Óleo de jojoba – Para que serve o melhor óleo vegetal para pele e cabelos
Confira 13 benefícios do óleo de jojoba, aprenda como usar e porque ganhou fama.
Você já conhece o óleo de Jojoba? Rico em minerais, vitaminas e ceramidas, ele é um poderoso aliado da pele e dos cabelos.
Recentemente, o óleo extraído das sementes de jojoba virou queridinho da Internet. Por isso, resolvemos investigar o que está por trás desse fenômeno da beleza natural.
- Depois, veja também Óleo essencial de Gerânio – Tudo sobre o melhor amigo da saúde feminina e que também pode ajudar com ansiedade e angústia. Além de estimular o crescimento natural dos cabelos e ter propriedades antienvelhecimento.
Quais os benefícios do óleo de jojoba?
Em primeiro lugar, vale lembrar que este óleo vegetal possui estrutura semelhante ao do sebo produzido pela pele humana. Isto faz com que o óleo à base de jojoba seja poderoso aliado na hora de regular a oleosidade da pele dos cabelos. Além do mais, esse óleo vegetal é, também, um ótimo antioxidante e regenerador.
Óleo de jojoba na pele
Como a jojoba é rica em vitaminas do complexo B e E, O uso tópico do óleo ajuda a criar um escudo, que protege a pele dos danos causados pela poluição e outros fatores ambientais.
Uma vez que o óleo à base de jojoba auxilia no combate aos danos causados pelos radicais livres, ele também ajuda a reduzir a formação de rugas.
Conheça ainda todo o potencial do óleo essencial de canela para saúde, pele e cabelos
Por fim, por ter uma composição tão semelhante a do nosso sebo, esse óleo penetra profundamente na pele, promovendo hidratação na medida certa. Ou seja: tanto as peles oleosas quanto as peles secas e desidratadas podem se beneficiar do uso.
Leia mais:
+ Beleza cool: menos sintéticos, mais natural
+ Beleza Coreana – Tudo sobre a indústria que virou febre no mundo
Óleo de jojoba nos cabelos
Na sequência, vamos abordar os principais benefícios do óleo vegetal de jojoba nos cabelos. Assim como falamos anteriormente sobre a pele, esse óleo vegetal também um poderoso aliado na hora de hidratar os fios.
Para isso, basta aplicar durante a etapa de umectação do seu cronograma capilar. Você pode, ainda, adicionar alguns óleos essenciais para obter benefícios variados. Caso você queira fios longos e bem hidratados, por exemplo, uma dica é utilizar o óleo de anis estrelado.
Devido às propriedades anti-inflamatórias da jojoba, o seu óleo é, também, efetivo no combate à caspa e irritações. Para utilizar, basta fazer uma massagem no couro cabeludo com uma mistura de óleo vegetal de jojoba e óleo essencial de melaleuca.
Retire pela manhã e repita semanalmente até se ver livre das caspas. O resultado será, certamente, positivo.
- Confira ainda Óleo essencial de melaleuca que é também, um grande aliado da beleza da pele e cabelos. Além de ser uma opção natural de cosmético para as peles oleosas e acneicas.
- E ainda o Óleo essencial de Gerânio – Tudo sobre o melhor amigo da saúde feminina e que também pode ajudar com ansiedade e angústia. Além de estimular o crescimento natural dos cabelos e ter propriedades antienvelhecimento.
13 benefícios do óleo de Jojoba
1. Hidratante
O óleo de jojoba é um ingrediente umectante. Isso significa que ele trabalha para selar sua pele com uma barreira protetora para evitar que ela perca umidade. Isso pode ajudar a prevenir infecções bacterianas, acne e caspa.
2. É antibacteriano
O óleo de jojoba contém propriedades antimicrobianas e antifúngicas. Enquanto os testes de laboratório descobriram que o óleo de jojoba não mata todas as espécies bacterianas ou fúngicas, mata certas bactérias e fungos que podem causar salmonela, infecção por E. coli e cândida.
3. É um antioxidante
O óleo de jojoba contém formas naturais de vitamina E. Essa vitamina trabalha com a fonte confiável da pele como antioxidante. Isso significa que o óleo de jojoba pode ajudar sua pele a combater o estresse oxidativo causado pela exposição diária a poluentes e outras toxinas.
4. Não é comedogênico*
Embora o óleo de jojoba seja uma substância botânica, sua composição é tão semelhante ao óleo (sebo) que seu corpo produz naturalmente que sua pele não percebe a diferença.
Isso torna menos provável a acumulação na pele e a obstrução dos poros, causando menos fugas e acne menos grave.
* Comedogênico significa ter a tendência de promover a formação de comedonas, isto é, poros entupidos.
5. É hipoalergênico
Em um nível molecular, o óleo de jojoba é uma cera. Embora possa ser absorvido pela pele, sua natureza cerosa permite criar uma vedação calmante na superfície.
Ao contrário de outros óleos vegetais botânicos, o óleo de jojoba não é tipicamente irritante. Dessa forma, a reação alérgica é rara.
6. Ajuda a controlar a produção de sebo
O óleo de jojoba regula a produção de sebo porque é uma fonte confiável tão semelhante ao sebo que seu corpo produz naturalmente.
Quando você coloca o óleo de jojoba em sua pele, ela é suavizada e hidratada. Isso envia um sinal ao seu cabelo e folículos do suor de que sua pele não precisa de sebo adicional para hidratação.
Isso evita que a pele pareça oleosa e ajuda a prevenir a acne causada por poros entupidos.
7. Pode ajudar a promover a síntese de colágeno
Os antioxidantes no óleo de jojoba podem ajudar seu corpo a produzir colágeno. O colágeno é uma proteína presente na pele e nas articulações, além das partes do corpo feitas de cartilagem.
Os níveis de colágeno diminuem a fonte confiável conforme você envelhece. Isso é parte da razão pela qual sua estrutura facial muda com a idade. Pelo menos um vincula antioxidantes aplicados à pele para melhorar a síntese de colágeno.
8. Pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas
O óleo de jojoba é um ingrediente promissor da fonte confiável para estimular a cicatrização de feridas. Pesquisas preliminares mostram que o óleo de jojoba incentiva as células da pele a se unirem após serem separadas por um arranhão ou corte.
Isso também pode ser o motivo de sua capacidade de tratar a acne e as cicatrizes da acne. Essas propriedades de cicatrização de feridas podem ser conectadas à concentração de vitamina E natural do óleo de jojoba.
9. Pode ajudar a aliviar o eczema, a psoríase e outras condições de secagem da pele
O óleo de jojoba tem propriedades anti-inflamatórias e curativas. A aplicação tópica pode ajudar a aliviar a secura, descamação, coceira e sintomas relacionados.
Pessoas que têm doenças inflamatórias da pele como psoríase e eczema podem achar o óleo de jojoba especialmente benéfico.
10. Pode ajudar a aliviar queimaduras solares
O óleo de jojoba é um ingrediente popular em alguns produtos naturais de filtro solar. Um estudo da Fonte Confiável sugere que a vitamina E, quando combinada com outros antioxidantes, pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol. O óleo de jojoba contém ambos.
Os danos causados pelo sol podem desidratar a pele e causar descamação. O óleo de jojoba restaura a vitamina E, adiciona umidade e promove a cura para aliviar esses sintomas de queimaduras solares.
11. Pode ajudar a tratar a acne
Pelo menos um ensaio clínico indica que o óleo de jojoba pode ajudar a manter a acne afastada. O óleo de jojoba tem agentes anti-inflamatórios calmantes, propriedades curativas, é hidratante e é um antimicrobiano natural.
Essas propriedades sugerem que o óleo de jojoba pode ajudar a evitar fugas e promover a cura de acne leve.
12. Pode ajudar a reduzir a aparência de linhas finas e rugas
O estresse oxidativo pode ser associado ao aparecimento de linhas finas e rugas. Não há pesquisas que vinculem a jojoba ao tratamento de rugas e linhas finas diretamente, mas outros produtos vegetais com propriedades antioxidantes foram utilizados para melhorar a elasticidade da pele.
Isso significa que o poder antioxidante do óleo de jojoba pode ajudar a diminuir os sinais de envelhecimento quando usado em sua pele.
13. Pode ajudar a minimizar a aparência de cicatrizes
A vitamina E tem sido recomendada por profissionais de saúde para ajudar com cicatrizes. A pesquisa sobre se isso funciona – e, em caso afirmativo, até que ponto – ainda está em andamento.
- Conheça também óleo essencial de Canela e todos os seus benefícios.Com muitos estudos e comprovada cientificamente, além de aumentar a imunidade, ajuda com problemas estomacais, resfriados e mais. Conheça os benefícios da canela e sua versatilidade!
Como usar
– Cubra a área com um curativo e aguarde 24 horas.
– Retire o curativo e verifique a pele por baixo. Se não houver sinal de urticária, vermelhidão ou irritação, você estará livre.
No rosto
A maneira como você usa o óleo de jojoba depende do resultado desejado. Você pode usá-lo como um protetor labial para hidratar os lábios rachados ou secos, ou pode aplicar em todo o rosto antes de dormir como um soro antienvelhecimento.
Você também pode misturar o óleo de jojoba com outros ingredientes naturais para combater a acne em um tratamento com máscara facial de argila para melhorar a acne.
O óleo de jojoba é seguro para uso em torno da área dos olhos, ao contrário da maioria dos outros ingredientes. Isso faz com que seja considerado um bom removedor de maquiagem popular para maquiagem à base de óleo.
O que é jojoba?
A jojoba é originária da América do Norte. Ela é proveniente de um arbusto nativo dos desertos de Mojave e Sonora. Ao longo da história, o óleo vegetal feito da jojoba tem sido muito utilizado ao redor do mundo devido às suas propriedades hidratantes, cicatrizantes e regeneradoras.
Um óleo de boa procedência deve ser extraído à frio, diretamente das sementes de jojoba. Afinal, por se tratar de um produto que irá estar em contato direto com a pele ou os cabelos, é necessário garantir a sua origem.
- Veja também: Benefícios do Alho – Dicas para desintoxicar e aumentar a imunidade.
Onde comprar óleo de jojoba?
Hoje em dia, comprar óleos vegetais online é muito fácil. Uma vez que a beleza natural está bastante popularizada no Brasil, existem muitos sites e marcas confiáveis disponíveis. O meu favorito é o da WNF, que possui garantia de pureza e procedência.
Além disso, sites como Use Orgânico e Beleza Do Campo e também possuem uma boa seleção de óleos feitos à base de plantas, cuidadosamente selecionados.
Se, no entanto, você prefere comprar pessoalmente, não se preocupe. Em geral, é fácil encontrar o óleo de semente de jojoba puro em lojas de produtos naturais. Caso não encontre, vale à pena perguntar nas farmácias de manipulação, uma vez que eles possuem acesso fácil a esse tipo de produto.
Porém, é preciso ter cuidado redobrado. Nem todas as lojas de manipulação são confiáveis. Por esse motivo, antes de chegar a qualquer conclusão sobre a sua compra, solicite a lista de ingredientes. Ela deve conter apenas óleo, sem nenhum tipo de conservante ou aromatizante.
No mais, sempre que possível, dê preferência para os óleos orgânicos certificados. Isso trará uma garantia de pureza e, na maior parte dos casos, de manejo sustentável. Afinal, respeitar o planeta e todos os integrantes da cadeia produtiva é um ato de empatia que devemos reforçar.
Para finalizar, faça o teste e depois conte para o Fashion Bubbles, o que achou do óleo de jojoba. E falando em pele outro destaque que vem fazendo sucesso é a Vitamina C para o rosto, assim como a biotina, vitamina que ajuda o cabelo a crescer mais rápido.
- Gostou? Então dá uma forcinha e siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.