iogurte natural
O limão contém um tipo de ácido que ajuda a remover manchas da pele e, por isso, é um ótimo alimento para tratar virilha escura de forma natural.
No entanto, como pode também inflamar a pele, não deve ser usado todos os dia e também não deve ser aplicado durante o dia, para evitar o contato com os raios solares, que podem resultar em novas manchas.
Já o iogurte natural tem boas propriedades umectantes, que ajudam a manter a pele hidratada e bonita.
Ingredientes
- 1 limão;
- 70 g de iogurte natural.
Modo de preparo
- Corte o limão ao meio e esprema o suco no iogurte.
- Depois misture tudo até obter uma mistura homogênea e aplique sobre a região da virilha a clarear.
- Deixe atuar por 30 minutos e, por fim, remova com água morna.
- Descubra o poder da Dolomita – a máscara de porcelana para a pele
Como evitar o escurecimento da virilha?
Embora existam pessoas predispostas a ter virilha escura, alguns cuidados no dia a dia ajudam a evitar o problema.
Uma dica é evitar roupas muito justas e elásticos que apertem ou provoquem mais atrito. As peças devem ser arejadas para permitirem a ventilação da pele e a evaporação do suor. Para isso, a dica é escolher tecidos naturais, inclusive para as roupas íntimas.
-
Siga-nos no Google News para poder acompanhar tudo sobre beleza direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Se a depilação for o principal motivo do escurecimento, vale a pena discutir com o profissional outras alternativas para eliminar os peles indesejados. Pessoas com muito pelo encravado, por exemplo, podem optar pela depilação a laser.
Com uma boa orientação médica e disciplina ao realizar o tratamento (aplicando os produtos em casa), a mulher resolverá o problema da melhor maneira possível, ficando livre para usar biquínis ou maiôs e aproveitar as estações mais quentes do ano sem preocupações!