Curtain bangs é tendência! Como usar a franja cortininha em + de 100 fotos

A franja cortininha, conhecida também como curtain bangs, pode marcar presença em cortes curtos a longos, em diferentes tipos de fios

Fonte: Instagram

Mudar o visual costuma ajudar a elevar a autoestima e a celebrar uma nova fase da vida. Quer passar por uma transformação marcante, mas não sabe o que fazer? Que tal considerar incluir curtain bangas ao corte? A famosa franja cortininha é charmosa, versátil e combina com vários estilos. Além disso, está em alta e pode fazer toda a diferença!

O Fashion Bubbles preparou um artigo especial sobre o assunto. Em seguida, você confere tudo sobre a origem do recurso fashion, como fazê-lo e dicas para modelá-lo. Também mostramos possíveis resultados em diferentes tipos de rosto e de fios. Inspire-se em mais de 100 fotos de curtain bangs para cabelo cacheado, ondulado e liso!

O que é a franja curtain bangs?

Fonte: Instagram @buonalima

Também conhecida como franja cortininha, consiste em fios bem divididos ao meio e cortados em diferentes comprimentos. A fim de obter um aspecto natural, que emoldure o rosto, as laterais da franja se unem ao resto do cabelo em um leve degradê.

Curtain bangs viraram febre no final dos anos 1960, pois era a marca registrada da atriz francesa Brigitte Bardot. No entanto, o corte é atemporal. Por isso, é perfeito para quem quer mudar o look, sem a necessidade de alterar o comprimento dos fios.

A franja também é conhecida como Bardot bangs, por causa da atriz Brigitte Bardot. Fonte: Wikimedia Commons
Franja cortininha com o intuito de inovar no visual. Fonte: Instagram @kelleyscanvas
Curtain bangs podem ter diferentes comprimentos, só para exemplificar. Fonte: Instagram @lockandshade
Curtains bangs com fios azuis com o propósito de trazer modernidade. Fonte: Instagram @styled_by_selena

Curtain bangs feminino

A frana curtininha é super versátil, porque pode ser adaptada para diferentes tipos de cabelo e formatos de rosto. Costuma dar um ar mais descontraído e moderno ao visual.

#actampads1#

Geralmente, é cortada em camadas para dar leveza. Procure por um cabeleireiro de confiança e converse com ele antes do corte para evitar arrependimentos. A dica é aparar entre quatro a seis semanas para evitar que perca a forma.

Fonte: Instagram @littlemissmoon_beauty
Curtains bangs são conhecidas pela leveza que proporcionam. Fonte: Instagram @styled_by_selena
A franja cortininha pode ser modelada de diferentes formas. Fonte: Instagram @hairbabyangel
Cabelos lisos com franjas com o propósito de variar o visual. Fonte: Instagram @remijeffershair
Fonte: Instagram @hirohair
Num rabo de cavalo, a franja fica solta e ganha ainda mais destaque. Fonte: Instagram @curtain_bangs
Fonte: Instagram @thebangsbabe

Famosas com curtain bangs no cabelo

Atualmente, as franjas cortina ou curtain bangs se tornaram o principal modelo de cabelo entre famosas e influenciadoras. Divididas ao meio entre o rosto, dão um ar suave e de leveza, podendo ser adotadas para cabelos de diversos tamanhos e curvaturas e se adaptando ao contorno facial.

Entre as famosas que já viraram adeptas estão Bruna Marquezine, Rafa Kalimann, Camila Coutinho, Nah Cardoso, Claudia Leitte e Lily Collins. Que além do corte tem aderido aos tons das madeixas loiro no tom mel, mais natural, e ao ruivo doce de leite, que completam o visual.

Enquanto Selena Gomez buscou um visual retrô, Billie Eilish deixou o estilo moderno com um corte desfiado. Fonte: Reprodução/Instagram @selenagomez e @billieeilish

Dicas para curtain bangs

Sendo um dos cortes e colorações mais procurados no Ateliê Marianna Calfa, o modelo de cabelo feito em camadas, com as laterais mais alongadas, se caracteriza pelo um aspecto mais natural ao rosto, destacando os principais pontos como maçã, contorno facial e olhos.

#actampads1#
Curtain bangs não tem idade! Camila Cabello tem 24 anos e Jennifer Lopez, 52. Fonte: Reprodução/Instagram @camila_cabello e @jlo

“O curtain bangs e esses tons de coloração são tendência entre as famosas e muita gente vem até o Ateliê com eles como referência quando querem mudar o visual. É um corte prático para o dia a dia, que pode ser finalizado de diversas formas, além de poder ser feito em cabelos de tamanhos e curvaturas variadas. Funciona tanto para quem quer um ar mais despojado, quanto um cabelo mais chique e funcional, totalmente versátil e que combina com vários tipos de rosto”, conta Marianna Calfa, dona do ateliê.

Gabriela Sales e Larissa Manoela apostaram em um estilo de franja mais curto. Fonte: Reprodução/Instagram @ricademarre e @larissamanoela

Outra vantagem das franjas cortinas é o tempo de manutenção, “diferente da tradicional franjinha que precisa de idas frequentes ao cabeleireiro aparar os fios, pois pode atrapalhar a visão quando crescem, com o curtain bangs não é necessário retoques tão rápidos por eles serem laterais e terem um aspecto lindo independentemente do tamanho”, finaliza Marianna.

Já as influenciadoras Niina Secrets e Camila Coutinho usam curtain bangs alongada. Fonte: Reprodução/Instagram @niinasecrets e @camilacoutinho
Enfim, as franjas cortininhas de Duda Reis e Bruna Marquezine são desfiadas. Fonte: Reprodução/Instagram @dudareisb e @brunamarquezine

Como é a franja cortininha?

Como explicado anteriormente, a franja cortininha é caracterizada pela repartição no meio, como se fosse uma cortina aberta. As pontas são um pouco mais longas, criando um efeito de moldura no rosto.

Esse estilo é bastante versátil, pois combina bem com diferentes tipos de cabelo e formatos de rosto. Traz um ar moderno e descontraído ao visual.

#actampads1#
Fonte: Instagram @ahmettunbulofficial
Foto: Instagram @tiagonew
Fonte: Instagram @jordanhairstyles
Foto: Instagram @laurencolors
Fonte: Instagram @pormaroca
Foto: Instagram @burak.altun01
Fonte: Instagram @beautyby.mirandaa
Foto: Instagram @theravenlyn

Franja curtain bangs combina com qual tipo de rosto?

A franja curtain bangs remete a um corte retrô, também muito conhecida como franja “cortininha”, por ser usada, em muitos momentos, partida ao meio, emoldurando as laterais do rosto. 

Fonte: Instagram @basseystay_beat

“Existe um mito de que só alguns formatos de rosto combinam com franja. Todo rosto pode ficar ainda mais bonito com uma franja, só depende da escolha do modelo certo. O ângulo da franja, por exemplo, faz toda a diferença. Ela tem o poder de deixar o rosto mais oval ou mais redondo, dependendo do estilo de corte”, afirma o hairstylist Rudi werner. 

Foto: Instagram @_idbeauty

O expert explica que, no caso da franja “cortininha”, quem tem o rosto redondo deve preferir a versão mais longa dos fios, já quem tem o rosto quadrado, harmoniza melhor com os fios mais curtos. “Uma dica legal é sempre lembrar que as franjas curtas cobrem a testa, porém, podem causar a ilusão de uma testa maior do que as franjas mais longas. Se a intenção é esconder a testa, escolha primeiro um corte mais longo, caso não funcione, ai sim aposte nos fios mais curtos”, ressalta Werner.

Fonte: Instagram @curlsinmyblood
Foto: Instagram @helpmyhair1

Inspirações de curtain bangs

Fonte: Instagram @dreamhairbycelaa
Foto: Instagram @kinlochsalon
Fonte: Instagram @the.labartory
Foto: Instagram @louisa_mazzurana
Fonte: Instagram @beautybytatetaylor
Foto: Instagram @thecurlsanctuary_fl

O legal do estilo de franja curtain bangs é a versatilidade, sendo possível adaptar para diferentes comprimentos e texturas de cabelo.

#actampads1#
Fonte: Instagram @diegopavoni
Foto: Instagram @okyanus_kuafor
Fonte: Instagram @by_bahair
Foto: Instagram @christineleeee
Fonte: Instagram @oneblushsalon
Foto: Instagram @the.labartory
Fonte: Instagram @houseofbeauty.nld
Foto: Instagram @hairtransformation_78
Fonte: Instagram @hairbylessan
Foto: Instagram @bruno.hairartist

Assim, a franja cortininha combina desde os cabelos mais curtos aos mais compridos.

Fonte: Instagram @hirohair
Foto: Instagram @greasyhairqueen
Fonte: Instagram @suphitunbull

Relacionadas

Quem pode usar franja cortininha?

Curtain bangs são uma das franjas mais democráticas que existem. Combina com cortes de vários comprimentos, além de ser perfeita para fios de diferentes texturas. Em seguida, você confere inspirações para cada tipo de cabelo!

Curtain bangs cabelo liso

Acrescentar uma franja ajuda a dar movimento a fios com pouco volume. Fonte: Reprodução/Pinterest
Além disso, pode servir para dar um toque retrô ao visual. Fonte: Reprodução/Pinterest
O estilo fica bem não só em fios longos, como também nos curtinhos. Fonte: Reprodução/Pinterest
Aposte nas luzes a fim de acentuar o aspecto desfiado do corte. Fonte: Reprodução/Pinterest

Cabelo ondulado

A combinação de curtain bangs com ondas leves deixa o visual romântico. Fonte: Reprodução/Pinterest
Ao mesmo tempo, a franja ajuda a suavizar os comprimentos longos. Fonte: Reprodução/Pinterest
Ela se chama cortininha porque ajuda a emoldurar a face. Fonte: Reprodução/Pinterest
O corte todo desfiado deixa o look descolado e atual. Fonte: Reprodução/Pinterest

Curtain bangs cabelo cacheado

Tem cachos e acha que o estilo não vai ficar bem em você? Pois estas fotos provam o contrário! Fonte: Reprodução/Pinterest
A franja cortininha dá balanço aos fios. Fonte: Reprodução/Pinterest
Os fios são cortados na altura dos olhos. Na lateral, descem repicados até se juntarem ao resto do cabelo. Fonte: Reprodução/Pinterest
As pontas dos fios podem ser desfiadas por toda a volta da cabeça. Assim, trazem leveza para o look. Fonte: Reprodução/Pinterest

Curtain bangs cabelo curto

Então, que tal repaginar o chanel clássico com uma franja? Fonte: Reprodução/Pinterest
Sem dúvida, curtain bangs e bob cut são o par perfeito! Fonte: Reprodução/Pinterest
Aqui, por exemplo, temos os cortes shaggy hair e blunt cut. Fonte: Reprodução/Pinterest
Cortininhas mais curtas deixam o visual harmônico. Fonte: Reprodução/Pinterest

Cabelo médio

Aposte na dupla curtain bangs e corte em camadas! Fonte: Reprodução/Pinterest
O long bob, com sua frente alongada, fica ainda mais moderno com franja. Fonte: Reprodução/Pinterest
Com toda a certeza, a cortininha confere delicadeza ao corte reto. Fonte: Reprodução/Pinterest

Curtain bangs cabelo longo

Quanto mais curta a franja, maior será o contraste com os fios longos. Fonte: Reprodução/Pinterest
A fim de obter um resultado mais sutil, use a cortininha alongada. Fonte: Reprodução/Pinterest
Fonte: Reprodução/Pinterest

Como cortar curtain bangs?

O ideal é procurar um cabeleireiro de confiança para não correr o risco de errar. Mas, se você quiser fazer em casa, comece molhando os fios. Então, use um pente para separar a mecha, formando um triângulo.

A fim de obter a franja mais curta no centro e mais longa nas laterais, é necessário cortar em formato de “U” ou de “V”. Para isso, divida a franja ao meio. Pegue a parte da direita, puxe na diagonal e corte em degradê. Repita do outro lado. A influenciadora Dani Albino mostra o passo a passo em vídeo.

O processo para quem tem as madeixas cacheadas é bem parecido. Confira, em seguida, o tutorial da influenciadora Jéssica Gomes.

Como usar franja cortininha?

Sem dúvida, um dos maiores desafios de cortar franja é finalizar os fios no dia a dia. Mas a curtain bangs é de fácil manutenção! Em penteados, por exemplo, ela fica linda usada solta.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Se os seus cabelos são lisos ou ondulados, finalize aplicando um leave-in com protetor térmico na franja úmida. Logo depois, use uma escova cilíndrica e seque com o secador, puxando a curtain bangs para cima. Assim, você consegue mais volume.

Fonte: Reprodução/Pinterest
O shaggy hair é um corte com as pontas desconexas. Então, vale usar um anti-frizz para finalizar. Fonte: Reprodução/Pinterest
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, a dica para quem tem cabelo cacheado é usar um fazer a fitagem. Dessa forma, a franja fica hidratada e modelada. Basta aplicar o creme para pentear mecha a mecha. Em seguida, amasse os fios com as mãos. Depois, é só deixar secar naturalmente ou usar o difusor.

Fonte: Reprodução/Pinterest
Fonte: Reprodução/Pinterest
Montagem Instagram

Curtain bangs: conclusão

Como vimos anteriormente, as curtain bangs não saem de moda e têm o poder de transformar o visual com seu estilo “cortininha”. Podem acompanhar cortes curtos a compridos, com diferentes tipos de fios. O importante é que combine com seu estilo pessoal e faça com que se sinta mais bonita e confiante em frente ao espelho!

E se você adora saber de novidades para cabelos, unhas, maquiagem e pele, não pode deixar de acompanhar a nossa página de Beleza! Lá, você encontra muitas dicas e fotos para servir de inspiração.

Revisado e atualizado por Patricia Zwipp

Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais