Como secar os cabelos corretamente? Dicas de experts para o Inverno

por Francieli Hess
/ 26 julho 2019

No frio, saber como secar os cabelos corretamente é muito mais do que a garantia de fios bonitos. Afinal, a mistura de água quente, secador e chapinha danifica não somente os fios, mas também o couro cabeludo. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para não errar mais na saída do banho:

Resumo da matéria:

  • Banhos muito quentes e uso excessivo do secador são inimigos dos cabelos;
  • Descubra quantas vezes por semana você pode utilizar o secador e aprenda a escolher a escova correta para cada tipo de cabelo;
  • Cuidados com a secagem em casa e a higienização correta das escovas.

Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.

 Kinfolk e Umbro apresentam collab lifestyle exclusiva

A importância de secar os cabelos corretamente

Nessa época do ano, as pessoas não gostam de deixar o cabelo secando ao natural. Isso aumenta, de forma expressiva, o uso do ar quente do secador que provoca o enfraquecimento dos fios. Some o secador ao calor excessivo dos banhos e você terá a receita do desastre!

Além do ressecamento, a queda da temperatura acaba favorecendo as dermatites que provocam descamação no couro cabeludo. É o caso da famosa  dermatite seborreica, a caspa. Como a água quente irrita e resseca a região, o couro cabeludo passa a fabricar mais sebo. Com o auxílio do ar quente, a situação pode virar um transtorno.

No entanto, vale ressaltar que você não precisa abandonar, de vez, o secador e a chapinha. Porém deve ter cuidados redobrados!

Como secar os cabelos corretamente?

Agora que você já sabe dos perigos da secagem incorreta, nós reunimos os experts para ajudar a reduzir os danos. De acordo com os médicos tricologistas (área da dermatologia especialista na saúde capilar)  Carlos Henrique Camilo, especialista em transplante capilar pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e João Gabriel Nunes, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo, passos simples podem fazer toda a diferença.

1. Atenção ao momento pré-secagem

Use uma toalha seca e retire bem o excesso de água. Segundo Dr. João Gabriel, o primeiro passo é optar sempre pelo tipo de shampoo adequado ao seu cabelo e evitar que o mesmo esteja encharcado após o banho. Nesse caso, o excesso de água atrapalha a secagem e ainda danifica as fibras capilares porque aumenta a exposição às altas temperaturas!

2. Hidratação antes, durante e depois!

No inverno os fios ficam mais ressecados e ásperos ao toque. Portanto, a hidratação é fundamental. Após remover as impurezas do cabelo, hidratar é palavra de ordem da estação.

Conforme explica Carlos Henrique, é ela que protege os cabelos dos danos que a escova pode causar: o calor resseca os fios e pode torná-los quebradiços. Assim, a hidratação é responsável pela proteção dos fios, nutrindo-os e deixando-os mais fortes e brilhantes.

Lembre-se de usar um protetor térmico e, se necessário, um finalizador que não pese nos fios.

3. Quantas vezes na semana posso utilizar o secador de cabelos?

Não é recomendado secar os fios com o aparelho mais de duas vezes na semana. Ainda que você execute todo esse guia passo a passo de como secar os cabelos corretamente, o excesso no uso é um inimigo natural dos fios. Também é importante preparar o cabelo para receber o calor do secador, conforme explicado nos passos anteriores.

Dúvidas na hora de escolher o melhor secador? O site OGLF (Our Good Living Formula) pode ajudar

4. Como escolher a escova ideal para o meu cabelo?

Agora quem explica é a técnica cabeleireira Renata Brandão, da Marco Boni. Para ela, é ideal que as escolhas sejam sempre escolhidas de acordo com o tipo do fio. Cabelos grossos e de difícil alinhamento, por exemplo, devem utilizar escovas de maior tração. Optar por escovas com tufagem diagonal ou então com as pontas arredondadas irá facilitar a escovação.

 A Escova Anti-Slip, Michel Mercier Professionnel, possui 3 níveis para cabelos finos, normais e espessos. O nível 3 é ideal para desembaraçar o cabelo afro sem dor e sem prejudicar os cachos!

A Escova Desembaraçante Hair Free, da Marco Boni, é ideal para cabelos secos e molhados. Ela ainda funciona para todos os tipos de fios, já que conta com cerdas macias e em diferentes níveis. 

Já aqueles com cabelos médios e fios finos que não tenham muita dificuldade de alinhamento devem potar pelas escovas com tufagem reta. Por outro lado, cabelos porosos e quebradiços obterão melhores resultados a longo prazo se optarem pela suavidade das escovas de tufagem única, que não danificam os fios.

5. Quais cuidados devo tomar ao secar os cabelos no salão?

Segundo o médico João Gabriel, o mais importante confiar no profissional que fará o procedimento. Pomadas ou cremes oleosos devem ser evitados na finalização pois podem dar um aspeco pesado ao fio. Caso seja a sua primeira vez no salão e você ainda não conheça os profissionais, converse e explique sobre o seu tipo de fio e como ele reage aos produtos. Desse modo, você terá mais chances de sair do salão feliz e realizado.

6. Higiene correta da escova de cabelo faz toda a diferença!

Por fim, vale lembrar que as escovas de cabelo também precisam ser higienizadas em casa. Quando sujas, podem ser veículos de transmissão de seborréia, caspa e até mesmo piolhos! Assim, cuidado redobrado para quem divide a escova com mais pessoas na casa.

O ideal é fazer a higienização uma vez por semana.

  • Como limpar corretamente a escova de cabelo?
  1. Primeiro, retire todo o excesso de fios com um pente fino. A Marco Boni, possui um acessório (8092) limpador de escovas que retira o excesso de fios sem danificar as cerdas.
  2. Em seguida, deixe a escova de molho numa solução de água e sabão por dez minutos;
  3. Enxágue e deixe secar bem antes de usar. Aqui, você pode utilizar um secador de cabelos para agilizar o processo. Caso necessário, também é possível utilizar um higienizador bactericida em spray após a lavagem.

 

Gostou? Então dá uma forcinha e segue a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial e @denisepitta.

View this post on Instagram

Blowout – Se você é aquela crespa ou cacheada que não dispensa um bom cabelo volumoso, este post é para você. Existem vários truques espalhados pela internet, mas nada melhor do que uma técnica profissional, né? Se liga no blowout! . Se formos traduzir ao pé da letra, blowout significa soprar e com o auxílio de um secador e uma escova o efeito é criado. A técnica irá desmanchar a curvatura do seu fio, fazendo com que ele fique ainda mais volumoso e para cima. Então se você é adepta ou adepto ao cacheado “estilo Maisa”, chegou o momento de inovar. Lá no www.fashionbubbles.com tem vídeo com #passoapasso. . @lucasbelido arrasou na pauta! • • #cabelo #cabelocrespo #cabelos #dicasdecabelosebeleza #cabeloscrepos #blowout #penteados #tecnicascapilares #blogsdemoda #blogsdemodaebeleza

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

View this post on Instagram

Tecnologia e inteligência artificial são os pilares da inovação nos cosméticos personalizados. Criados com exclusividade para cada tipo de pele, eles estão, aos poucos, virando uma febre. . 🔹Personalização é o novo luxo no futuro da beleza; . 🔸Marcas usam tecnologia de ponta e I.A para desenvolver produtos cada vez mais personalizados; . 🔹Fórmulas exclusivas combinam tipo de pele, condições climáticas, mudanças na rotina mais; . 🔸Shiseido e Emuage apostam forte na novidade. • • #cosmeticospersonalizados #belezaetecnologia #belezaeinovação #inovação #macrotendencias #cosmeticospersonalizados #formulasexclusivas #fórmulasexclusivas #beleza #belezaecosmeticos #fashionbubbles #fbbelezaeestetica #belezadofuturo #tecnologiaeinovação #blogsdemoda #dicasdebeleza #farmaciasdemanipulacao #personalização #tendências #peleperfeita

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

 

26 julho 2019
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess