Salto alto – Use com parcimônia
O relacionamento entre mulheres e salto alto já vem de longa data. Algumas usam todos os dias, outras apenas de fim de semana, mas é…
O relacionamento entre mulheres e salto alto já vem de longa data. Algumas usam todos os dias, outras apenas de fim de semana, mas é quase impossível encontrar uma que não tenha pelo menos um salto alto no armário.
As pernas ficam mais elegantes, o bumbum mais empinado e a feminilidade vai às alturas quando as mulheres resolvem subir no salto. Entretanto, o uso abusivo pode ter um preço e quem paga essa conta é a saúde.
Ortopedistas alertam que o uso contínuo do salto alto pode causar encurtamento da musculatura posterior da coxa e também do tendão de Aquiles, o tecido fibroso entre o joelho e o tornozelo responsável pela articulação. A hiperlordose, que é o acentuamento da curva da coluna lombar, também pode acontecer com o abuso de saltos muito altos.
Um erro comum é ficar com salto durante a semana inteira e colocar um chinelo ou rasteirinha aos fins de semana, achando que isso dará um descanso ao corpo. Isso pode ser ainda pior, uma vez que ao descer do salto o tendão, encurtado durante a semana, vai se alongar de maneira abrupta, causando dores nas costas, nos pés e na batata das pernas.
Também é importante ficar atento ao tipo de salto. O salto agulha, por exemplo, exige um esforço maior para manter o equilíbrio, podendo torcer o tornozelo e causando dores nos calcanhares. Isso porque todo o peso do corpo fica concentrado em apenas um lugar – na parte da frente dos pés. Já o Anabela, por exemplo, é um salto que garante um equilíbrio melhor, uma vez que distribui o peso do corpo mais uniformemente.
Calma, não precisa abandonar o salto alto! Apenas adote alguns hábitos saudáveis, como alternar o tamanho e o tipo dos saltos e fazer alongamentos diariamente. Uma boa dica para proteger a lombar é manter as abdominais em dia – isso ajuda a proteger a coluna.
Veja também: Dicas para usar salto alto sem dor.
Veja também: Dicas para usar salto alto sem dor
Fotos: Dicas de Mulher, Baú Cintilante e Nós Mulheres
Veja também:
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!