A aromaterapia é um dos procedimentos mais agradáveis e eficazes, que envolve o uso de óleos essenciais de plantas e flores para melhorar o estado físico e psicoemocional de uma pessoa.
O uso de óleos essenciais com alto teor de vitaminas naturais, oligoelementos e hormônios dá à pessoa a oportunidade de melhorar sua saúde.
Como resultado, obtemos o equilíbrio das disfunções hormonais, alívio de estresse, combate a fungos e bactérias, diminuição de náuseas e aumento da motivação e energia corporal.
Apesar da excelente composição, consistência líquida e concentração de componentes úteis, tais produtos não causam efeitos colaterais.
O cumprimento da dosagem correta permitirá que você siga um curso de tratamento eficaz.
O que é aromaterapia
- Veja também: Alecrim turbina a saúde, cuida do cabelo e da pele. Saiba como usar!
O valor dos óleos essenciais
Na medicina da Índia, China e Egito antigos, extratos de plantas perfumados eram usados para manter o equilíbrio perfeito, curar e prevenir muitas doenças.
Atualmente, as propriedades específicas das plantas são apreciadas pelo ser humano, o que lhe permite utilizar óleos aromáticos como:
- Agentes antissépticos;
- Antibióticos naturais com um efeito anti-inflamatório pronunciado;
- Componentes analgésicos e diuréticos;
- Drogas antivirais e imunomoduladoras;
- Estimulantes da circulação sanguínea e dos processos digestivos;
- Afrodisíacos naturais que aumentam o desejo sexual;
- Antidepressivo;
- Remédio eficaz para aliviar a dor de intensidade variável;
- Cosméticos e bases para a preparação de banhos aromáticos.
Métodos de aplicação de aromaterapia
- Veja também: Eucalipto: os principais benefícios da árvore que ajuda na saúde respiratória
- Pequenas doses de óleos essenciais são estimulantes e;
- Grandes doses podem prejudicar os processos vitais do corpo.
Mas, ao mesmo tempo, os óleos essenciais também têm contraindicações obrigatórias: intolerância individual ao aroma, alergias, asma brônquica na fase aguda.
1- Difusão
A difusão de óleos essenciais é uma das formas mais conhecidas para aproveitar todos os benefícios proporcionados pela aromaterapia.
Existem vários modelos e tamanhos de difusores, em variados preços; disponíveis no mercado. No site da World´s Natural Fragrances (WNF), é possível encontrar o ultrassônico, com design exclusivo e LED colorido para cromatografia de todas as cores do arco-íris, ou versões mais simples; como a para tomadas e a base de velas.
Cristiane Pagliuchi, especialista em aromaterapia e diretora científica da WNF, recomenda:
Antes de mais nada, escolha um ambiente de sua casa e use somente óleos puros ou blends com óleos essenciais.
Atenção, os sintéticos não trazem os mesmos efeitos e não são capazes de proporcionar bem-estar da aromaterapia.
Logo depois, adicione água no difusor em temperatura ambiente até a marcação e, em seguida, gotas de óleo essencial de acordo com as especificações do aparelho escolhido”.
Além do óleo essencial de Canela e todos os seus benefícios e também é utilizado na aromaterapia. Com muitos estudos e comprovada cientificamente, além de aumentar a imunidade, ajuda com problemas estomacais, resfriados e mais. Conheça os benefícios da canela e sua versatilidade!
2- Massagem Aromática
Deliciosa opção para presentear seu companheiro(a)!
Nessa massagem, as vantagens terapêuticas se unem à eficiência medicinal. O indicado para o corpo é 5ml do produto, começando os movimentos pelos pés, diz Fernando Amaral, autor do livro “Técnicas de aplicação de óleos essenciais” e fundador da WNF.
Pensando nisso, a equipe à frente da produção científica da World´s Natural Fragrances desenvolveu óleos de massagem relaxante especialmente para hidratação e relaxamento, que beneficiam a musculatura, a circulação e equilibram o sono. Você pode conferir aqui.
3- Cosméticos
Por último, cosméticos naturais e orgânicos são, definitivamente, uma ótima maneira para aproveitar tudo que a aromaterapia tem para seu autocuidado!
A Vegana, marca lançamento do mercado, apresenta 26 produtos divididos em cinco linhas (Capilar, Facial, Corporal, Pernas & Pés e Aura). Além de texturas e fragrâncias suaves, ela também é de origem brasileira e protetora dos animais.
Por isso, os produtos possuem atributos sustentáveis e não utilizam componentes prejudiciais presentes em sintéticos, como parabenos. Dessa maneira, a marca é orgânica, cruelty-free e rastreável, pois têm plantações próprias.
A linha Aura, por exemplo, é indicada para o bem-estar, já que seu spray é responsável por alterar a frequência física e emocional de quem o aplica, contendo propriedades que acalmam, dão energia adicional e que podem até conduzir meditação introspectiva.
Inalação
- Fria e;
- Quente
Com a inalação fria, o aroma do óleo essencial é inalado de uma garrafa ou aplicando-se algumas gotas em um pano.
Neste caso, a respiração deve ser profunda, é aconselhável fechar os olhos, e o tempo do procedimento não deve ultrapassar 10 minutos.
Moléculas de óleos essenciais, caindo na mucosa nasal, provocam impulsos que são enviados ao cérebro, onde se inicia o processo de aumento da resistência do organismo às doenças infecciosas.
A inalação quente é realizada usando um dispositivo especial – um inalador.
O inalador pode ser um recipiente comum fundo com um líquido aquecido ou um dispositivo especial alimentado por uma rede elétrica.
A segunda versão do inalador, é claro, será mais prática e segura de usar.
Banhos aromáticos
Você pode usar aromaterapia em casa?
- alergias;
- irritação das mucosas;
- convulsões epilépticas;
- estado de euforia;
- distúrbios do sistema nervoso;
- taquicardia em crianças;
- aumento do tônus uterino em gestantes.
Portanto, durante os primeiros três meses de gravidez, os óleos essenciais são contraindicados.
Os óleos essenciais são usados de diferentes maneiras, dependendo do diagnóstico. Alguns dos usos populares são esfregar, pulverizar, massagear, banhos de óleo essencial, banhos de óleo essencial e inalação.
A aromaterapia é permitida durante a gravidez?