O pente foi uma das primeiras ferramentas para cuidar do cabelo e, até agora, nada melhor foi inventado. Você sabia que o pente de madeira é mais indicado do que o de plástico?
Você provavelmente sabe qual produto comprar para dar volume ao seu cabelo, livrar-se da caspa e melhorar a aparência geral do seu cabelo, mas há outra área importante que não deve ser esquecida: o pente de cabelo. Os pentes de cabelo também são diferentes.
Neste artigo, entendemos por que um pente de madeira é melhor do que um de plástico.
O cuidado do cabelo é um processo complexo, mas se feito corretamente, o resultado será perfeito. Hoje, em qualquer loja de cosméticos você encontra uma grande variedade de pentes de cabelo: madeira, plástico ou ferro. Qual escolher?
10 benefícios dos pentes de cabelo de madeira
Para os céticos, reunimos os benefícios óbvios para o cabelo ao pentear com um pente de cabelo de madeira.
1 – Tem efeito mais macio
Um pente de madeira tem um efeito muito mais macio no couro cabeludo do que um de plástico.
2 – Pentes de madeira não conduzem eletricidade
Os pentes de madeira não conduzem eletricidade, por isso ao pentear, nada disso acontecerá novamente, o cabelo ficará mais saudável.
- Depois veja também: Corte de cabelo para rosto redondo: qual penteado terá um efeito melhor?
3 – Pente de madeira distribui uniformemente o sebo no couro cabeludo
Temos glândulas sebáceas que secretam sebo. É um lubrificante natural para cabelos e pele, que não só protege contra o ressecamento, mas também, por exemplo, atua como fotoprotetor – filtra os nocivos raios ultravioleta.
Além disso, distribui uniformemente o sebo do couro cabeludo às pontas do cabelo, tornando o cabelo mais liso e sedoso.
4 – O pente de madeira estimula a circulação sanguínea
O cabelo nunca ficará forte e saudável se o couro cabeludo estiver danificado. Um pente de madeira estimula a circulação sanguínea e os folículos capilares recebem uma quantidade suficiente de nutrientes essenciais, o que significa que os cabelos ficarão mais saudáveis.
Além disso, a circulação sanguínea faz o cabelo crescer mais rápido.
- Confira também: Franja lateral: longa, reta ou em camadas? Para quem é indicado esse tipo de franja?
5 – Não aumenta a carga de calor no cabelo
A madeira conduz mal o calor e, ao contrário dos pentes de plástico, não aumenta a carga de calor no cabelo, portanto, um pente de madeira é conveniente para secar o cabelo. Eles não vão superaquecer.
6 – Madeira não causa alergia
A madeira é um material natural e não causa alergias. Isso é especialmente importante se você tiver pele sensível com tendência a reações alérgicas.
A caspa é uma condição comum que costuma causar irritação na pele e perda de cabelo. Mas se você pentear suavemente o cabelo com um pente de madeira, o sebo e a sujeira não se acumularão no couro cabeludo e haverá menos chances de caspa.
- Confira também: 7 coisas surpreendentes que danificam seu cabelo. Esses pequenos hábitos prejudicam!
7 – O pente de madeira é um produto durável
O pente de madeira é mais durável do que o de plástico, não quebra ou se desgasta com o tempo. Você não precisa comprar um pente novo a cada ano.
8 – Também é sustentável
Quanto menos plástico usamos, menos lixo se acumula no planeta.
9 – Pente de madeira não quebra o cabelo
O pente com dentes de madeira não puxa nem quebra o cabelo. Para cabelos cacheados, esta é uma verdadeira salvação. Esse pente desliza suavemente pelo cabelo e desembaraça delicadamente os fios, sem nós emaranhados e dores desagradáveis durante a hora de pentear.
- Veja como lavar o cabelo com condicionador: como fazer? Quais são os resultados?
10 – Pente de madeira é ideal para todos os tipos de cabelo
O pente de madeira é adequado para todos os tipos de cabelo: fino e grosso, forte e fino, liso e encaracolado. É um dispositivo de beleza universal!
Importante! Escolha um sem verniz e cores artificiais, pois todos podem afetar negativamente o couro cabeludo e o cabelo.
- COnfira também: 4 Tipos de hidratação caseira para cabelos cacheados
Como escolher um pente de madeira com base no seu tipo de cabelo
Embora os pentes de madeira sejam adequados para todos, existem vários tipos.
Para cabelos cacheados
A melhor escolha é um pente curto de madeira com dentes largos e esparsos para desembaraçar delicadamente o cabelo.
Também é bom usá-la para distribuir condicionador ou máscara pelos cabelos.
-
Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre beleza direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Para cabelos grossos e longos
Você pode usar uma escova e um pente também com dentes largos. Além disso, o pente deve ser grande e ficar confortável em sua mão, caso contrário, será difícil e desconfortável pentear o cabelo.
Para cabelos finos e claros
Um pente de madeira de dentes finos é adequado para este tipo de cabelo. Eles podem ser usados até mesmo por crianças pequenas.
Como pentear o cabelo corretamente
Antes de pegar no pente, você precisa secar o cabelo, você não pode pentear o cabelo molhado, porque é mais fácil de quebrá-lo.
Tente não usar um secador de cabelo, prancha e modelador de cabelo com frequência, pois qualquer efeito térmico seca muito o cabelo, torna-o mais quebradiço.
Certifique-se de fazer máscaras nutritivas que darão ao seu cabelo a umidade necessária, especialmente se você não puder ficar sem um secador de cabelo.
Penteie o cabelo comprido de baixo para cima e o cabelo curto de cima para baixo.
Como limpar um pente de madeira?
Como qualquer outro dispositivo de beleza, um pente de cabelo de madeira requer cuidados adequados.
Armazenamento
A madeira é um material natural que não gosta de exposição direta ao sol e aumento da umidade, então o primeiro passo é decidir o local de armazenamento.
Mantenha o pente de madeira em um ambiente com boa circulação de ar. Uma cômoda no quarto neste caso é mais adequada do que uma prateleira no banheiro.
Mas se ainda for mais conveniente para você guardar o pente no banheiro, coloque-o em uma caixa separada ou bolsa de tecidos naturais e não se esqueça de ventilar o ambiente.
Limpeza do pente de madeira
Qualquer pente precisa ser bem limpo, mas o pente de madeira é um caso especial.
O pente não deve ser secado com um secador de cabelo, pois a madeira irá rachar com a forte exposição ao ar quente.
Então, como você limpa-o corretamente?
Esfregue um pente de madeira com óleo (por exemplo, óleo de linhaça). Deixe também por alguns minutos e depois limpe o óleo restante com um pano. Repita este procedimento pelo menos uma vez a cada cinco dias, e seu pente durará anos e seu cabelo ficará saudável e bonito.
Pentes de plástico: prós e contras
A principal vantagem dos pentes de plástico é o baixo custo e a disponibilidade. Você pode comprar este pente até no supermercado. Isso compensa a curta vida dos pentes de plástico, que quebram rapidamente.
Eles podem se quebrar por causa da queda e as pontas podem quebrar quando emaranhadas no cabelo.
Um pente de plástico definitivamente não vai servir para o dono do cabelo especialmente cacheado, pois será muito difícil pentear. E mesmo que seu cabelo seja liso e dificilmente emaranhado, você precisa ter cuidado com um pente de plástico. É tudo sobre a eletricidade estática que esses pentes criam. Torna o cabelo seco e quebradiço.
Resumo
Existem coisas que você não deve economizar, e cuidar do cabelo é uma delas. Um pente de madeira é mais caro do que um de plástico, mas vai durar mais tempo. Mas o mais importante, ele não só penteia o cabelo, mas também cuida bem dele. Também é adequado para peles sensíveis, não fere os cabelos e não causa alergias. É também um produto amigo do ambiente.