Original do Marrocos, o óleo de argan é extraído de uma árvore espinhosa e muito tradicional. Com certeza você já viu por aí a foto icônica de uma paisagem com diversas ovelhas descansando em cima de arbustos.
O que você provavelmente não sabia é que é dessa planta, semelhante à oliveira, que se extrai o luxuoso óleo de argan. No país, ele é tão tradicional quanto as paisagens áridas e desérticas. Geralmente, as mulheres marroquinas fazem uso do argan para hidratar a pele e os cabelos, graças aos nutrientes incríveis que o compõem. Afinal, ele é rico em ativos hidratantes, antioxidantes, cicatrizantes e anti-inflamatórios.
Veja também: Transição capilar das famosas – Com antes e depois, desafios, dicas e fotos!
Pra que serve o óleo de Argan?
Como se trata de um produto rico em ácidos graxos e vitaminas essenciais, o óleo de argan é excelente para recuperar os cabelos muito danificados e hidratar até mesmo as peles mais secas. Polifenóis, esqualeno, carotenos e vitamina E também estão presentes em grande quantidade no argan.
Outra coisa que pouca gente sabe é que trata-se de um óleo raro. Isso porque a árvore de argan está tão acostumada ao clima marroquino que não se adapta em nenhuma outra parte do mundo.
Confira ainda: Shampo clareador – Qual é o melhor para clarear o cabelo em casa?
Por este motivo, sua extração permanece bastante tradicional, elevando o preço. Até hoje o óleo de argan verdadeiro é visto como um luxo, considerado o óleo comestível mais caro do planeta.
Contudo, desde que a indústria da beleza descobriu o produto, ele virou item de desejo nas prateleiras.
Sabendo de toda a história, fica ainda mais fácil entender o sucesso desse produto. Afinal, além de hidratar e regenerar profundamente as fibras e tecidos, ele também promove uma experiência luxuosa para os cuidados pessoais.
Como usar argan nos cabelos
Atualmente é muito fácil encontrar o óleo de argan no Brasil. Seja em formulações ou puro, ele é vendido por diversas marcas. Por isso é possível usar tanto os produtos que já contam com o ingrediente na formulação quanto optar pelo óleo vegetal puro. Desse modo, a aplicação vai depender da forma que você escolher.
Uma vez que trata-se de um produto caro, desconfie de marcas que vendam o óleo de argan “puro” a preços muito acessíveis. Isso porque é comum encontrar adulterações, que iludem o consumidor e servem para baratear a produção. Na hora de escolher o seu, dê preferência para marcas orgânicas, certificadas e de manejo sustentável.
O óleo de argan puro pode ser aplicado nos cabelos como um finalizador. Também é possível utilizar algumas gotas na hora de aplicar a sua máscara hidratante favorita, potencializando o efeito.
Passando para os produtos que incluem o argan na composição, certamente a marca mais famosa é a Moroccanoil. Além de popularizar o óleo de argan no mundo inteiro, ela foi uma das pioneiras em explorar as propriedades desse ativo no mundo da beleza.
Já entre as brasileiras, o destaque fica para a linha Óleo de Argan, da Haskell, que promove nutrição intensa e duradoura para todos os tipos de cabelo. Já para quem busca uma opção mais natural, vale apostar no Argan Oil, da Lola Cosmetics. O produto serve para finalizar o processo de reconstrução capilar, repondo aminoácidos e preenchendo as áreas danificadas do fio ao mesmo tempo que nutre e reduz o frizz.
Por fim veja: Botox capilar – Saiba tudo sobre o tratamento que rejuvenesce os fios.