Na última semana, um detalhe que poderia passar despercebido vem conquistando elogios nas redes sociais. Em uma ação que transmite o desejo de realçar a beleza real, a gigante do e-commerce Asos silenciosamente parou de retocar as estrias e celulites nos corpos de suas modelos. As fotos aparecem na sessão de beachwear do site e logo se transformaram no assunto mais comentado do Twitter.
Ao realizar uma compra na loja, a usuária Amy Rowlands reparou as fotos sem retoques e compartilhou em seu Twitter a imagem de uma modelo com estrias bastante visíveis, com a legenda “Muito impressionada pela @ASOS não retocar as marcas de estria da modelo. Ela parece maravilhosa!”. Desde então, o tweet se transformou em um viral e foi compartilhado mais de 49.300 vezes, com mais de 161.232 curtidas no post original.
Beleza Real – Fotos de modelos da Asos sem retoque fizeram sucesso na internet.
Mulheres que compartilharam as fotos se sentiram representadas pelas imagens, que quebram o mito do “corpo perfeito” vendido nas propagandas de biquini. – Beleza Real
Rapidamente, as imagens foram replicadas por mulheres que as definem como belas e empoderadoras, por mostrar que todos os corpos são diferentes e quebrar a ideia de “perfeição” que as fotos de biquini tendem a vender. Embora a Asos não tenha se pronunciado para alegar se a falta de edição foi proposital ou não, o assunto rendeu tanto e as imagens fizeram tanto sucesso que com certeza serão o empurrãozinho que faltava para uma abordagem mais positiva em relação aos nossos corpos. Algumas usuárias do Twitter chegaram a alegar que nunca tinham visto uma modelo magra com estrias e que aquilo era libertador, já que se sentiam muito mais acolhidas e representadas na hora de comprar um biquíni.
Nos últimos anos, cada vez mais varejistas adotam uma abordagem mais natural. Em 2014, a marca de lingerie norte-americana Aerie ficou famosa ao descontinuar o retoque de suas modelos e abraçar a beleza real, mostrando mulheres confiantes e fora dos padrões da indústria da moda. Recentemente, mostramos por aqui que a diversidade está na moda, com a rede Target apostando em mulheres de todas as formas para serem as novas faces da sua campanha de biquinis.
Leia Mais: Beleza Real – Target e Allure celebram a beleza feminina em todas as suas formas
A auto-aceitação e o movimento “body positivity” ajudaram a expandir os nossos referenciais de beleza, fazendo com que a representatividade seja um ponto muito importante no marketing e nas estratégias de vendas das marcas. Hoje vemos modelos de todas as cores, idades e formas, uma ideia que há algumas décadas poderia parecer impossível, mas que vem ajudando muitas mulheres a se aceitarem e amarem seus próprios corpos.
Leia Mais: Retrospectiva 2016 – O ano em que a beleza real dominou as passarelas
Salvar