Com certeza você já ouviu que as sobrancelhas são a moldura do rosto. Clichês a parte, não podemos negar a sua importância no mundo da beleza. Poucas vezes na história elas foram tão lembradas e celebradas como são hoje em dia. Por isso, preparamos um dossiê da sobrancelha, repleto de curiosidades e informações para você amar (e cuidar) ainda mais as suas!
Destacamos, que o mais importante do que seguir tendências é estar de bem consigo mesmo, encontrando o formato que te deixe mais feliz. Para te inspirar, separamos diversas imagens de sobrancelhas, naturais ou desenhadas, que vão mostrar como esses fiozinhos transmitem a personalidade e ajudam a moldar nossa expressão:
Dossiê das sobrancelhas: encontrando o formato ideal
Dossiê da sobrancelha: despenteadas ou bem feitinhas, todas tem sua beleza
Tendências vem e vão, não dá para querer acompanhar todas, certo? Ainda mais quando se trata de algo tão pessoal, que serve de moldura para o rosto.
Como aqui no Fashion Bubbles a gente acredita que moda tem tudo a ver com personalidade, na beleza não poderia ser diferente: o formato ideal é aquele que nasceu contigo, às vezes só precisa de uma pequena ajudinha da pinça para ficar com sobrancelhas dignas de Hollywood.
Se você exagerou na depilação nos últimos anos e acabou com os fios falhados, não se desespere: tem solução. Olha só como eram as minhas:
Dossiê da sobrancelha: reencontrando o formato natural
Viram? Eu disse que tinha solução. Com um pouco de paciência, você chega lá. Abaixo, algumas dicas pra ajudar no processo:
- Deixe crescer: sim, sabemos que é chato e as vezes aqueles fios bagunçados vão te deixar com vontade de sair arrancando tudo, mas você precisa recuperá-los para preencher as falhas.
- Encontre uma designer de confiança: não faça as sobrancelhas em qualquer lugar, encontre alguém em quem você confie para te orientar e não tirar nada além do necessário. Depois que você conseguir recuperar os fios perdidos, ela irá ajudar a encontrar o desenho natural.
- Esconda a pinça: sabe aquela pinça que fica dando bobeira ali perto das maquiagens? Ela remove aqueles excessos indesejáveis, mas também pode ser uma “arma” na mão de quem não sabe quando parar.
- Preencha: se os fios estiverem muito ralos ou claros, encontre uma sombra específica para a cor da sua sobrancelha. O preenchimento dá a impressão de uma sobrancelha mais cheia (pode ser com lápis ou gel, mas cuidado para o efeito não ficar muito artificial).
- Modele: se você quiser um look mais Kim Kardashian, com sobrancelhas bem desenhadas e arqueadas, vale a pena recorrer ao youtube. Inúmeros gurus da maquiagem ensinam, com vídeos bem didáticos, a melhor maneira de maquiar suas sobrancelhas para chegar ao look diva. Mas lembre-se da dica número 2: cuidado para não arrancar muitos pelinhos sozinha e acabar com a sobrancelha falhada de novo.
Em 2013, eu fazia a sobrancelha semana sim, semana não, basicamente em qualquer lugar (não foi à toa que terminei com ela toda falhada, né?). Como na época eu queria ter um desenho mais arqueado e cheio, fui até uma designer de sobrancelhas que me acompanhou no processo. A ideia, na época, era esperar crescer para modelar os fios, mas eu acabei me rendendo ao desenho natural e agora amo ela assim. Hoje em dia, tiro apenas os excessos de vez em quando e vou ao salão a cada mês e meio ou dois, porque ainda não recuperei completamente os fios dos cantinhos.
Dossiê das sobrancelhas: micropigmentação e correções
Um método mais rápido para atingir as sobrancelhas desejadas é a micropigmentação. Muito procurada por quem tem sobrancelhas falhadas ou assimétricas, a técnica consiste na aplicação de um pigmento com agulhas, e pode ser feita esfumada (para quem quer sobrancelhas mais cheias) ou ainda tracejada, imitando o desenho e a curvatura naturais dos pelos (conhecida como fio a fio).
O processo é um pouco doloroso e dura cerca de 1h a 1h30, eventuais falhas podem ser corrigidas com uma sessão de retoque depois de 30 dias completos desde a primeira aplicação.
Dossiê da sobrancelha: micropigmentação esfumada x fio a fio
Além da dor, um dos contras é que, por se tratar de um processo que envolve o depósito de pigmentos na derme através de agulha, o efeito pode durar por anos e se não for bem executado, irá causar arrependimentos (e aí, para remover, só com a despigmentação, feita com ácidos ou laser). O ideal é que a profissional leve em conta o formato natural da sua sobrancelha, para evitar um efeito pesado ou artificial demais.
Existe, ainda, a opção de preencher as falhas com henna. Nessa técnica, a profissional irá pintar a sobrancelha com uma substância natural, extraída de uma planta, que deve seguir o mesmo tom dos fios. A tinta é a mesma utilizada para fazer tatuagens de henna, e ajuda a disfarçar as falhas tingindo o espaço que sobra entre um fio e outro. Nos primeiros dias, a cor fica bem forte, mas o efeito diminui conforme você lava o rosto. O processo é indolor, mas o efeito dura pouco: no máximo 15 dias, se a pele for oleosa, irá durar menos ainda.
Dossiê da sobrancelha: preenchimento temporário com henna
Para quem não deseja se submeter às agulhas e nem à henna, a maquiagem segue sendo a melhor opção. Separamos alguns vídeos que podem ajudar:
Dossiê da sobrancelha: diferentes formas ao longo da história
1950: Nessa época, faziam sucesso os fios cheios, alinhados e bem desenhados, como o das divas Audrey Hepburn e Marilyn Monroe. O formato lembrava um acento circunflexo e as sobrancelhas eram preenchidas com maquiagem.
1960: O desenho começa a ficar mais fino e tem o canto alongado, como o da francesa Brigitte Bardot.
1970: As sobrancelhas ganham um aspecto levemente mais natural. A base permanecia grossa, mas os cantos eram bem afinados. Nada de preencher, a onda era deixar os fios bem ralinhos.
1980: Na década mais libertadora de todas, a pinça foi praticamente abandonada. Quanto mais grossa, reta e desalinhada fosse a sobrancelha, melhor. O look a la Madonna fazia o maior sucesso!
1990: As sobrancelhas naturais ganharam um upgrade. O excesso de pelos foi retirado e o desenho passou a ser mais limpo, removendo apenas os excessos. Julia Roberts foi uma das representantes da beleza da época.
2000: Em contraposição às sobrancelhas naturais da década anterior, a virada do milênio fez com que a mulherada mudasse completamente, afinando os fios e deixando o arco bem marcado (que geralmente era salientado pela sombra branca cintilante… quem lembra?). Nem Angelina Jolie escapou dessa.
2010 – 2016: Nos últimos anos, tivemos uma reviravolta. As sobrancelhas grossas e volumosas voltaram a ser o hit da beleza, deixando muitas mulheres desesperadas para recuperar os pelinhos que os anos 2000 haviam levado embora. Dois looks, em particular, se destacam mais: as sobrancelhas ultra naturais e quase rebeldes da modelo Cara Delevingne e as sobrancelhas perfeitamente preenchidas e arqueadas de Kim Kardashian.
O que ambas tem em comum é o fato de que os desenhos agora respeitam a individualidade de cada um e o ideal é buscar o formato mais natural possível dos fios (ainda que com uma mãozinha da maquiagem)
Cara Delevingne: as sobrancelhas reverenciadas das últimas décadas
Sobrancelhas ao longo dos anos ( Desde de 2016)
Sobrancelhas grossas, cheias de atitude!
Dossiê da sobrancelha: formatos naturais, com pouca correção
Marcadas e bem dramáticas, essas sobrancelhas fazem sucesso nos canais de maquiagem.
Dossiê das sobrancelhas: sem preenchimento e cheias de charme
Salvar
Salvar
Salvar