Rotina de skincare para cada idade – Descubra os cuidados ideais

por Francieli Hess
/ 17 novembro 2019

Você sabia que existe uma rotina de skincare ideal para cada idade? Isso porque a pele necessita de cuidados específicos durante as diferentes fases da vida. A revista Vogue britânica consultou diversos especialistas e, em parceria com a L’Oréal, elencou dicas bem interessantes. Confira:

Como montar a rotina de skincare para cada idade?

 Rotina-de-skincare-para-cada-idade
A rotina de skincare ideal para cada idade. Imagem: Babor x All Women

Após uma pesquisa extensiva de mais de 30 anos, a L’Oréal publicou o Skin Atlas. Trata-se de um estudo que analisa detalhadamente a idade das diferentes peles, levando em consideração fatores internos e externos, incluindo estilo de vida, etnia e estágio da vida.
O objetivo, de acordo com o Dr. Steve Shiel, diretor científico da L’Oréal, é entender melhor a pele para criar produtos direcionados que sejam mais eficazes. Descubra a rotina de skincare ideal para cada idade:

Cuidados com a pele aos 20 anos

Segundo a maioria dos especialistas, seus 20 anos são a década ideal para manter e prevenir. Por isso, hidratação e proteção solar são duas necessidades absolutas.
Essas duas etapas servem para prevenir o envelhecimento prematuro da pele. Caso você sofra com a acne adulta, é necessário investir em produtos adequados para balancear a produção de sebo.
Além disso, ativos como zinco e ácido salicílico ajudam a reduzir a inflamação e tratar a pele.

Rotina de skincare para cada idade 2
Os cuidados com a beleza precisam ser personalizados. Descubra a rotina de skincare para cada idade!

Cuidados com a pele aos 30 anos

Entre os 30 e os 40, você começará a perceber diferenças consideráveis em sua pele. Portanto, é hora de tomar as medidas corretivas e preventivas.
É nessa fase que surgem os primeiros danos causados por fatores externos, que deterioram a qualidade dos tecidos. Isso acaba causando linhas profundas e flacidez.
Assim, foque a sua rotina nos producos com ativos vigorosos como o ácido L-ascórbico – um antioxidante que é uma forma pura e potente de vitamina C – que fará uma diferença visível na pele: brilho, firmeza e proteção.

Cuidados com a pele aos 40 anos

De acordo com Atoshi George, consultor científico sênior da L’Oréal, é na faixa dos 40 que os sinais de envelhecimento são mais definitivos. “Fisiologicamente, a pele fica mais fina e menos elástica, pois o colágeno é sistematicamente quebrado, resultando em perda de volume”, explica.
Devido a esses fatores, é necessário incrementar a hidratação e apostar em ativos renovadores para a pele. Aposte em produtos que limpem profundamente mas sem irritar.
Além disso, oxidantes e peptídeos que ajudam a aumentar a produção de elastina e colágeno são fundamentais.

Leia também:
+
QUEDA DE CABELO – ENTENDA COMO O EMOCIONAL PODE INFLUENCIAR
+ CABELOS BELOS E SAUDÁVEIS PARA O VERÃO

Cuidados com a pele aos 50 anos

A partir dos 50, as grandes mudanças hormonais causam alterações visíveis na pele.
Nossa epiderme é composta por lipídios preciosos, incluindo ácidos graxos livres, colesterol e ceramidas. Com o declíneo na síntese desses lipídios, a desidratação e a perda de contornos faciais é mais visível.
Portanto, é preciso incorporar hidratantes ricos para ajudar a recuperar o volume de dentro.
Não é apenas a pele das bochechas e da testa que é suscetível a isso, lábios e área dos olhos também ficam mais finos e requerem atenção especial.

Rotina de skincare para cada idade
Durante as décadas, a pele tem necessidades diferentes. Por isso é preciso adequar a rotina de skincare para cada idade.

Cuidados com a pele aos 60 anos

Durante essa fase da vida, a falta de elasticidade será visível no rosto e no pescoço, devido à pele mais fina e aos músculos mais fracos. Se, no passado, você não fez bom uso do protetor solar (isso inclui o pescoço e o colo), os efeitos nocivos dos raios UV deixarão marcas.
Para os 60 anos, o ideal é usar ativos fortes como o retinol, um ingrediente maravilhoso que ajuda a apoiar a produção de colágeno para melhorar a gordura. Soros hidratantes que podem ser colocados em camadas sob outros produtos também são excelentes.

Cuidados com a pele aos 70 anos

Assim como nos 60, os 70 também são marcados pela perda da elasticidade. Desse modo, o ideal é escolher formulações que ajudem a reparar a pele com ingredientes vigorosos.
É preciso, portanto, hidratar para repor a perda de líquidos e nutrir para promover firmeza. Um ingrediente indicado por Atoshi George, da L’Oréal, é o o mel manuka da linha Age Perfect Intensive Re-Nourish da L’Oréal. Proveniente da Nova Zelândia, ele é conhecido também como o mel mais poderoso do planeta.

17 novembro 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess