Maquiagem com Marcos Costa

por Fashion Bubbles
/ 09 outubro 2009 / 6comentarios

O maquiador

A maquiagem é uma das mais antigas formas de ornamentar o próprio corpo. Pintar o rosto e outras partes do corpo é uma prática exercida a milhares de anos que pode ter diversas razões para acontecer, por exemplo, a religião, a estética, a afirmação de posição social ou simplesmente, pura diversão.

Ser um Maquiador não significa apenas atender as funções estéticas, mas também aos aspectos técnicos especializados, que requerem conhecimentos específicos sobre uma extensa quantidade de produtos, composições e efeitos.

Marcos Costa, um dos mais badalados maquiadores do Brasil iniciou sua carreira aos 16 anos num renomado cabeleireiro em Goiânia, sua cidade natal. Segundo seu site, é “Prático, inquieto, simples”.Seu sucesso não é à tos,  “Antes de tudo, você tem que amar a profissão, estudar, observar bastante e ter personalidade nas suas escolhas” explica Marcos.

“Referência em beleza no Brasil, também já trabalhou na Europa e nos Estados Unidos. Participa dos principais eventos e editoriais de moda do país além de assinar maquiagens  comentadas de importantes estilistas da SPFW”, e atualmente é maquiador oficial da Natura.

Além disso, escreveu o livro “Eu amo maquiagem”, “um projeto ousado com texto envolvente que convida o público a se aventurar pelo mundo da maquiagem ensinando de forma didática a aplicá-la dentro de suas diversas possibilidades” como está escrito no site Jaboticaba.

eu amo maquiagem livro de marcos costa
Livro “Eu amo Maquiagem” de Marcos Costa
Iamgem do site Jaboticaba


O site oficial de Marcos é muito bem elaborado, repleto de fotos e vídeos que surpreendem e ensinam makes passo a passo. Seu site recebeu em 2009 o prêmio 13th Annual Webby Awards que elege a excelência na Internet, no caso na categoria Beauty and Cosmetics.

Em seu blog Marcos festeja: “Hora de comemorar! Criado e desenvolvido por mim em parceria com a agência Irmãs de Criação, meu site levou o título de “Official Honoree”. E não foi uma missão fácil para nossa equipe! As inscrições chegaram perto de 10.000 trabalhos vindos de 60 países, em cerca de 70 categorias, dentro da modalidade Websites. Menos de 15% dos inscritos receberam esta menção honrosa pelo destaque do trabalho apresentado perante os demais”.

Seu talento e amor pelo que faz garantiram sucesso ao profissional que já maquiou artistas como “Fábio Assunção, Ana Hickmann, Toni Garrido, Gisele Bündchen, Letícia Sabatela, Maristane Dresch” entre outros.

Ediorial de Maquiagem

Dicas de Maquiagem por Marcos Costa

Aulas de Make

Ao acessar o site do Marcos, no menu Aulas de Make, você encontra vídeos passo-a-passo de como se maquiar.

Fonte: A Maquiagem / Marcos Costa

Um pouco da História da Maquiagem

Foi no Egito que a maquiagem começou a ser usada como hábito de beleza. A partir da mistura de metais pesados, eram criados tons esverdeados que as mulheres passavam nas pálpebras inferiores dos olhos e com kohl, escureciam os cílios e as pálpebras superiores. Segundo o site Portal São Francisco, “Os faraós consideravam a maquilagem dos olhos ponto de destaque fundamental para evitar olhar diretamente para Rá, o deus –sol”. Antes de se associar à beleza, as pinturas corporais eram usadas como forma de distinção hierárquica ou como de proteção.

Mas, muitas vezes ao invés de proteger, era usada na composição de muitos dos produtos mercúrio, chumbo e ervas venenosas. O resultado imediato devia ser fantástico, mas a longo prazo surgiam estragos na pele, dores e até a morte.

Com o passar dos tempos, a maquiagem se tornou um trabalho e com o avanço de novas tecnologias industriais, ganhou uma ampla gama de cores, texturas, aromas, e se transformou num item indispensável.

09 outubro 2009
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles