Você sabe quais são os melhores shampoo anticaspa? Desenvolvido especialmente para ajudar pessoas que sofrem com esse problema, esse tipo de limpador capilar é muito eficiente na luta contra a caspa e pode fazer toda a diferença em sua rotina de beleza.
Afinal, nós sabemos bem como a caspa pode ser inconveniente. Seja pela aparência ou pelo incômodo no couro cabeludo, a caspa impacta na sua qualidade de vida e confiança. Por isso, cuidados específicos são a melhor solução para você.
Então, que tal descobrir um pouco mais sobre como lidar com esse problema?
O que é e para que serve o shampoo anticaspa?
- Enquanto isso, siga o Fashion Bubbles no Google News e fique por dentro das novidades de beleza! É só clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News
Antes de falarmos sobre o shampoo, precisamos entender o que é e quais são as causas da caspa.
A caspa é uma descamação no couro cabeludo. Geralmente, ela aparece quando as glândulas sebáceas do folículo capilar produzem mais oleosidade do que os fios precisam.
Então, para entender melhor, você pode fazer uma comparação com a acne que vemos no rosto e no corpo. Quando nossa pele produz oleosidade em excesso, é comum que surjam as espinhas, não é?
O mesmo acontece com a caspa. Quando a oleosidade natural do cabelo aumenta, a camada mais superficial da pele começa a produzir células de uma forma muito mais rápida, quase como se ela expulsasse as células velhas do couro cabeludo.
Com isso, surgem aglomerações dessas células eliminadas. A famosa caspa!
No vídeo abaixo, do canal Doutor Ajuda, você entende melhor como surge esse problema:
Como esse excesso de oleosidade pode ser um sintoma de um problema maior – como a dermatite seborreica – o ideal é que você procure uma dermatologista para que ela possa avaliar a sua situação e indicar os melhores produtos. Nesse caso, o shampoo específico para se livrar da caspa!
Qual a função do shampoo anticaspa?
- Logo depois, veja também Cuidados com o cabelo cacheado: dicas de especialista para fazer em casa
A melhor forma de eliminar essa oleosidade em excesso é utilizando produtos com um nível adstringente maior do que os shampoos convencionais. Por sua vez, esse tipo de substância ajuda a limpar profundamente o couro cabeludo, quase como um efeito detox.
Além disso, os shampoos que combatem a caspa costumam ter também uma ação antifúngica. Dessa forma, eles combatem o surgimento de fungos que se alimentam da oleosidade do couro cabeludo.
Afinal, esses microrganismos podem causar coceira, vermelhidão e lesões na região. Portanto, o shampoo se torna um produto muito poderoso para se livrar de todos esses problemas!
Se você quer entender melhor a ação do shampoo anticaspa, confira o vídeo abaixo da dermatologista Priscila Kakizaki:
O que elimina a caspa?
Dentre as principais substâncias que costumam aparecer na formulação do shampoo contra a caspa, destacam-se:
- Ácido Salicílico;
- Algas Marinhas;
- Alecrim;
- Capuchinha;
- Cedro;
- Cetoconazol;
- Enxofre;
- Follicusan;
- Octopirox;
- Óleo de melaleuca;
- Vitacomplex;
- Zinc PCA e;
- Zetezol.
- Em seguida, aproveite Cortes de cabelo masculino: 10 estilos que estão na moda
Quantas vezes devo usar shampoo anticaspa?
Essa é uma das principais dúvidas de homens e mulheres que desejam se livrar deste problema. Afinal, o shampoo anticaspa pode ser usado diariamente?
A resposta é que tudo depende da formulação. Embora existam alguns shampoos que contam com uma fórmula suave e que não agride o couro cabeludo, na maioria dos casos o ideal é que esse produto faça parte da sua rotina até 2 vezes por semana.
Isso porque os shampoos atacam diretamente a oleosidade do couro cabeludo e alguns têm ainda a ação antifúngica. Com isso, pode ser que o cabelo precise de um tempo maior para se recuperar e evitar danos maiores aos fios.
No vídeo abaixo, produzido pela Clínica Roberto Vieira, você entende melhor a frequência de uso do shampoo. Confira:
No caso de dúvidas em relação ao uso, o ideal é que você procure uma dermatologista.
- Nesse sentido, confira também Corte de cabelo curto: + de 40 inspirações
Por quanto tempo devo usar o shampoo anticaspa?
Da mesma forma, o tempo de tratamento pode variar. Enquanto algumas pessoas conseguem se livrar da caspa fazendo uso do shampoo por alguns meses, outras precisam de um controle contínuo da oleosidade. Logo, o shampoo se torna fixo na rotina de cuidados capilares.
Sendo assim, não existe uma regra de quanto tempo deve durar o tratamento. O resultado pode variar de acordo com o seu cabelo, condições genéticas e até mesmo o produto escolhido.
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a caspa e como funciona o shampoo, que tal conferir as melhores indicações para você se livrar do problema?
- Logo depois, confira Cortes de cabelo feminino: 10 tendências para usar já
Veja quais são os 10 melhores shampoo anticaspa para usar em 2022:
Shampoo Anticaspa Mantecorp Skincare Pielus DI:
O shampoo Pielus, da Mantecorp, foi desenvolvido especialmente para o combate da caspa, mas sem agredir os fios. Além disso, ele é indicado também para o controle da oleosidade capilar.
Sua fórmula conta com agentes que evitam a proliferação de fungos no couro cabeludo. Da mesma forma, ele conta também com ingredientes mais suaves, evitando qualquer tipo de irritação ou alergia.
Shampoo Prebiótico Anticaspa GO
Em contrapartida, o shampoo prebiótico da GO também é uma excelente opção para quem quer fazer o tratamento contra a caspa. Afinal, a fórmula conta com o Prebioxil, um sistema que equilibra o microbioma capilar e é exclusivo da marca.
Sendo assim, o shampoo controla a proliferação de microrganismos maléficos, enquanto incentiva a criação de microrganismos benéficos. Ou seja, são muitos benefícios para o seu cabelo!
Shampoo Ligia Kogos Anticaspa
Com fórmula balanceada e agentes anticaspa, esse shampoo se destaca por eliminar a descamação e a coceira no couro cabeludo. Além disso, ele também normaliza a oleosidade da raiz a previne a queda dos fios.
Indicado para cabelos com caspa, sensibilizados e fragilizados, ele limpa os fios suavemente, sem causar danos. Então, vale a pena testar!
- Para cuidar do cabelo melhor, veja também Big Chop: dicas para quem vai passar pela transição capilar
Clear Men Ice Cool Menthol – Shampoo Anticaspa
Sendo uma ótima opção para os homens, o shampoo Clear Men Ice Cool Menthol tem, em sua fórmula, a nova tecnologia BioBooster, com vitamina B3 e aminoácidos. Com isso, ele ativa as defesas naturais do couro cabeludo e acaba com a caspa.
Enquanto isso, o mentol proporciona sensação refrescante e que dura o dia todo. Por último, ele também ajuda a controlar a oleosidade dos fios.
Phytoervas Bio Control Limão e Menta
A linha anticaspa da Phytoervas foi desenvolvida com limão e menta. Por sua vez, são dois ativos que ajudam a reduzir e controlar a caspa. De acordo com os testes realizados, os consumidores que utilizaram o shampoo relataram até 80% na redução do problema!
Sendo assim, esse shampoo anticaspa se torna uma ótima escolha para quem busca cosméticos mais naturais e sem aditivos químicos.
- Depois, leia também Cabelos cacheados curtos: cortes e principais cuidados
Dove Ritual Alívio Refrescante
A Dove é uma das marcas mais tradicionais e usadas no Brasil. Logo, ela não poderia ficar de fora da lista! Esse shampoo é responsável pela limpeza profunda e refrescante do couro cabeludo, além do alívio da caspa.
Isso porque a fórmula é enriquecida com babosa e vinagre de maçã. Portanto, ele é capaz de aumentar as defesas naturais dos fios contra a caspa e a coceira, aliviando os sintomas e a descamação.
Darrow Doctar Sensi
Por outro lado, temos também esse shampoo anticaspa que é um dos mais prescritos pelos dermatologistas. Seu complexo calmante Sensi ajuda a limpar os fios, mas sem prejudicar ou lesionar o couro cabeludo.
Sua grande vantagem é ter uma fórmula completa para o combate à caspa em couros cabeludos sensíveis, sensibilizados ou quimicamente tratados.
- Leia mais em 4 tipos de hidratação caseira para cabelos cacheados
Kerium Shampoo-Gel La Roche Posay
O Kerum Shampoo em gel, da La Roche Posay – uma das marcas mais renomadas de dermocosméticos – é indicado para eliminar a caspa do cabeludo oleoso. Dessa forma, ele restaura o equilíbrio fisiológico do couro cabeludo.
Tudo isso por meio de seu complexo purificador. Aliás, vale ressaltar que o produto garante resultados visíveis desde a primeira aplicação. Portanto, é um dos melhores shampoos anticaspa para testar!
Dercos Anticaspa Vichy – Shampoo Intensivo
Com tecnologia microbioma, o shampoo Dercos Anticaspa Instensivo é conhecido como o primeiro tratamento com eficácia comprovada no reequilíbrio do microbioma capilar, combatendo, com isso, a caspa.
Assim como a opção anterior, esse shampoo anticaspa também promete resultados visíveis desde a primeira aplicação. Além disso, ele evita a reincidência da condição por até 6 semanas, garantindo mais qualidade de vida para você!
- Em seguida, confira Como cuidar dos cabelos cacheados? O caminho para cachos perfeitos!
Shampoo Anticaspa Intensivo Darrow
Por último, temos também o shampo intensivo da Darrow. Por sua vez, o produto conta com 87% de sua fórmula feita apenas com ingredientes naturais. Logo, também é uma opção ideal para quem preza pelos cosméticos orgânicos.
O shampoo tem ação imediata contra a coceira, descamação e vermelhidão do couro cabeludo. Com isso, você consegue ficar muito mais confortável e se livrar da caspa de uma vez por todas!
Qual é o melhor shampoo anticaspa de 2022?
Depois de todas essas opções, você deve estar se perguntando qual é o melhor produto para investir, certo?
Então, para encontrar o shampoo que funciona para você, você deve, antes de mais nada, entender como está a saúde dos seus fios e quais são as suas necessidades específicas.
Além disso, é muito importante prestar atenção nas recomendações de uso de cada fabricante. Como o shampoo anticaspa nem sempre pode ser usado todo dia ou muitas vezes na semana, não deixe de ler as instruções para evitar novos problemas.
Caso o problema persista mesmo depois de usar um bom produto, não hesite em agendar uma consulta com a sua dermatologista. Afinal, ela é a melhor profissional para avaliar sua saúde capilar!
Mesmo que não exista uma resposta única para qual é o melhor shampoo de 2022, a boa notícia é que existem excelentes opções, com diferentes faixas de preço e formulações, para que você possa encontrar aquele que mais combina com você!
No vídeo abaixo, confira algumas dicas de como escolher o melhor shampoo:
Um bom shampoo anticaspa precisa tratar do cabelo sem ressecar. Encontrar o shampoo anticaspa certo é uma das tarefas de beleza mais difíceis. Aqueles que enfrentam essa doença desagradável podem passar meses ou até anos lutando contra ela. Decidimos descobrir como escolher um shampoo anticaspa.
Ao longo do texto, você vai conferir mais algumas indicações de produtos, selecionados pelo especialista Orlando Hazaoka, e com opções para todos os bolsos. Dessa forma, eles podem reequilibrar rapidamente o couro cabeludo e aliviar a coceira e descamação. Confira!
Qual shampoo comprar para a caspa?
A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica, pedaços soltos de pele morta. Assim, as causas mais comuns desta doença são o mal funcionamento das glândulas sebáceas, o fungo Malassezia, tratamentos agressivos e cuidados inadequados.
Nesse sentido, shampoos anticaspa ajudam com:
- Descamação sazonal da pele – quando o ar seco irrita a pele;
- Seborreia – uma doença das glândulas sebáceas;
- Psoríase – um processo inflamatório (geralmente determinado geneticamente).
Os melhores shampoos para caspa
Os shampoos para seborreia oleosa têm um intenso efeito de limpeza, antifúngico e regulador da oleosidade, devido ao qual o estado do couro cabeludo se normaliza com o tempo e o cabelo fica melhor.
Às vezes, a caspa oleosa é um sintoma de distúrbios nervosos e endócrinos. Logo, nesses casos, uma ingestão conjunta de medicamentos é necessária para tratar a causa raiz da doença.
Qual melhor shampoo anticaspa?
Na sequência, o profissional indica os shampoos que contém em suas formulas agentes antifúngicos, como por exemplo o piritionato de zinco, sulfeto de silênio ou cetacozanol .
Hoje em dia, os shampoos anticaspa contendo piritionato de zinco estão disponíveis em uma variedade de fórmulas. Assim, por sua vez, quando combinadas com outros elementos se tornam suaves o suficientes para o uso diário, mesmo para os cabelos quimicamente tratados.
Aliás, vale lembrar que a caspa não é contagiosa. Apesar disto, para um controle eficiente é necessário cuidado diário, em especial se o caso já estiver avançado.
Ingredientes a serem observados no shampoo anticaspa
A maioria dos xampus anti-caspa ou antifúngicos contém pelo menos um dos seguintes ingredientes ativos:
- Cetoconazol : Um anti-fúngico eficaz. Assim, shampoos contendo este ingrediente podem ser usados em qualquer idade.
- Sulfeto de selênio : reduz a produção de óleos naturais pelas glândulas do couro cabeludo. Desse modo, é eficaz no tratamento da caspa.
- Piritiona de zinco : Isso retarda o crescimento do fermento.
- Alcatrão de carvão : Possui um agente antifúngico natural. Assim, os cabelos tingidos ou tratados podem ficar manchados pelo uso a longo prazo. Além disso, os sabões de alcatrão também podem tornar o couro cabeludo mais sensível à luz solar, de modo que os usuários devem usar um chapéu quando estiverem fora. O alcatrão de carvão também pode ser cancerígeno em altas doses.
- Ácidos salicílicos : ajudam o couro cabeludo a se livrar das células da pele. Assim, eles não diminuem a reprodução das células da pele. Muitos “esfregaços no couro cabeludo” contêm ácidos salicílicos. Às vezes, o tratamento pode deixar o couro cabeludo seco e piorar a descamação da pele.
- Óleo de tea tree : Derivado da árvore do chá australiana ( Melaleuca alternifolia ), muitos shampoos agora incluem esse ingrediente. Mas há muito tempo é utilizado como antifúngico, antibiótico e antisséptico. Algumas pessoas são alérgicas a ele.
Shampoos anticaspa mais recomendados
Em suma, entre os shampoos anticaspa mais recomendados para combater o fungo ou oleosidade do couro cabeludo, entrevistamos o especialista Orlando Hazaoka do O&Ester Salon, que, além dos produtos já citados acima, recomenda também estes produtos:
Wella Invigo Balance Clean Scalp Shampoo
Em primeiro lugar, um shampoo anticaspa que não resseca o cabelo. Ele combate a caspa e remove os flocos visíveis do couro cabeludo, deixando os cabelos mais limpos, hidratados e aliviados.
Além disso, ainda possui ingredientes refrescantes que aliviam a coceira.
Derma Regulate shampoo da Keune
Na sequência, outro produto incrível. Isso porque sua ação reguladora da oleosidade do couro cabeludo é excelente para evitar a proliferação de fungos da caspa.
Fungos se alimentam dos resíduos do couro cabeludo, portanto limpeza sem danificar a proteção do couro cabeludo também é um meio de evitar a caspa.
Nioxin Cleaser Shampoo
Além de tratar o couro cabeludo, remover as impurezas, controlar a oleosidade, esse shampoo anticaspa combate o afinamento do fio capilar. Por isso é um produto fortemente indicado.
Melhores shampoos anticaspa baratinhos
Na sequência, o Fashion Bubbles lista alguns produtos fáceis de encontrar e com um preço que cabe no bolso.
Shampoo Cetoconazol
Em primeiro lugar, o medicamento genérico mais famoso no combate à caspa. O shampoo cetoconazol é indicado para tratamento da seborreia em adultos. Além disso, ele é eficaz no combate de infecções do couro cabeludo causadas por fungos e leveduras.
Tratando-se de um medicamento, é muito importante consultar a dermatologista, ok?
Shampoo anticaspa Clear ou Head & Shoulders, qual o melhor?
Para responder essa dúvida, a Youtuber Renatha testou e analisou os dois produtos baratinhos e disponíveis em qualquer farmácia.
O ideal é sempre analisar a textura do seu fio e situação geral do cabelo, já que o uso desse tipo de shampoo pode ressecar. Na dúvida, sempre consulte um dermatologista pois a caspa causada por fungos é um problema persistente.
- Xampu anticaspa Clear – Com tecnologia única, apresenta ativos que protegem o couro cabeludo, além de 4 catalisadores especiais: ZnPT, que é o ativo anticaspa; óleo de semente de girassol, que impede ressecamento; glicerina, com esse mesmo propósito; além de niacinamida e glicina, que contam com propriedades nutritivas.
- Head & Shoulders Shampoo Anticoceira – Antes de tudo, o shampoo da Head &Shoulders promote o combate não somente à caspa, como também à coceira, uma das principais queixas de quem sofre com o problema. Assim, trata-se de um produto de preço acessível, porém altamente eficaz, graças à presença do piritionato de zinco, que diminui a irritação do couro cabeludo e a coceira. Além disso, o composto também é eficiente ao combater o fungo Malassezia, um dos maiores causadores da caspa. Ademais, o shampoo tem cheiro suave e textura cremosa, que preserva a hidratação dos fios.
19 melhores shampoos anticaspa
1 – La Roche Posay Kerium Ds
Reconhecido por diversos dermatologistas por conta de sua eficiência, o shampoo KeriumDs não somente combate a caspa e a seborreia, como ajuda a desencrustá-la do couro cabeludo e impedir que ela retorne.
Mas para isso, a La Roche Posay apostou no ácido salicílico, zinco e piroctonaolamina, que combatem a oleosidade e a proliferação de fungos, deixando os fios livres de caspa desde os primeiros usos, que podem ser mantidos por até seis semanas. O preço desse produto é, em média, R$ 60.
2 – Shampoo anticaspa Vichy
Antes de tudo, é destinado para quem tem dermatite seborreica moderada e intensa, acaba com a caspa visível já na primeira aplicação, sendo uma das melhores opções do mercado.
Além disso, promete não ressecar o cabelo e evitar que a caspa ressurja por um período de até 6 semanas.
3 – VichyDercos
A linha Dercos Anticaspa foi desenvolvida para acabar coma a caspa em pessoas que sofrem com a sensibilidade do couro cabeludo.
A fim de preservar a saúde dos fios e do couro cabeludo, a fórmula é livre de sulfatos.
A presença de ácido salicílico ajuda a reduzir a descamação, enquanto o bisabolol e a piroctonaolamina reduzem a inflamação e ajudam a impedir a proliferação dos fungos que causam a caspa e a seborreia.
Mas a promessa é de alívio desde o primeiro uso e fios livres de caspa por até seis semanas.
4 – L’Oréal Paris Elseve Hydra-Detox
A linha Hydra-Detox, da Elseve, promete limpeza profunda dos fios e do couro cabeludo, sem abrir mão da hidratação. Assim, para combater a caspa, a fórmula é enriquecida com ácido salicílico, zinco e extrato de água azul.
Além disso, juntos eles promovem a renovação e reequilíbrio do couro cabeludo, reduzindo a descamação e a coceira, proporcionando efeito refrescante e sensação de limpeza por até 48 horas.
5 – Stiproxal Shampoo
O Stiproxal shampoo utiliza base suave, para limpar o couro cabeludo e deixa-lo livre de caspa, sem agredir os fios.
Antes de tudo, sua fórmula leva ácido salicílico, que promove a renovação da pele, e a cicloproxolamina, um potente fungicida que combate os principais causadores da caspa, micoses e seborreias.
Mas o diferencial do produto fica por conta de sua base condicionante, re-estabelecendo o equilíbrio natural do couro cabeludo.
6 – Shampoo anticaspa Acquaflora
Possui o ácido octopirox na fórmula e age diretamente no equilíbrio do pH do couro cabeludo para combater a caspa. Assim, em média, esse produto custa R$ 18. Shampoo anticaspa Vitalab – Esse shampoo para caspa possui extrato de quinaquina, que age como tonificante e adstringente no controle da dermatite.
7 – Palmolive Classic
A Palmolive é uma marca frequente e muito comprada nas farmácias e perfumarias de todo o Brasil, principalmente por conta de seu preço acessível e aroma agradável em toda a linha de shampoos.
A linha Classic Anticaspa promete uma limpeza refrescante, capaz de deixar os cabelos livres de caspa. Isso se deve a presença do climbazol, que combate os fungos causadores da caspa e seus sintomas.
O frescor e limpeza fica por conta do eucalipto, tornando o shampoo anticaspa uma excelente opção de shampoo barato para comprar online.
8 – Shampoo anticaspa Mac Paul
O Mac Paul vem com extrato de bardana e piritionato de zinco, que têm o poder de limpar o couro cabeludo, desde a raiz dos fios, e combater a caspa. Assim, a média de preço desse produto é de R$ 50.
9 – Shampoo Bio Extratus
Na faixa de preço de R$ 20, esse shampoo anticaspa possui própolis, carqueja e bardana na fórmula, elementos que combatem a raiz do problema da caspa.
10 – Shampoo anticaspa Novety
Esse shampoo para caspa tem octopirox e ácido salicílico na fórmula que limpam o couro cabeludo e tratam a caspa. A média de preço do Novety é de R$ 35.
11 – Ada Tina Amplexe Caspa Resistente
Após 5 anos de pesquisa, a Ada Tina desenvolveu uma linha especialmente voltada aos tratamento e combate da caspa resistente.
A fórmula conta com lipocotonazol, que inibe o crescimento dos fungos causadores da caspa, e ubiquinona, que limpa profundamente, removendo a oleosidade e proporcionando efeito antioxidante, sem agredir aos fios.
Além disso, segundo a marca, após uma semana de uso já é possível notar 100% de melhora na coceira e descamação decorrentes da caspa e seborreia persistente.
12 – Shampoo anticaspa Amend
O Amend possui climbazol e extratos de vegetais que fazem a limpeza da pele do couro cabeludo a partir do preço de R$ 18.
13 – Shampoo anticaspa Natura
A Natura é uma das marcas mais renomadas no Brasil e sua linha de shampoo anticaspa vem com extrato de calêndula e piritonato de zinco que, além de tratar a caspa, alivia possíveis coceiras. O preço fica em torno de R$ 15.
14 – Shampoo anticaspa Sotarelli
Com gérmen de trigo, esse shampoo promove a limpeza do couro cabeludo e combate a oleosidade que causa da caspa. Um kit com shampoo e condicionador chega a custar R$ 280. Esse é caro mas é dos bons.
15 – Shampoo anticaspa De Sirius
A fórmula possui ácidos carbônicos e frutais que eliminam resíduos de sujeira no couro cabeludo que podem bloquear a respiração celular dos fios e criar a caspa. O preço gira em torno de R$ 40.
16 – Shampoo Truss
O gérmen de trigo, mentol e bardana na fórmula diminuem a oleosidade nos cabelos e ajudam no controle da dermatite seborreica. Em média, o Truss custa R$ 60.
17 – Shampoo anticaspa Ecologie
Possui fórmula com o extrato de hamamélis, que é um adstringente e antisséptico natural que diminui as secreções das glândulas sebáceas no couro cabeludo a um preço de R$ 16.
Shampoo anticaspa Lowell – O climbazol presente na fórmula do Lowell também é um ótimo elemento combatente da caspa. O preço desse produto fica em torno de R$ 35.
18 – Bioderma Shampoo Intensivo
O shampoo Bioderma anticaspa trata desde a caspa leve, moderadas, até as mais avançadas, reduzindo a descamação e suas consequências, como a irritação e a coceira.
A fórmula é rica em diversos ativos altamente eficazes no combate a caspa, como zinco, ácido salicílico, piroctonaolamina, vitamina B6, zantaleno, entre outros. Juntos eles eliminam os fungos, reduzem a inflamação e a descamação do couro cabeludo, inibem a oleosidade e diminuem a coceira.
19 – Belofio Vitalcap
O Vitalcap é um shampoo desenvolvido especialmente para o alívio e tratamento da caspa, nutrindo e renovando as células do couro cabeludo.
Sua fórmula conta com ácido salicílico, que esfolia levemente e promove renovação da pele afetada pela caspa, além de extrato de salgueiro, que possui incríveis propriedades anti-inflamatórias, combatendo a irritação.
Shampoo anti-caspa para homens e mulheres
Às vezes, os shampoos anticaspa são produtos unissex (ou seja, são adequados para homens e mulheres). Porém, com mais frequência, os fabricantes criam produtos separados para o sexo masculino.
A propósito, eles diferem não apenas no design e no aroma. Seu equilíbrio de pH é realmente mais adequado para o couro cabeludo masculino.
11 dicas para combater a caspa
- Não tomar banhos muito quentes;
- Evitar aplicar condicionador nos cabelos para diminuir a oleosidade;
- Use o condicionador apenas no comprimento do cabelo, evitando o couro cabeludo;
- Lavar os cabelos com produtos específicos para seu tipo de cabelo (principalmente se ele for oleoso).
- Lave os cabelos, no mínimo, 3 vezes por semana;
- Ao lavar os cabelos com shampoo anticaspa, deixe a espuma do produto agindo, de 3 a 5 minutos antes de enxaguar;
- Melhorar alimentação. Uma alimentação inadequada e rica em gorduras também pode favorecer o surgimento da caspa, por conta do aumento da produção de sebo pelo couro cabeludo. Veja alimentos saudáveis para os cabelos;
- Evitar o cigarro é ruim para todo o organismo e os cabelos não são uma exceção. Além de ficarem mais opacos e frágeis, o tabagismo pode, sim, favorecer a caspa;
- Se você não ingere água o suficiente, pode estar favorecendo o surgimento da caspa, visto que a pele fica mais suscetível ao ressecamento;
- Uso constante de chapéus, toucas e bonés pode aumentar o problema;
- O uso de grande quantidade de produtos no cabelo também pode afetar;
Para finalizar e falando em saúde dos cabelos, o óleo de jojoba ganhou destaque por ajudar a controlar a produção de sebo.
10 possíveis causas da caspa
As causas exatas da caspa são desconhecidas. Uma teoria é que ela está ligada à produção de hormônios, pois geralmente começa na época da puberdade .
O site Medical News Today listou 10 fatores possíveis.
1. Dermatite seborréica
Pessoas com dermatite seborreica têm pele oleosa e irritada e são mais propensas a ter caspa.
Mas a dermatite seborréica afeta muitas áreas da pele, incluindo as costas das orelhas, o esterno, as sobrancelhas e as laterais do nariz. Assim, a pele ficará vermelha, oleosa e coberta com escamas brancas ou amarelas escamosas.
Além disso, a dermatite seborréica está intimamente ligada à Malassezia, um fungo que normalmente vive no couro cabeludo e se alimenta dos óleos que os folículos capilares secretam.
Mas geralmente não causa um problema, mas em algumas pessoas fica hiperativo, causando irritação no couro cabeludo e produzindo células extras da pele.
Então quando essas células extras da pele morrem e caem, elas se misturam com o óleo dos cabelos e do couro cabeludo, formando caspa.
2. Escovação de cabelo insuficiente
Pentear ou escovar os cabelos regularmente reduz o risco de caspa, pois ajuda no derramamento normal da pele.
3. Fermento
As pessoas sensíveis ao fermento têm uma chance ligeiramente maior de caspa, portanto, o fermento pode desempenhar um papel. A caspa costuma ser pior durante os meses de inverno e melhor quando o tempo está mais quente. Isso pode ocorrer porque a luz ultravioleta-A (UVA) do sol neutraliza o fermento.
4. Pele seca
Pessoas com pele seca são mais propensas a ter caspa. Além disso, o ar frio do inverno combinado com ambientes superaquecidos é uma causa comum de coceira e descamação da pele. Caspa que decorre da pele seca tende a ter flocos menores e não oleosos.
5. Produtos de lavagem e cuidados com a pele
Certos produtos para os cabelos podem desencadear um couro cabeludo vermelho, com coceira e descamação. Lavagem frequente pode causar caspa, pois pode irritar o couro cabeludo.
Algumas pessoas dizem que não lavar o cabelo o suficiente pode causar acúmulo de óleo e células mortas da pele, levando à caspa, mas faltam evidências de que isso seja verdade.
6. Certas condições da pele
Pessoas com psoríase, eczema e alguns outros distúrbios da pele tendem a ficar caspa com mais frequência do que outros. Além disso,Tinea capitis, uma infecção fúngica também conhecida como micose no couro cabeludo, pode causar caspa.
7. Condições médicas
Adultos com doença de Parkinson e algumas outras doenças neurológicas são mais propensas a caspa e dermatite seborreica.
Além disso, um estudo descobriu que entre 30 e 83% das pessoas com HIV têm dermatite seborreica, em comparação com 3 a 5% na população em geral.
Mas também pacientes que estão se recuperando de um ataque cardíaco ou derrame e aqueles com um sistema imunológico fraco podem estar mais propensos a caspa.
8. Dieta
Não consumir alimentos suficientes que contenham zinco, vitaminas do complexo B e alguns tipos de gorduras pode aumentar o risco.
9. Estresse mental
Pode haver uma ligação entre estresse e muitos problemas de pele.
10. Idade
Por último, a caspa é mais provável desde a adolescência até a meia idade, embora possa durar a vida toda. Afeta mais os homens do que as mulheres, possivelmente por razões relacionadas aos hormônios.
O que é a caspa?
A dermatite seborreica cria uma condição de descamação do couro cabeludo devido ao excesso de atividades das glândulas sebáceas nessa parte do corpo.
Logo, sua identificação é simples, visto que os flocos de pele e o couro cabeludo esbranquiçado são os principais sintomas. Muitas vezes é acompanhada de coceira.
A princípio, a caspa pode variar entre casos leves e graves. Mas a maioria pode ser tratada em casa, com o auxílio de shampoos anticaspa e tônicos de uso tópico sem a necessidade de receita médica. Casos graves, por sua vez, podem exigir o uso de medicação e a receita médica se faz necessária.
Fatos rápidos sobre caspa
Aqui estão alguns pontos-chave sobre a caspa:
- A caspa é uma condição comum, mas pode ser embaraçosa e difícil de tratar.
- Não está relacionado à higiene, mas lavar e escovar os cabelos pode ajudar a remover os flocos de pele velhos.
- Antes de tudo, não lavar o cabelo o suficiente pode intensificar, já que faz com que as células da pele se acumulem e criem flocos e coceira.
- Além disso, os fatores de risco incluem ter certas condições de pele ou médicas e o uso de produtos capilares inadequados. Alerta para receitas caseiras compostas de ingredientes alimentícios que podem servir de alimentos também para fungos.
- Vários tratamentos estão disponíveis sem receita, mas casos mais graves devem ser atendidos por um médico.
O que causa caspa?
Primeiramente, é importante notar que segundo pesquisa científica recentes, a caspa é resultado de um fungo. Originalmente chamado pityrosporum, ele também classificado como malassazia, revela Orlando.
Mas é interessante notar que este fungo ocorre naturalmente e está presente por toda a pele humana. Mas apesar disso, o sintoma da caspa só é desencadeada quando se desenvolve descontroladamente.
Por fim, alguns indivíduos são mais suscetíveis às irritações causadas pela malassazia. Além disso, fatores como estresse, idade ou hormônios (e ainda a higiene incorreta) podem facilitar a proliferação e fazer os sintomas da caspa piorarem.
Nesses casos, um bom shampoo anticaspa é ideal para tratar do couro cabeludo.
A caspa pode causar a queda de cabelo?
A dermatite seborreica pode sim causar queda de cabelo e isso se deve ao quadro inflamatório do couro cabeludo.
Assim, pessoas que já sofrem de queda capilar têm receio de lavar os cabelos e acabam tendo uma piora do quadro de caspa e a perda dos fios pode acabar se agravando. Aqui destacamos a Biotina, vitamina para o cabelo crescer mais rápido.
Saiba mais sobre o O&ESTER Hairdressing & Make Up Artists
Especialistas em beleza. Essa é a definição do salão O&Ester situado na Vila Mariana, em São Paulo.
Mas o próprio espaço já indica o que esperar: ambientes aconchegantes, com boa iluminação e música suave, criando uma atmosfera que mescla profissionalismo, segurança e conforto.
Então desta forma, a proposta é deixar os clientes relaxados antes dos procedimentos mais procurados, alongamento e nanopigmentação, que podem durar até duas horas.
Quem é Orlando Hazaoka?
Com extenso estudo nas melhores beauty academies do mundo, como Toni&Guy, em Londres, Cinema Makeup school, Los Angeles, e vivência internacional – Orlando vem construindo sua reputação no Brasil como profissional meticuloso desde 2009.
Além disso, Orlando Hazaoka, que também possui formação em desenho, pintura e direção de fotografia, buscou dominar a dermopigmentação corporal.
Por Denise Pitta
Revisado e atualizado por Beatriz Garcea