Se você passa muito tempo na parte de beleza no TikTok, com certeza já ouviu falar da cirurgia “Buccal Fat Removal”, ou “Remoção de Gordura da Boca”, na tradução livre.
Tudo começou quando a atriz de Glee, Lea Michele, apareceu em um tapete vermelho com as bochechas praticamente irreconhecíveis após passar pelo procedimento.
Então, nas últimas semanas, muitos usuários começaram a especular que outras celebridades provavelmente também haviam realizado a cirurgia.
Você ficou curiosa para saber mais sobre o procedimento? Então, confira nosso guia completo e veja o antes e depois dos famosos.
O que é e como é feito o Buccal Fat Removal?
Segundo a cirurgiã plástica Patricia Marques, especialista em procedimentos faciais e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Buccal Fat Removal é, nada mais que, o que conhecemos no Brasil como bichectomia.
“Basicamente, removemos um tecido gorduroso que existe abaixo das maçãs do rosto. A quantidade deste tecido varia de pessoa para pessoa de acordo com a genética, e dá formato às bochechas,” explica Patricia.
Além disso, é importante ressaltar que para a remoção destes pontos de gordura do rosto, o procedimento precisa ser feito por um especialista.
“Qualquer tipo de procedimento facial deve ser tratado com muito cuidado, em especial os permanentes, como é o caso da bichectomia. Devemos considerar sustentação, nervos, estrutura óssea e muitas outras particularidades.”, ressalta a cirurgiã
Veja um vídeo explicando sobre o procedimento:
Cirurgiã dentista explica o caso de Lea Michele
Para o caso da atriz e cantora americana, Patricia Marques conta que o que causa o estranhamento é a falta de simetria que o Buccal Fat Removal causou em seu rosto.
“Vemos que ela já não tinha uma bochecha muito pronunciada, e um maxilar quadrado e forte. Ao fazer a remoção, aparenta que a parte do meio do rosto não condiz com a parte inferior, dando uma visão desproporcional, ainda mais para quem estava acostumado a vê-la antes”, conta.
Por isso, a bichectomia deve ser reconsiderada caso não haja gordura para remover na região.
“Este ponto de gordura facial, chamado bolas de Bichat, diminui com o tempo. Então conforme envelhecemos e a pele se torna mais flácida, pode faltar o preenchimento que o corpo já oferece naturalmente, causando um nível de envelhecimento precoce.”
Quando fazer bichectomia?
Você quer realizar o procedimento de bichectomia, mas não sabe no seu caso é indicado? Pois então, é importante explicar que todo procedimento deve passar por uma avaliação pré-cirúrgica e, claro, analisar a simetria que irá causar em seu rosto.
Nesse sentido, a profissional destaca que, por exemplo, “os queixos mais finos e pontiagudos, harmonizam melhor com uma maçã do rosto pronunciada, um dos efeitos da cirurgia. A simetria óssea em relação às bochechas é um fator importante a se considerar, pois vai afetar a harmonia facial”.
Porém, Patricia relembra que a decisão final é sempre do paciente.
“Acho qualquer tipo de mudança válida para nos sentirmos melhor com nós mesmos, lembro apenas que certas cirurgias plásticas são permanentes e devem ser consideradas seriamente, e sempre feitas com acompanhamento de um cirurgião membro da SBCP,” finaliza a cirurgiã.
Além disso, confira os pontos negativos da bichectomia:
Então, veja o vídeo da recuperação do procedimento:
Bichectomia: antes e depois dos famosos!
Em seguida, veja mais fotos do antes e depois das celebridades: