Doença exige cuidado, pois com o uso de sapatos fechados pode se agravar durante o inverno
Calor e umidade são os grandes facilitadores do surgimento da onicomicose, popularmente conhecida como micose de unha. Andar descalço em locais públicos, como praias e piscinas também representa risco de contato com os fungos causadores da doença. Por isso, é muito comum que após o verão apareçam manchas nas unhas, um dos sinais da doença. Segundo a Dra. Camila Eduardo, dermatologista, é preciso procurar um médico e iniciar logo o tratamento, pois a tendência é que a micose se agrave durante o inverno devido ao uso de sapatos fechados.
A micose de unha é um tipo de infecção causada por fungos que afeta aproximadamente 20% da população brasileira e pode incomodar muito se não for tratada corretamente. Praticamente assintomática, a doença é percebida por provocar deformidades. Como o crescimento da unha é lento, o tratamento deve ser feito por um longo período: em média 12 meses para unhas dos pés e 6 meses para unhas das mãos.
A Dra. Camila Eduardo alerta para o fato de que pomadas ou loções utilizadas para tratar micose de pele não são eficientes nas unhas. Segundo o especialista, um tratamento tópico é capaz de penetrar nas camadas da unha é o esmalte terapêutico, que deve ser associado ou não a medicamentos orais, dependendo do grau de acometimento da unha.
No Brasil está disponível o esmalte terapêutico com amorolfina, uma substância internacionalmente conhecida e de eficácia comprovada que traz mais conforto e praticidade ao paciente, já que exige apenas uma aplicação semanal.
Durante o tratamento da micose de unha, alguns cuidados devem ser tomados para evitar a transmissão da doença e até mesmo a recontaminação. “Se uma pessoa tem micose, mesmo estando em tratamento, o sapato fica contaminado e o fungo tem condições de se proliferar, por isso é importante não usar o mesmo sapato sem fazer a higiene adequada”, ressalta a Dra. Camila Eduardo.
Ainda de acordo com a dermatologista, algumas pessoas têm maior predisposição ao desenvolvimento da doença, às vezes, pelas condições locais que facilitam a infecção. Nesses casos, a reincidência da doença pode dificultar a adesão ao tratamento. “Quando o paciente segue a orientação do especialista e realiza os procedimentos adequados no tempo recomendado, há sucesso no tratamento. No entanto, algumas pessoas acabam não dando sequência aos cuidados, o que atrapalha os resultados”, explica.
Foto: Foot and Ackle Center
Confira dicas para prevenir e cuidar da micose de unha:
Evite andar descalço em locais como praias, piscinas e vestiários. Use sempre um chinelo.
Pessoas que ficam por muito tempo em contato com a água estão mais suscetíveis a micoses nas unhas das mãos, pois as unhas ficam úmidas. O ideal é usar luvas.
Não compartilhe toalhas de praia e banho.
Higienize corretamente os pés, seque bem e use talcos antifúngicos. O secador de cabelo pode ajudar a eliminar a umidade.
Mesmo estando em tratamento, o sapato fica contaminado e os fungos têm condições de se proliferar. Por isso é importante deixar os sapatos arejarem após o uso e evitar utilizar o mesmo calçado todos os dias.
Deixe os pés respirarem, sempre que for possível. Use sapatos arejados.
Tratamento
Loceryl (cloridrato de amorolfina) é um esmalte terapêutico que combate com eficiência os principais fungos causadores da micose de unha. O produto necessita de apenas uma aplicação por semana sobre a unha infectada, pois mantém sua concentração no local.
Com excelente custo-benefício, Loceryl oferece tratamento completo, com um kit que pode tratar até três unhas durante seis meses. O kit contém um frasco com 2,5ml de esmalte terapêutico, dez espátulas, 30 lixas e 30 compressas embebidas em álcool isopropílico. O kit permite a higiene adequada da unha, retirando a camada de esmalte deixada pela aplicação anterior e preparando a unha com a lixa para receber a nova aplicação.
Mais informações no site: http://www.loceryl.com.br/
LOCERYL (cloridrato de amorolfina). MS-1.2916.0036
LOCERYL Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses) causadas por dermatófitos, leveduras e fungos filamentosos não dermatófitos.
LOCERYL Creme (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de dermatomicoses causadas por dermatófitos, como tínea do pé (pé-de-atleta), tínea da virilha, tínea do corpo, tínea da mão. Além disso, é também indicado na candidíase cutânea e pitiríase versicolor.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
LOCERYL® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Sobre a Galderma
Fundada em 1981, a Galderma é uma companhia farmacêutica global dedicada exclusivamente à dermatologia. A empresa possui 31 filiais distribuidoras de seus produtos em todo o mundo e 4 mil colaboradores. O extenso portfólio da empresa está disponível em 70 países e é composto por produtos indicados para tratamentos dermatológicos, incluindo acne, rosácea, onicomicose, psoríase e dermatoses, transtornos pigmentares, câncer de pele e soluções médicas para senescência (envelhecimento) da pele. Em 2011, a Galderma adquiriu a Q-Med, companhia médica sueca especializada em estética, fortalecendo sua presença neste mercado.
Com aproximadamente 19% da receita investida a cada ano em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos e tecnologias, a empresa é uma das companhias que mais investe no mundo nesta área. São quatro centros P&D de última geração, dos quais, o de Sophia Antipolis, na França, é um dos maiores sites de dermatologia do mundo. E quatro unidades de produção empenhadas em proporcionar uma ampla gama de soluções médicas inovadoras e capazes de satisfazer os mais elevados padrões de segurança e eficácia
Para mais informações, visite www.galderma.com.br
Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem
Foto de abertura: Dáma