Recomendações Pré-operatórias:
1. Comunicar-se com a equipe médica responsável até a véspera da operação, em caso de gripe, indisposição ou antecipação do período menstrual.
2. Internar-se no hospital ou clínica indicada na Guia de Internação, obedecendo ao horário estabelecido.
3. Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia.
4. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja utilizando, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
5. Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais e escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período aproximadamente de 4 dias.
Recomendações Pós- operatórias:
1. Evitar esforços nos 8 primeiros dias.
2. Não movimentar os braços em excesso. Obedeça às instruções que lhe serão dadas por ocasião da alta hospitalar, relativas à movimentação dos membros superiores ou massagens.
3. Evite molhar o curativo, até que seja autorizada a fazê-lo.
4. Não se exponha ao sol ou friagem, até 2ª ordem.
5. Obedecer à prescrição médica.
6. Alimentação normal (salvo casos específicos que receberão a devida orientação), a partir do segundo dia opte por alimentos principalmente à base de proteínas ( carnes, leite e ovo ) e vitaminas (frutas).
7. Voltar ao consultório para curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
8. Operada recentemente. Cuidado! Esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos.
9. Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com seu cirurgião plástico, e somente com ele, as suas eventuais dúvidas. As temperaturas mais elevadas causam mudanças no comportamento das pessoas, e a busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão.
Fontes: Doutor Alieksiéi Carrijo da Plástica BR .