Cosméticos personalizados – O futuro da beleza é tecnológico + 2 máquinas da beleza

por Francieli Hess
/ 15 julho 2019 / 6comentarios

Optune, da Shiseido. Imagem via Medium

Tecnologia e inteligência artificial são os pilares da inovação nos cosméticos personalizados. Criados com exclusividade para cada tipo de pele, eles estão, aos poucos, virando uma febre. Descubra tudo sobre essa novidade que guiará o futuro da beleza:

Resumo da matéria:

  • Personalização é o novo luxo no futuro da beleza;
  • Marcas usam tecnologia de ponta e I.A para desenvolver produtos cada vez mais personalizados:
  • Fórmulas exclusivas combinam tipo de pele, condições climáticas, mudanças na rotina mais;
  • Shiseido e Emuage apostam forte na novidade.

Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

Precious Brazil traz instagrammer de gemas e joias para o país

O que são os cosméticos personalizados?

Emuage, a “Nespresso” dos cosméticos

Cada ser humano é único, assim como é a sua pele. Se no passado as linhas de beleza eram divididas entre peles secas, mistas e oleosas, o futuro trará muito mais personalização. Os cosméticos personalizados trazem fórmulas exclusivas, pensadas para se ajustar ao estilo de vida e necessidades específicas de cada pessoa.

Aliando tecnologia de ponta com o melhor da inteligência artificial, esses cosméticos são produzidos sob medida e por isso trazem muito mais resultados do que as versões “genéricas”. Por genéricos entendemos aqueles cosméticos de produção em massa, cuja formulação não leva em consideração as especificidades que só a personalização permite.

Inteligência artificial permite criar cosméticos personalizados mais assertivos

No passado, nós mostramos por aqui como a inteligência artificial estava, aos poucos, revolucionando o mercado da beleza. Nos últimos anos, as rotinas de skincare se popularizaram na internet, abrindo mais caminho para esse mercado. Com consumidores cada vez mais atentos e exigentes, as marcas passaram a apostar em tecnologia de ponta para desenvolver produtos exclusivos.

Emuage, a “Nespresso” dos cosméticos personalizados

Já pensou que incrível produzir seus cosméticos em casa? Com a ajuda da Emuage, a tarefa ficou super simplificada. Essa maquininha inteligente vem sendo chamada de “Nespresso” dos cosméticos devido ao seu funcionamento em cápsulas.

A tecnologia de ponta da Emuage permite que o consumidor crie seus próprios produtos, que vão desde beleza, cabelos e até proteção solar. Basta encher o medidor com água potável, escolher as cápsulas de ingredientes e, na sequência, retirar o produto final. São 3 categorias de cápsulas responsáveis pela textura, princípios ativos e fragrância.

A B2B Cosmetics, responsável pela Emuage, recebeu (pelo segundo ano consecutivo) o “Prêmio Inovação” na feira de exposição Consumers Electronics Show (CES) em Las Vegas, EUA.

Optune: conheça o app da Shiseido que desenvolve produtos exclusivos para cada consumidor

Em 2018, a gigante Shiseido comprou a startup Modiface, um software de realidade aumentada que permite aos consumidores “testar” maquiagens com a câmera do celular. Esse foi o primeiro passo da empresa no caminho da personalização. Há pouco, a Shiseido divulgou seu novo trunfo. Optune é um dispositivo cilíndrico, capaz de desenvolver fórmulas personalizadas com até 80 mil diferentes combinações.

Como funciona o app da Shiseido que cria cosméticos personalizados?

Apesar de ser super tecnológico, o app Optune tem sua utilização facilitada. Disponível – inicialmente – apenas no Japão, a promessa é de uma uma pele perfeita – por 10.000 ienes (cerca de US$ 92) por mês.

Basta fazer o download do app no Iphone. A partir daí, o software tira fotos do rosto do consumidor e detecta a aparência da pele. Esses dados são analisados em conjunto com os ritmos do sono e ciclos menstruais, assim como com fatores externos, como clima e poluição do ar. Por fim, a máquina propõe combinações exclusivas para desenvolver a rotina de skincare ideal.

Perfeito, né? De acordo com os executivos, em caso de sucesso a tecnologia deverá ser exportada para outros países. Ficamos no aguardo!

Confira super lançamentos de beleza e bem estar:

View this post on Instagram

Na #consulfarma2019 conferindo de perto os lançamentos da @galenafarmaceutica . Entre os destaques estão: o Lipowheat, o shot da beleza, gotinhas que aumentam a hidratação da pele em até 63% e diminuem as rugas em até 22%. . O Happy Night e Happy Morning, ativos para você usar antes e depois de uma noite intensa que protegem e recuperam pele e organismo, assim você não precisa lidar com aquela “cara de ressaca”. . Já o GoBHB +ID-aLG oferecem saciedade e termogênese, além de reduzir a absorção de gordura e carboidrato. O GoBHB atua como fonte de energia para o organismo e potencializador de dietas restritas. Enquanto, o ID-aIG é um suporte ao gerenciamento de peso. . O Sfíngoni é uma fórmula desenvolvida para o crescimento de cílios e sobrancelhas, estimulando a atividade celular dos queratinócitos do folículo piloso e do bulbo, proporcionando fortalecimento e crescimento dos fios em até 30 dias. . O meu é o Lipowheat, o shot da beleza e hidratação. E o seu qual é? • • #shotdabeleza #ativosfarmacologicos #hidratacaodapele #hidrataçãodapele #galenafarmaceutica #consulfarma #consulfarma2019 #belezaecosmeticos #farmáciasdemanipulação #farmaciasdemanipulacao #fashionbubbles #fbbelezaeestetica #rovellaschultz #beleza #belezaecosmeticos #dicasdebeleza #dicasdebelezaesaude #ficaadica #ficaadica😉

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

Agora a beleza deste belíssimo desfile!

View this post on Instagram

Começando a semana em alto estilo com esse incrível desfile da @irisvanherpen , marca holandesa super futurista que a gente ama de paixão! . #Repost @ffw with @get_repost ・・・ A #IrisVanHerpen acaba de mostrar sua nova coleção em Paris e mais uma vez deixou todos os convidados impressionados ao mostrar um vestido que se movia por energia cinética feito em colaboração com o artista Anthony Howe, que também foi o autor da instalação-cenário do show. . Nada de energia elétrica foi usada, somente o vento e a física. . . Anthony Howe fez também a escultura que envolvia a pira olímpica nas Olimpíadas 2016 realizada no Rio de Janeiro. . 📽 @susiebubble #pfw #fashion #fashionshow #ss20 #fashionbubbles #desfilesincriveis #arteemoda #arteemodasustentável #modasustentavel #modafuturista #blogsdemoda #modacomconteudo #conteudodemoda #conteúdo #desfilesinternacionais

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

Veja também:

Cosméticos e Tecnologia – Como a Inteligência Artificial pode mudar o futuro da beleza

15 julho 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess