Botox capilar – Saiba tudo sobre o tratamento que rejuvenesce os fios
A técnica transforma o aspecto dos cabelos através da reconstrução de cada fio, devolvendo a força, elasticidade e brilho natural das madeixas.
O botox capilar recebeu esse apelido por ter sobre os cabelos ação rejuvenescedora que lembra o efeito da toxina botulínica na pele. Esse é um tratamento intensivo que corrige danos nos fios, devolvendo o brilho e maciez aos cabelos danificados.
Assim, é indicado para todos os tipos de cabelo, mas especialmente para aqueles que sofreram ação de produtos químicos fortes ou uso constante de modeladores, como a chapinha e o babyliss.
Pra que serve o botox capilar?
O botox capilar é uma técnica de tratamento e reconstrução do cabelo que não utiliza produtos químicos fortes.
A ideia é preencher os fios, selar suas escamas e devolver a umidade perdida às madeixas. Assim, o tratamento busca repor a massa dos fios que é perdida através dos processos químicos como alisamentos e permanentes e do uso frequente de modeladores como a chapinha e o babyliss.
Para isso, o botox capilar oferece uma bomba de nutrientes que preenchem falhas e favorecem a reconstrução das fibras capilares. Dessa forma, recupera-se o brilho, maciez e elasticidade do cabelo, eliminando o efeito frisado e as indesejáveis pontas duplas.
O botox capilar alisa o cabelo?
A confusão entre botox capilar e escova progressiva é muito comum. Mas os dois tratamentos são radicalmente diferentes. Como já falamos, o botox capilar não possui produtos químicos na sua formulação. Assim, o botox capilar não alisa o cabelo.
O que muitas vezes acontece é que, ao reestruturar os fios e restaurar sua maciez, o botox capilar dá a impressão de que as mechas realmente estão mais lisas. Assim, quem já tem fios relativamente lisos verá essa característica reforçada, principalmente nos primeiros dias da aplicação.
Como aplicar o botox capilar em casa?
- A aplicação do botox capilar começa com a lavagem dos cabelos, feita com shampoo de limpeza profunda.
- Logo após, é feita a aplicação do produto em todo o comprimento dos fios, iniciando o processo de reposição dos nutrientes.
- Para que faça efeito adequadamente, o botox capilar deve agir nos fios por, pelo menos, 30 minutos.
- Depois disso, os fios devem ser completamente enxaguados e escovados, garantindo que suas cutículas fiquem bem seladas. Assim, isso mantém os nutrientes nos fios por mais tempo, estendendo a durabilidade do tratamento.
- Alguns salões fazem chapinha nos cabelos das clientes após a aplicação. Não há problema nenhum nessa prática, mas também não há necessidade e não influencia o resultado final
Quanto tempo dura cada aplicação?
Até mesmo por não utilizar produtos químicos fortes em sua fórmula, o Botox capilar não é um procedimento de longa duração. Estima-se que seus efeitos durem algo entre 20 e 30 dias, variando de acordo com a frequência de lavagens e produtos utilizados nas madeixas.
No entanto, algumas adeptas relatam que, com cuidados de manutenção, seus efeitos podem chegar a durar dois meses. Assim, se decidir adotar o botox capilar, evite usar shampoos anti-resíduos e faça hidratações em casa quinzenalmente.
De qualquer forma, recomenda-se que o tratamento seja aplicado duas vezes por mês para a obtenção de um melhor resultado. Então ao marcar uma hora para aplicar o Botox capilar, é importante ter em mente que esse não é um procedimento rápido.
Dependendo do comprimento e da quantidade de cabelo, o tratamento pode durar de 2 a 3 horas.
- Veja também: Transição capilar das famosas – Com antes e depois, desafios, dicas e fotos!
Cuidados ao fazer o botox capilar
Sabe-se que algumas marcas que produzem kits de botox capilar passaram a utilizar uma pequena quantidade de formol em suas fórmulas. O formol é um produto químico extremamente forte utilizado para alisar os cabelos.
O grande problema do formol é que ele vitrifica os fios, ou seja, cria uma espécie lâmina em volta de sua estrutura. Apesar do efeito causado ser realmente muito bonito enquanto dura, isso significa que os cabelos não receberão nutrientes e umectantes fundamentais para a saúde dos fios.
Além disso, o uso do formol a longo prazo pode impactar gravemente a massa capilar, afinando os fios e reduzindo o volume. Por isso é importante conferir cuidadosamente a formulação ao escolher o produto a ser utilizado.
Quem pode usar o botox capilar?
A aplicação tópica deste produto é recomendada para pessoas com cabelos frágeis, danificados ou quebradiços.
Além disso, o tratamento com Botox é indicado para a maioria dos tipos de cabelos:
- Cacheados,
- Lisos,
- Grossos,
- Cacheados,
- Finos,
- Grisalhos,
- Loiros,
- Claros e outros.
Se você tem cabelos desfiados, danificados e pontas duplas, deve escolher este tratamento a cada 3 meses. Isso fará com que seu cabelo volte ao normal.
Não indica-se este procedimento para mulheres grávidas.
Além disso, os produtos do botox podem causar sintomas alérgicos. Por exemplo, pele seca e com coceira, dermatite ou eczema.
A maioria dos estilistas não recomenda o uso desses tratamentos mais do que 3-4 vezes por ano. Caso contrário, seu cabelo pode ficar seco e quebradiço.
Loiras podem fazer botox capilar?
Sim! O botox capilar é ideal para cabelos descoloridos. Mas após o procedimento, a porosidade e o ressecamento desaparecem. Além disso, muitas preparações de terapia com botox contêm ingredientes ativos que neutralizam o amarelo do cabelo.
É possível tingir o cabelo após o Botox?
A coloração, independente do Botox, é um processo químico de dar a cor desejada aos cabelos. Esse processo altera as características físicas do cabelo de qualquer maneira.
Qualquer tintura de cabelo afrouxa sua estrutura, assim, os cabelos se tornam mais porosos, mais suscetíveis aos efeitos negativos da radiação ultravioleta.
O princípio do Botox é o oposto da coloração. O Botox sela as escamas de cada cabelo, tornando-o liso. É por isso que deve haver um pequeno intervalo entre os dois procedimentos – cerca de 2 semanas.
Qual shampoo devo usar para lavar o cabelo após o Botox?
O shampoo após o procedimento de Botox deve ser suave e livre de sulfatos, conservantes e corantes. Além disso, você também deve evitar silicone no shampoo (ele só vai deixar o cabelo mais pesado). Então, na hora de comprar dê preferência a marcas bem conhecidas ou por indicação de seu especialista.
Botox Capilar: melhores
- Forever Liss
- Keratinex
- Doux Clair
- Maria Escandalosa
- Madame Liss
- Portier Ciclos B-tox Violet
Quantas vezes você pode fazer botox capilar?
O cabeleireiro poderá determinar a frequência de uso da técnica após a aplicação. Mas isso leva em consideração os seguintes fatores:
- O estado geral do cabelo;
- Frequência de coloração;
- Presença de restrições.
Como escolher o botox para o cabelo?
Antes de decidir sobre a escolha do botox, você precisa se familiarizar com os fins a que se destina:
- Reconstrução: Restaura a haste do cabelo e os folículos capilares após tingimento regular ou permanente.
- Anti-frizz: Indica-se o produto para cabelos ondulados que precisam de cuidados especiais. O medicamento não endireitará completamente os cachos, mas facilitará o cuidado e o penteado.
- Prevenção de danos: O botox protege os cabelos de fatores destrutivos, evitando seus danos, fragilidade, ressecamento e perda.
Fotos de cabelo com Botox
Por fim confira: Shampoo Anticaspa 2020 – Qual o melhor e como escolher o seu e Biotina – Como usar essa vitamina para o cabelo crescer mais rápido.
Por Débora Cunha
Revisado e atualizado por Handreza Hayran