A transição capilar têm se tornado um assunto cada vez mais comentado. Você provavelmente está acompanhando a transição de pessoas conhecidas, e despertando a curiosidade em saber mais sobre seu cabelo natural. Mas com isso, inúmeras dúvidas surgem.
Antes de mais nada, alertamos que o processo é um desafio a ser vencido, pois não é fácil. Entretanto, quando possuímos acesso a informação, recebemos dicas e apoio, a transição capilar passa a ser algo incrível e libertador!
O cabelo natural e a descoberta de si mesmo
Pois, encontrar seu cabelo natural, trata acima de tudo, da sua própria descoberta, abrindo questões como quem é você de fato? E se estivesse livre dos estereótipos da sociedade? Qual seria seu cabelo? E o que realmente é bonito pra você?
O que é uma transição capilar?
Antes de mais nada, a transição capilar é um processo em que a pessoa abandona os procedimentos químicos de alisamento e busca o retorno de seus cabelos naturais. Ou seja, a texturização, elasticidade e acabamento dos fios sem qualquer influência externa.
Conheça mais termos técnicas de cacheadas que passaram pela transição:
Por que passar pela transição capilar?
Além da autodescoberta e aceitação, existem vários fatores, alguns até mesmos pessoais, como a praticidade. Entretanto, ao olhar para a saúde dos fios, é nítido a qualidade e saúde das madeixas naturais.
Outro aspecto importante, é que muitas mulheres depois de anos de química, tiveram seu cabelo praticamente destruído, passando desta forma, por queda, perda de densidade dos fios, cabelo quebradiço, entre outros desequilíbrios, incluindo alergias e disfunções também no couro cabeludo, como a caspa.
Alertamos também, para o aumento dos índices do câncer de pele no couro cabeludo, muitas vezes, entre outros fatores, ocasionado pelo uso excessivo de substâncias químicas como o formol, que ainda é o principal agente das fórmulas de alisamentos feitas no Brasil.
Entenda a relação entre a estrutura capilar, os procedimentos químicos e a saúde dos fios
Agora vamos entender a estrutura de nossos fios. Eles são constituídos por três partes, sendo a cutícula, córtex e medula.
A cutícula é responsável pela proteção do cabelo. Para pigmentar ou realizar um procedimento químico, por exemplo, é necessário dilatar a cutícula para que o tratamento possa entrar. Após isso, você realiza a selagem da cutícula.
Por isso, cabelos que realizam muitos procedimentos químicos, acabam retirando toda a cutícula e proteção desses fios, como consequência, passam a ter cabelos porosos e dificuldade em tratá-los ou pigmentá-los. Essa é uma boa razão para buscar a transição capilar!
No vídeo a seguir, você entende mais sobre a estrutura capilar e suas partes técnicas:
A aceitação e libertação de estereótipos
Por longos anos, o padrão de beleza possuía os fios lisos como cabelos exaltados, principalmente através da mídia. Com isso, homens e mulheres que possuíam os fios com curvatura, modificavam a estrutura dos fios para serem aceitos e bem vistos na sociedade.
Veja também nosso especial de cabelos brancos com fotos, dicas para assumir, corte e cuidados.
A desconstrução de estereótipos vem acontecendo fortemente na última década, principalmente com as redes sociais. Conhecer suas origens e buscar autoaceitação é uma excelente razão para passar pela transição.
Veja também Cabelo Cacheado – Morena iluminada, o tom da vez!
A transição capilar das famosas
Como pessoas públicas de forte influência, desde os primórdios da mídia, as famosas sempre desempenharam um papel importante na vida das mulheres. Assim, a transição capilar de cantoras e atrizes, como Juliana Paes, Iza, Maísa com diferentes públicos, têm inspirado muitas.
Veja mais em: Transição capilar das famosas – Com antes e depois, desafios, dicas e fotos e o O cabelo de Ludmilla com segredos, mudanças e a transição capilar da cantora.
O tema também já é visto nas telonas e produções cinematográfica falam sobre esse processo de aceitação, como por exemplo o filme ‘Felicidade Por Um Fio’, lançado em 2018. Confira o trailer:
Como começar uma transição?
Logo após ter o desejo e aceitar o desafio, é importante ter consciência que o processo não é fácil e , infelizmente, muitas pessoas desistem no caminho. Isso acontece porque a transição capilar exige um período longo, uma vez que é necessário o crescimento dos fios para realizar o famoso ‘big chop‘, o corte que elimina as parte quimicamente alisada.
Veja fotos com antes, durante e depois da transição capilar.
Para começar, não utilize mais nenhuma química e deixe os fios crescerem!
Como disfarçar o cabelo durante a transição capilar?
Os penteados, são uma ótima dica que vai ajudá-la a passar pela transição capilar de forma mais rápida e estilosa. Assim, um dia você fica com os cabelos soltos, em outro dia, você pode usar um coque, no outro lenço e quando menos esperar, estará linda e harmonizada com seus cabelos naturais.
Desta forma, separamos alguns vídeos com dicas de penteados:
8 PENTEADOS PARA QUEM ESTÁ NA TRANSIÇÃO CAPILAR – OS PENTEADOS MAIS FÁCEIS QUE VOCÊ VAI VER HOJE!
6 PENTEADOS para quem está TRANSIÇÃO CAPILAR! | por Ana Lídia Lopes
Penteados para Transição Capilar | Ludmila Reis
Quanto tempo demora o processo de transição capilar?
Não há uma data exata, principalmente porque cada cabelo possuí um crescimento diferente. Porém, o crescimento capilar médio equivale a aproximadamente 1 cm por mês, sendo assim, a transição não durará menos de um ano. Especialistas também podem ajudar com produtos para crescimento.
Conheça também a Biotina, e saiba como usar essa vitamina para o cabelo crescer mais rápido.
Como fazer a transição capilar mais rápido?
Não há passe de mágica ou milagres. O processo é de muita persistência, resistência e coragem, mas existem dicas que podem facilitar e acelerar a transição.
Fios fortes aceleram o crescimento capilar
Se tem algo que o cabelo ama, é vitamina. Existem diversas receitas caseiras e naturais que podem recuperar a saúde de seus fios e acelerar ainda mais o crescimento deles.
Vá cortando os fios
Outra questão a ser considerada é o tamanho do cabelo que deseja realizar o ‘big chop’, o corte dos fios quimicamente alisados. Caso você deseje arriscar para cortes bem curtinhos, essa é uma boa hora!
Agora veja uma seleção com cortes de cabelos curtos e cortes de cabelos médios para inspirar. Já se você tem cabelo encaracolado, veja nosso especial de corte de cabelo cacheado curto, com 38 fotos e dicas de como cuidar!
Tente não fazer chapinha ou escova
“Posso fazer chapinha durante a transição?” Poder até pode e muitas meninas optam por esse caminho para facilitar a transição. No entanto não dá para ignorar os efeitos do calor da chapinha atrapalham o crescimento, uma vez que seu fio fica mais fragilizado com e quebradiços.
Faça um cronograma capilar
Para acompanhar a restauração dos fios, vale a pena criar um cronograma capilar e realizar toda a restauração necessária para esse crescimento acontecer de forma saudável. Você poderá fazer desde a nutrição, como também a hidratação e umectação desses fios ao longo das semanas. Aprenda ainda, como lavar os cabelos corretamente.
Veja também Hidratação para cabelo cacheado – Aprenda como escolher a melhor.