Cosméticos Manipulados – Farmácias entram na onda da personalização

por Francieli Hess
/ 16 julho 2019 / 1comentarios


Confira dicas na hora de escolher farmácias de manipulação.

A personalização é o futuro da beleza e os cosméticos manipulados, é claro, não ficariam de fora. No mundo inteiro, farmácias de manipulação apostam em fórmulas exclusivas. Elas vão desde produtos para a pele até os cabelos, tudo pensado para as necessidades específicas de cada cliente. Saiba mais sobre a tendência:

Resumo da matéria:

  • Na onda da personalização, cosméticos manipulados viram tendência;
  • A grande vantagem é a adaptação de ativos, texturas e acabamentos que são pensados com exclusividade para cada consumidor;
  • É preciso ter cuidado na hora de escolher a farmácia de manipulação para garantir a procedência e qualidade.

Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

 

O que são os cosméticos manipulados?

Um cosmético manipulado é uma fórmula prescrita (preferencialmente por dermatologistas) e personalizada. Diferente dos cosméticos tradicionais, esses personalizados permitem combinar substâncias na proporção correta, com textura e acabamento que atendam as necessidades de cada pessoa. Entre eles temos cremes para a pele, anti-envelhecimento, protetores solares e até mesmo cosméticos para cuidados com o cabelo.

Como vantagem, o resultado dessas formulações favorece a exclusividade. Grau de oleosidade, doenças prévias, sensibilidade, alergias e cor são levadas em consideração na hora de prescrever a fórmula. Sabe aquele creme com o ativo super potente, que todo mundo ama, mas não funcionou na sua pele? Esse tipo de situação pode ser facilmente evitada com o uso dos cosméticos manipulados.

Afinal, cosméticos manipulados são tendência?

Sim! Mesmo apesar de existirem há algumas décadas, eles ganham cada vez mais destaque mundo afora, se transformando, assim, em uma forte tendência no mercado da beleza.

Afinal, na era da personalização, nada mais exclusivo do que uma rotina de cuidados pensada exclusivamente para você. Apesar de muitas marcas investirem em gadgets e tecnologia artificial para criar suas formulações, hoje a forma mais comum de adquirir um cosmético manipulado é com receita médica.

Nesse caso, o dermatologista irá analisar a sua pele, rotina e especificidades para só então definir a fórmula. O que é excelente, já que assim você pode combinar ativos na proporção necessária e com o melhor acabamento para o seu tipo de pele.

Quais cuidados devo ter ao comprar cosméticos manipulados em farmácia?

Com a lei brasileira vigente, as farmácias de manipulação são o único local autorizado a preparar e comercializar cosméticos de fórmula manipulada via receituário. De acordo com Eunice Fidalski, expert em consultoria e auditoria da área farmacêutica, é imprescindível optar por farmácias que possuam processos rigorosos e fornecedores qualificados.

Ainda que o processo seja regulamentado pela ANVISA, é preciso redobrar as atenções. Como as fórmulas finais entregues ao consumidor não são testadas pelo órgão competente, nós recomendamos frequentar apenas farmácias de confiança, para garantir, que o ativo e a quantidade prometida realmente esteja no cosmético.

Como escolher minha farmácia de manipulação?

A grande dica é pedir indicação direta ao seu dermatologista e amigos e questionar de onde vem as matérias primas junto ao farmacêutico responsável.

Na hora da escolha vale levar em conta três passos:

  • Pesquise a marca dos insumos utilizados pela farmácia;
  • Veja na Internet o histórico da farmácia de manipulação;
  • Confira se tem depoimentos na Internet ou se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui.

Assim você terá mais segurança sobre a qualidade dos seus cosméticos exclusivos.

 

 

Dica de marca de insumos de qualidade

A Galena Farmacêutica, por exemplo, possui mais de 30 anos de tradição e é pioneira na distribuição de insumos com qualidade para o mercado farmacêutico. Hoje, a empresa está presente em 14 países e fornece mais de 600 insumos, dos quais 200 são exclusivos.

Como garantia de procedência e qualidade, segurança e eficácia comprovadas, a Galena disponibiliza seu exclusivo selo de autenticidade. Assim, se você manipular o seu cosmético e ele vier com esse selinho, pode saber que o produto é de confiança. Bacana, né?

cosméticos manipulados selo de autenticidade galena

Premiumrização

Junto com a Personalização, outra tendência de mercado  que vem com muita força é a Premiumrização que trata da transformação de produtos comuns em especiais com melhorias significativas de qualidade e acabamento.

Para Agenor Giuliette Jr, CEO da Galena, os consumidores estão mais propensos a adquirir  produtos com maior valor agregado com a certeza de ser o produto perfeito e ter sua qualidade garantida, assim a farmácia de manipulação deve estar atenta a quatro princípios:

  • Autenticidade
  • Alusão a um vida luxuosa
  • Experimentação
  • Personalização / Customização

O mercado tem demonstrado um movimento natural de premiunização, mas o processo deve ser feito com cuidado porque existem riscos, como banalização e uso indevido do termo.

Veja também:

https://www.fashionbubbles.com/beleza/cosmeticos-personalizados-futuro-beleza-tecnologia/

View this post on Instagram

Tecnologia e inteligência artificial são os pilares da inovação nos cosméticos personalizados. Criados com exclusividade para cada tipo de pele, eles estão, aos poucos, virando uma febre. . 🔹Personalização é o novo luxo no futuro da beleza; . 🔸Marcas usam tecnologia de ponta e I.A para desenvolver produtos cada vez mais personalizados; . 🔹Fórmulas exclusivas combinam tipo de pele, condições climáticas, mudanças na rotina mais; . 🔸Shiseido e Emuage apostam forte na novidade. • • #cosmeticospersonalizados #belezaetecnologia #belezaeinovação #inovação #macrotendencias #cosmeticospersonalizados #formulasexclusivas #fórmulasexclusivas #beleza #belezaecosmeticos #fashionbubbles #fbbelezaeestetica #belezadofuturo #tecnologiaeinovação #blogsdemoda #dicasdebeleza #farmaciasdemanipulacao #personalização #tendências #peleperfeita

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

 

16 julho 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess