Varejo e Tecnologia – 4 tendências para o mercado da beleza
A união perfeita entre varejo e tecnologia traz novas experiências para o consumidor. Isso, é claro, impacta na percepção de valor e alavanca as vendas….
A união perfeita entre varejo e tecnologia traz novas experiências para o consumidor. Isso, é claro, impacta na percepção de valor e alavanca as vendas. Confira agora as 4 grandes tendências tecnológicas que vão conquistar os consumidores nos próximos anos:
- Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.
Varejo e tecnologia: a união ideal para o setor da beleza
A indústria da beleza tem sido um dos setores mais avançados no mundo do varejo nos últimos tempos. Com uma infinidade de empresas inovadoras, tendências de consumo em torno da saúde, ciência e sustentabilidade causam impacto nos consumidores.
É claro que, com tanta concorrência, as marcas precisam trabalhar dobrado para aumentar sua participação no mercado. Ainda que as vendas online estejam em alta, a experiência de compra nas lojas é um elemento a mais para fidelizar os clientes.
Pensando nisso, o casamento entre varejo e tecnologia permite oferecer um atendimento enriquecedor e personalizado. Para o futuro, esse mix se faz cada vez mais necessário.
Varejo e tecnologia: 4 tendências para enriquecer a experiência de compra nas lojas de beleza
Consumidores cada vez mais conectados exigem trazem novos desafios para o mercado. Como prender a atenção de alguém que recebe tanta informação ao mesmo tempo? De acordo com o site Kendu, a resposta está na tecnologia.
Experiências de compra diferenciadas atraem curiosidade. Além disso, se bem executadas, elas fidelizam o consumidor. Veja 4 soluções super tecnológicas para apostar nos próximos anos:
1. Realidade aumentada
Na Benefit Cosmetics, o cliente pode testar vários formatos de sobrancelha antes de decidir como quer fazer a sua.
Depois de atingir as massas em 2017, a realidade aumentada foi adotada por empresas como Sephora, Estee Lauder e L´Oreal.
A tecnologia permitiu que os compradores experimentassem – virtualmente – diferentes looks antes de comprar os produtos ou, ainda, mudar a aparência. A realidade aumentada abrange tudo, desde experimentar ou pré-testar cortes de cabelo, cores e estilos até sobrancelhas. Essa última opção foi adotada pela Benefit Cosmetics, onde os usuários podem experimentar diferentes estilos de sobrancelha antes fazer a sua com os experts da marca.
Além disso, a realidade aumentada também permite que o varejo colete uma grande quantidade de dados sobre seus clientes. Desse modo, eles podem passar a enviar lembretes de eventos, sugerir novos produtos ou até mesmo dar dicas de beleza personalizadas.
2. Gadgets com telas interativas
Marcas como Nivea e Johnson & Johnson já estão usando a tecnologia touchscreen, que exibe automaticamente as informações do produto quando um cliente toca em um item presente na prateleira da loja.
Além disso, as marcas de beleza relatam um aumento de 37% nas vendas a partir dos displays interativos. A Macy’s é outro exemplo. Primeiro, a empresa descobriu que os clientes gostavam de fazer compras on-line por fragrâncias. No entanto, dentro das lojas a categoria era organizada por marca.
Em parceria com a Perch Interactive, o varejista procurará instalar localizadores de fragrâncias para que os consumidores possam navegar por perfumes dentro loja, como fazem online.
Varejo e tecnologia – Olha só que bacana a experiência de compra proporcionada pelos displays interativos!
Leia também:
+ Cosméticos personalizados – O futuro da beleza é tecnológico + 2 máquinas da beleza
+ Galena no 14º Congresso Internacional Consulfarma destaca tendências de beleza, saúde e longevidade
+ Espelhos Hi-Tech: nas lojas e em casa, saiba como funcionam – Tecnologia
3. Realidade Virtual
Há alguns anos a realidade virtual conquistou o mundo da moda e ganhou destaque na NYFW. Hoje, o setor de beleza também colhe os frutos dessa tecnologia.
A NYX Professional Makeup, por exemplo, usou a realidade virtual para aproximar os fãs de seus embaixadores da marca, oferecendo 3 tutoriais de maquiagem virtual liderados pelos principais vloggers de beleza por meio de um fone de ouvido. Os consumidores usaram um controlador para selecionar produtos sobre os quais gostariam de obter mais informações. Depois, receberam uma oferta especial para comprar os produtos apresentados no tutorial a um preço especial.
Ação da NYX aproxima consumidores dos embaixadores da marca fazendo uso da tecnologia.
4. Inteligência artificial e scanning facial
Por fim, uma dupla imbatível que ganha cada vez mais atenção. Com a evolução da inteligência artificial, os algoritmos permitirão que a equipe da loja forneça recomendações instantâneas de produtos. Isso tudo com base nas características físicas de um cliente, seja tom de pele, cor dos olhos, formato do rosto, bem como preferências individuais para determinados ingredientes.
Ele pode ser aplicado à correspondência de tonalidades, para que os consumidores possam encontrar a base perfeita para combinar com o tom de pele com apenas uma foto da pele.
A Olay , por examplo, desenvolveu a “Future You Simulation” (Simulação Você do Futuro), que captura uma imagem em alta resolução do rosto e mostra como será sua aparência do cliente em 20 anos, com manchas de idade e tudo.
Imagem via The Verge
Para chegar nesse resultado, a Olay tirou imagens de alta resolução de 1.250 mulheres entre 10 e 80 anos de cinco etnias diferentes. Ficou curioso? Basta baixar o app e simular! Clique aqui e confira.
- Gostou? Então dá uma forcinha e segue a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: