Pele Negra – Dicas e cuidados dermatológicos

por Larissa Lima
/ 10 dezembro 2019

É difícil imaginar uma pessoa indo ao dermatologista e saindo de lá sem orientações importantes? Uma pesquisa nos EUA revela que muitos dermatologistas e residentes relatam a falta de treinamento médico para atender o público da pele negra.

Ao mesmo tempo, pessoas com pele escura também lidam com mais problemas dermatológicos como hiperpigmentação, inflamação, câncer de pele, sensibilidade à laser e queloides.  

Sendo assim, é de suma importância estar atento para algumas dicas e cuidado com a pele de cor. Confira!

Entendendo a negra

As células pigmentares da pele negra são mais ativas do que os outros tipos de pele, seja com um ponto de luz ou com um ponto escuro. Elas possuem mais variedades de pigmento do que pessoas com outros tons de pele e etnias.

Existem três ou quatro tipos de melanina e a negra é a versão mais escura, reagindo com maior intesidade a qualquer tipo de estímulo, como um trauma ou inflamação, pois excita as células. 

Com quelóides e cicatrizes, nossos fibroblastos e células de colágeno também são mais reativos. Isso dificulta remoção de cicatrizes, pois o processo de cicatrização nunca para, continua.

De acordo com especialistas, o trauma na pele como acne, por exemplo, causa inflamação e estimula as células pigmentares. Causando entupimento nos poros, manchas escuras são aparecer especialmente na pele de cor.

Dicas e cuidados com sua pele

Já vimos que existem muitos riscos para a pele escura e falta médicos preparados para atendê-los de maneira eficiente. Precisamos encarar como solução e opção antes do problema aparecer. Confira períodos e produtos para utilizar e conheça os aliados da pele negra:

Ácido azelaico

Caso você já tenha sofrido com acnes e se encontra com muitas manchas. O ácido azelaico é indicado no período da manhã. Você pode encontrar o produto em gel ou creme.

Vitamina C

Como alternativa natural, a vitamina C rompe o pigmento da pele negra e desacelera o processo de envelhecimento.

Kit antixoxidante para face e corpo da ADCOS. Ótima opção para pele negra.

Vaselina

A cor da pele tende a ser mais seca, produtos com vaselina e manteiga de cacau são excelente opções para equilibrar o problema. Você poderá aplicar após usar seu hidratante, a vaselina irá manter o efeito da hidratação por mais tempo, aumentando a absorção pela pele.

Confira mais dicas para utilizar a vaselina na pele negra.

Protetor Solar

Sim, todo mundo precisa utilizar protetor solar. Muitas pessoas de pele negra ou morena deixam de usar porque a maioria deles são de pigmentação branca, clareando o rosto na hora da aplicação, mas existem protetores com pigmentações mais escuras. Independente da cor da pele, é essencial protegê-la dos os raios solares, evitando rugas, manchas e envelhecimento precoce.

Quando falamos de pele, estamos nos referindo ao corpo inteiro. Então é muito importante se atentar e cuidar de todas as partes do corpo. Além disso, buscar um dermatologista que tenha o conhecimento devido para fornecer as melhores informações.

A pele negra merece atenção e cuidados especiais. Não só a face, mas o corpo inteiro.

Cuidando da pele com carinho, você parecerá jovem e saudável por mais tempo! Afinal quem resiste a uma pele linda e radiante?

Veja também: Cabelos belos e saudáveis para o verão

10 dezembro 2019
Larissa Lima

Larissa Lima