As Mechas Californianas conhecidas também como Mechas Califórnia ou somente Californianas, começaram a ser feitas em salões de beleza na década de 1980, aproximadamente. No entanto, elas já existem muito antes.
Apontam os especialistas que estas mechas eram típicas das surfistas da Califórnia (Estados Unidos). Ao ficarem com os cabelos expostos por muito tempo ao sol, parte do comprimento dos fios e as pontas naturalmente clareavam.
Além disso, muitas surfistas aplicavam produtos como parafina, a fim de proteger os cabelos. Dessa forma, parte do comprimento e as pontas clareavam ainda mais. Enquanto isso, a raiz se mantinha mais escura.
A “Revolução” das Mechas Californianas
Como as surfistas da Califórnia tinham, em sua maioria, o cabelo natural claro, a técnica começou a ser feita em salão em pessoas com os fios naturalmente claros. Portanto, na década de 1980 e até 1990, a maior parte de quem fazia a mechas californianas eram mulheres com cabelos naturais louros ou castanhos claros.
No entanto, atualmente, mulheres com cabelos escuros, afro, orientais e com os mais diferentes tipos de cabelos vêm aderindo ao visual das mechas californianas. Isso porque ele é prático, atual e oferece outras vantagens, que veremos a seguir!
Vantagens das Mechas Californianas
As Mechas Californianas têm algumas vantagens em relação à mechas tradicionais ou mesmo ao Ombré Hair ou à técnica da Morena Iluminada. Veja:
São mechas que danificam pouco os cabelos, pois não são feitas em toda a cabeça;
- Apresentam, atualmente, uma gama de colorações para as mechas;
- A técnica é relativamente rápida – o que resulta em um trabalho com custo mais baixo em relação ao Ombré Hair ou reflexos, por exemplo;
- Combina com todos os tipos de cabelos e estilos. Diferentemente do passado, não são mais mechas consideradas indicadas somente para as amantes da praia, mas para todas as mulheres!
- Podem ser reaproveitadas, caso a pessoa queira. Por exemplo, partir para o Ombré Hair ou clarear o cabelo todo, evitando, assim, química em cima de química;
- Podem ser desconstruídas facilmente e em casa mesmo, com a aplicação de tinturas mais escuras e do mesmo tom da raiz;
- Ilumina o visual, mas sem clarear a raiz do cabelo.
Como é a técnica das Mechas Californianas?
Bem, cada profissional escolhe a sua técnica preferida ou de acordo com o resultado pretendido pela sua cliente. Em geral, podem ser usadas as técnicas:
- Papel Alumínio.
- Pente separador.
- Touca.
Papel alumínio
É a técnica mais usada para as Mechas Californianas. Passa-se o descolorante ou tinta da altura da orelha da cliente para baixo até as pontas, usando o papel alumínio para não manchar os outros fios.
Espera-se o tempo necessário, que varia de acordo com a nuance que a cliente deseja ter nas mechas, e os papeis são retirados.
Além disso, o profissional pode preservar as pontas, se elas estiverem muito danificadas, controlando e deixando menos tempo nesta região.
Pente separador
Trata-se de utensílios que separam mechas. Cada mecha separada recebe a coloração ou a descoloração. Espera-se o tempo necessário para o resultado.
Então, os pentes são retirados com cuidado para não quebrar os fios nem manchar partes do cabelo que não terão a cor modificada.
Touca
A técnica funciona com as Mechas Californianas também, mas não é muito comum. Isso porque a touca acaba por pegar mechas do meio das madeixas. Assim, o resultado pode ficar um pouco diferente das californianas tradicionais, já que corre-se o risco da cor mais clara não se destacar exatamente nas pontas ou comprimento dos fios.
Além disso, as Mechas Californianas, depois de prontas, podem ser matizadas ou tonalizadas. Neste caso, tudo dependendo do resultado e do gosto da cliente.
Como são, afinal, as Mechas Californianas atuais?
Atualmente, as mechas californianas não se resumem a mechas que puxam para o tom louro. Hoje, a técnica pode colorir as partes inferiores do cabelos com muitas nuances. Por exemplo: chocolate, cobre, tons de vermelho e até mesmo em cores fantasia, como cor de rosa, verde, azul, etc.
Outra tendência são as Mechas Californianas em cinza ou quase branco, que dão contraste com uma raiz escura. Fica bastante diferente e elegante. Além disso, pode ser feita em cabelos grisalhos também!
Mais uma novidade é que as californianas podem estar em outras partes do cabelo, como a franja. Ou seja, também é possível clarear mechas na parte frontal do cabelo, com o objetivo de iluminar o rosto.
Como cuidar das Californianas
As Mechas Californianas também são fáceis de cuidar. Os cuidados não se diferem muito daqueles que seguimos com outros tipos de mechas. Confira as dicas para manter as suas Mechas Californianas sempre bonitas e os fios saudáveis:
- Apostar na hidratação sempre;
- A cada 15 dias, fazer uma limpeza profunda com xampu antiressíduos;
- Evitar a exposição freqüente das mechas à luz solar. Aplique protetores solares nos fios.
- Não ficar muito tempo com água de piscina ou do mar nos cabelos;
- Evitar o uso exagerado e constante de secadores ou outros aparelhos que aquecem. E, se for usar, não se esqueça de aplicar um protetor térmico sempre!
- Além disso, evite lavar os cabelos com água muito quente. Nos dias mais frios, use água morna;
- Uma vez por dia, aplicar reparador nas pontas, a fim de selar as cutículas e evitar as pontas duplas;
- Cortar as pontinhas a cada 3 meses.
Principais dúvidas sobre as Mechas Californianas: especialista esclarece
Qual a diferença entre Mechas Californianas e Ombré Hair?
Como já abordamos, a principal diferença é que as Mechas Californianas não apresentam um degradé de tons muito evidente, como ocorrer com o Ombré Hair.
Veja: na foto abaixo é possível identificar a diferença. Na primeira imagem, por exemplo, temos as Mechas Californianas e na segunda, Ombré Hair. Perceba que as californianas mantêm a raiz mais escura e não há degradé definido. Enquanto isso, no cabelo Ombré Hair a nuance vai clareando aos pontos, até chegar ao seu tom mais claro, nas pontas – com um degradé bem visível.
Quanto custa fazer as Mechas Califórnia?
O preço depende do profissional, do comprimento e volume do cabelo e outras variáveis. Porém, em geral, o custo das californianas é menor na comparação com o Ombré Hair ou reflexos.
Quanto tempo demora para fazer Mechas Californianas?
Novamente, o tempo varia de acordo com o tipo de cabelo, a cor desejada das mechas, condições climáticas, etc. Mas, podemos dizer que o procedimento pode levar de 40 minutos a duas horas. Deixar os fios expostos a procedimentos químicos por mais de duas horas não interfere no resultado, além de danificar os fios.
Quanto tempo duram as Mechas Califórnia?
As mechas vão ficar mais claras ou descoloridas por tempo indefinido. Já a nuance pode mudar devido a diversos fatores: lavagens, exposição ao sol, etc. Assim, para manter as californianas sempre bonitas, é possível matizar ou tonalizar. Mas, lembrando para escurecer estas mechas, apenas aplicando uma coloração escura. Afinal, elas se tratam de fios que passaram por clareamento ou descoloração.
Caso as mechas tenham sido tonalizadas, em geral, a cor se mantém por uns 3 meses. Se a coloração das mechas for do tipo permanente, elas duram cerca de 6 meses. Depois deste tempo é preciso tonalizar ou colorir novamente. Além disso, se você decidiu ter Mechas Californianas ainda mais claras, será preciso novo processo de clareamento, certo?
Posso fazer Mechas Californianas em casa?
Até pode, no entanto, evite em casa se os seus cabelos já são coloridos. Ou, então, se estiverem danificados ou forem naturalmente ressecados ou secos.
Além disso, não faça Californianas em tons extremamente claros, pois isso exige descoloração prévia, certo?
Como são feitas as Californianas?
Conforme já abordamos, há diferentes técnicas para se chegar ao resultado das mechas Califórnia. A seguir, você confere alguns trabalhos. Veja os vídeos!
(André Malin: um a pessoa versátil. Sou Jornalista de formação, nascido no Rio Grande do Sul, mas criado em São Paulo. Também sou cabeleireiro formado pelo Soho e, atualmente, estudante de Moda e Estilo na Universidade São Judas.)