Nada como renovar o visual! Mexe com a autoestima e serve de incentivo para se abrir às novidades da vida. Está em busca de inspirações para sua transformação? O que acha de considerar a franja lateral? Pode se encaixar em diferentes tipos de corte, dos curtos aos longos, respeitando o estilo de cada pessoa com pequenas adaptações.
O Fashion Bubbles preparou um artigo especial sobre o assunto. No texto abaixo, há detalhes sobre o detalhe fashion e seus possíveis efeitos nas proporções do rosto. Você também pode conferir as variações para acertar em cheio na escolha. E claro, as mais de 10 fotos de visuais lindos são uma ótima fonte de inspiração para levar ao cabeleireiro.
O que é uma franja lateral?
A franja lateral, como o nome indica, é aquela disposta na diagonal. Com toda a certeza, o efeito no rosto é bem diferente do obtido com a reta, que cobre a testa por igual.
Adiciona movimento e assimetria, mexendo com as proporções do rosto. Seu comprimento pode variar, do curto ao longo. Tudo depende do efeito que busca para combinar com seu estilo pessoal e tipo de fio.
- Você também pode gostar de Cabelo repicado 2024: tendências em 65 fotos de cortes femininos modernos
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Franja lateral longa fica bem em rosto redondo?
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que não existem regras. Se você adora franja longa e se sente bonita com ela, pode se jogar na proposta sem medo de ser feliz. A dica é não seguir tendências apenas para se encaixar, principalmente se elas não representam seu estilo pessoal.
Caso tenha rosto redondo e gostaria que fosse mais alongado, a franja lateral é uma ótima pedida. Isso porque quebra a simetria com o detalhe diagonal. Quanto mais comprida for, maior é o efeito de afinar as medidas.
Tenha em mente que opção desfiada ou texturizada, por exemplo, pode adicionar mais movimento e leveza. Pentear com um pouco de volume no topo da cabeça, criando um topetinho, também ajuda a criar a ilusão de um rosto mais longilíneo.
Para quem é indicada a franja lateral?
A franja lateral é bastante versátil e pode combinar com diferentes tipos de rostos, fios e estilos pessoais. Em geral, agrada a quem busca um detalhe que adiciona movimento e ar diferenciado.
Pode ser facilmente ajustada para complementar diferentes cortes. A chave é adaptar a franja ao resultado que busca alcançar.
Como já mencionamos, pode ajudar a alongar e a afinar um rosto redondo, especialmente em versões mais alongadas. No rosto quadrado, pode suavizar as linhas angulares, só para exemplificar.
Já no tipo coração (testa mais larga que o queixo), tem a proposta de reduzir a largura da testa. No oval, pode adicionar um toque de estilo ao equilíbrio natural.
- Leia ainda Penteados simples para fazer sozinha: 23 tutoriais do TikTok e ideias geniais para usar no dia a dia
Relacionadas
Penteados de Ano Novo: + de 75 ideias e e tutoriais para fazer no cabelo para a virada
Famosas com corte bob em 2024: Megan Fox, Jennifer Lopez e outras 8 para se inspirar
Penteados de Natal: + de 50 inspirações do que fazer no cabelo e passo a passo para copiar
Franja lateral dos dois lados
Engana-se quem pensa que a franja lateral deve ficar apenas de um lado. É possível dividi-la ao meio e penteá-la de modo que crie detalhes diagonais dos dois lados. É também conhecida como “franja dupla” ou “franja lateral simétrica”.
Pode funcionar bem com variados formatos de rosto, ajudando a suavizar linhas e criar um visual harmonioso. Basta ajustar o comprimento, com as mais compridas para alongar um rosto redondo e as mais curtas para acentuar um rosto oval ou quadrado, só para exemplificar.
Desfiar ou texturizar tende a adicionar movimento e evita que o resultado fique pesado ou sem forma. E ainda traz um ar mais moderninho.
Franja lateral desfiada
A franja lateral desfiada é uma versão mais suave e texturizada. Cortada de maneira que cria um efeito mais leve, pode complementar vários tipos de cortes, dos curtos aos longos.
Traz naturalidade ao visual. Isso porque tende a se integrar mais suavemente ao restante do cabelo. Também tem o poder de adicionar volume e criar movimento.
- Você ainda pode ler Penteados com tranças: dicas + 15 opções lindas para copiar já
Franja lateral: como cortá-la?
Se tem receio e pouca habilidade com a tesoura, não hesite em procurar um profissional. Converse com ele sobre suas expectativas e mostre fotos de referência. Mas saiba que nunca fica exatamente igual, porque há variações de texturas e volumes dos fios.
Quem pretende criar o efeito em casa deve tomar cuidado. É que, qualquer erro, pode causar grande impacto no seu visual. Quanto mais curto o corte, maior o impacto e o tempo de espera para reverter.
Invista em boa iluminação e vá devagar. Separe tesoura, pente, presilha para cabelo e espelho. A dica é não molhar os fios, porque eles podem ficar mais curtos quando secos.
- Use um pente para separar a parte do cabelo que se transformará em franja e prenda o restante com a presilha.
- Penteie os fios para a frente, de acordo com a direção que a franja lateral seguirá.
- Comece com um corte mais longo do que o desejado, para evitar erros. Segure a mecha entre os dedos e corte lentamente, removendo pequenas quantidades.
- Para uma franja lateral, o objetivo é criar um ângulo. Faça isso com a inclinação na tesoura.
- Você pode acessar As 5 tendências de beleza mais buscadas do Pinterest para apostar já
Franja lateral: conclusão
Como vimos anteriormente, a franja lateral proporciona estilo ao visual e pode combinar com diferentes tipos de rosto, cabelo e estilos. Analise bem suas preferências pessoais e o resultado que realmente deseja obter, antes de passar a tesoura.
E se você adora saber novidades sobre cabelo, pele, maquiagem e unhas, não pode deixar de acompanhar a nossa página de Beleza. Lá, você encontra muitas dicas e fotos para servir de inspiração.
- Por fim, leia também Cabelo curto repicado: confira 40 inspirações desse tipo de corte que está na moda
Revisado e atualizado por Patricia Zwipp