Para o MMeilus Studio sofisticação é a palavra do momento. Misturar o clássico com o fashion promete dar o ar de sofisticação que vai imperar neste inverno. Vai ser muito mais um inverno de estilo pessoal do que de novidades.
Nos desfiles da SPFW viu-se muito uma mistura de tudo nas cabeleiras. Alturas e texturas diferentes mostraram que o mundo está mais democrático, diferentemente de épocas atrás em que se vivia a ditadura da chapinha.
Continua em alta a naturalidade (simples é chique!), portanto, vale mais uma escova lisa com movimento do que um visual chapado com pontas esticadas. Não que os cabelos lisos tenham caído de moda, ao contrário, eles estão em alta, só que mais naturais, afinal um look liso é sempre bom para transmitir uma imagem mais limpa e organizada.
Repicados, ondulados e franjas não saem de moda na próxima estação.
A tendência para a mulher no inverno é o glamour. Para as brasileiras o look Panteras e “Gisele” (a Bündchen) estão em alta e soa como redundância.
Uma boa maquiagem é bem vinda ao look natural, pois uma mulher de cabelo enrolado e cara lavada pode transmitir uma imagem de desleixada.
O chanel, que já chegou com força no final do ano passado, continua em alta e apresenta pontas mais desconectadas ainda. O curto fica poderoso com as pontas desfiadas e enroladas, e a franja segue a tendência mais comprida.
Academias britânicas de cabeleireiros como Toni & Guy e Vidal Sasson apostam em cortes com linhas geométricas, assimetrias e desconexões.
Toni & Guy em sua coleção Kaizen reedita toda a extravagância dos anos 80. Inspirados no estilo da Era Disco criam looks femininos e ousados.
Vidal Sasson apresenta sua coleção Gilded Youth onde mistura o modernismo orgânico com o design contemporâneo. Sua inspiração vem da arquitetura, do design e das artes plásticas do começo do século XX, em Viena.
Já a cor é o castanho escuro que vai reinar absoluto na temporada de frio.
O inverno possui dias mais acinzentados e opacos e nossas roupas completam esse clima com cores frias, portanto, o ideal é que os cabelos ganhem reflexos mais quentes, porém sóbrios. Cores como marrons dourados ou acobreados são a coqueluche do momento. As marcas L’oréal e Keune apostam nisso.
Para a L’oréal Professionnel em sua coleção Sweet Gourmet o Chocolate combina com tudo! A marca buscou inspiração na culinária, alegando que a estação é gulosa, por isso traça paralelos criativos e cheios de personalidade com cores como: chocolate com caramelo, chocolate com canela, chocolate com cereja, entre outras combinações.
Já a Holandesa Keune em sua coleção Sensual Nature apresenta novas cores como marrom expresso, louros hazelnut (marrons dourados), entre outros tons de marrons e beges. As cores desta coleção são usadas para expressar uma beleza natural e criar uma variedade de tons com a finalidade de alcançar uma sensualidade natural.
Quanto às mechas, o efeito natural das “painting” – técnica de mechas de Wella Professionals – é que vai brilhar nesta estação, pois confere um acabamento extremamente natural, livrando as madeixas das famosas mechas marcadas com efeito “zebra”.
Enfim, se a cor vai ser quente ou fria não importa, o que vale mesmo é fazer uma análise da cor de sua pele, formato de rosto, tipo de cabelo, estilo de vida e combinar tudo baseado na seguinte questão: O que você quer transmitir com a sua imagem? (Princípio do Visagismo).
Fontes:
• Sites: UOL, Terra, Chic – Glória Kalil, GNT Fashion, L’oréal Professionnel, Keune.
• Revistas: Nova, Elle, Vogue, Cláudia, YOU Brasil, Cabelos & Cia, Estética Brazil Folha de São Paulo 25, Ikesaki.
Saiba mais sobre a saúde e beleza dos seus cabelos no MMeilos Studio. Veja outras matérias:
Existe uma maneira certa de lavar os cabelos? e O que é Visagismo?
Por Leandro Montesino