Beleza Natural – 5 dicas para inserir vinagre de maçã na sua rotina

por Francieli Hess
/ 31 março 2017

ds vinagre de maçã

Além da maquiagem com aspecto mais natural, uma outra grande tendência que já comentamos por aqui é a dos rituais de beleza caseiros, com produtos que facilmente encontramos em nossas despensas. Entre esses ingredientes milagrosos, o vinagre de cidra de maçã (em inglês, apple cider vinegar) tem se consagrado como um dos mais versáteis e eficientes. Ele é rico em vitaminas, cheio de ácidos essenciais e um potente anti inflamatório natural, muito apreciado na gastronomia e, agora, também no mundo da beleza.

É importante buscar adquiri-lo em sua forma orgânica, disponível em casas de produtos naturais, podendo ser nacional ou importado. Antes de usá-lo pela primeira vez, faça um teste aplicando uma pequena quantidade no pulso ou na nuca e aguarde algumas horas, para evitar qualquer reação alérgica. Confira abaixo os principais usos do vinagre de sidra de maçã na rotina de beleza:

1 – Spa para os pés

vinagre de maça 1 vinagre de maça 2

Se você pratica exercícios físicos regularmente ou passa muito tempo com calçados fechados, essa é uma boa prática para incluir no seu dia a dia. O ácido presente no vinagre é um ótimo neutralizador de odores, que também ajuda no combate aos fungos e verrugas (ótimo contra o temível “pé de atleta”).

Ingredientes:

  • ½ xícara de vinagre de cidra de maçã (125 ml)
  • 1 litro de água
  • 2 ramos de alecrim
  • Uma bacia grande o suficiente para você colocar os pés e o líquido do preparo.

Modo de preparo:

  • Aqueça a água junto com os ramos de alecrim e espere ferver. Desligue, despeje em uma bacia e deixe esfriar por alguns minutos, só então acrescente o vinagre e mergulhe seus pés na solução por aproximadamente 15 minutos. Lave e seque bem!

2 – Combate à acne

vinagre de maça 3

O vinagre de maçã é um excelente bactericida, que ajuda a fechar os poros, balancear o pH da pele e ainda tem um grande poder adstringente. A ideia é utilizá-lo como uma espécie de tônico, fazendo o tratamento de 2 a 3 vezes por dia, dependendo do nível de oleosidade da sua pele (cuidado com o efeito rebote!).

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de vinagre de cidra de maçã (10 ml)
  • ½ copo de água (100 ml)
  • 1 disco de algodão

Modo de preparo:

  • Misture bem os ingredientes e umedeça o algodão nesse líquido e aplique. Deixe agir por 10 minutos, depois lave o rosto normalmente. Se a sua pele for muito sensível, adicione mais 100ml de água à mistura.

3. Pós shampoo para cabelos brilhantes e sem caspa

vinagre de maça 5 vinagre de maça 4

Alguns tratamentos para dar brilho ao cabelo usam produtos nocivos como os formaldeídos e alguns apenas servem como uma “maquiagem”, que mascaram o real problema dos fios e não o tratam por inteiro. O ácido do vinagre de maçã ajuda a recuperar o ph dos fios, removendo o excesso de produtos que deixa os cabelos pesados e sem vida.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã (20 ml)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca (para auxiliar no combate à caspa e oleosidade, se o seu problema não for esse, você pode ignorar o ingrediente ou substituí-lo pelo óleo de sua preferência)

Modo de preparo:

  • Após o shampoo e com o cabelo úmido, aplique a mistura nos fios e massageie por 5 minutos, deixando agir por mais 5. Depois, enxágue e aplique o condicionador de sua preferência.

 

4.  Para dentes mais brancos

vinagre de maça 8

Além de usar o vinagre de maçã para remover manchas de café e vinho dos tecidos, você também pode incorporá-lo na hora de remover manchinhas dos dentes. Ele promove um clareamento leve e pouco abrasivo, sendo ideal para quem quer viver uma vida com menos produtos químicos nocivos. Para maximizar os resultados, você pode misturá-lo com o bicarbonato de sódio, formando uma pasta. Aí é só escovar os dentes com essa pastinha (ou com o vinagre de maçã puro) e depois enxaguar a boca normalmente. É importante consultar seu dentista de confiança antes de iniciar qualquer tratamento, ainda que caseiro, ok?

5. Para limpar os pincéis de maquiagem

vinagre de maça 7 vinagre de maça 6

As propriedades antibacterianas do vinagre de maçã são boas também para auxiliar na limpeza dos utensílios que estão diretamente em contato com a nossa pele. Vamos combinar: não adianta gastar uma fortuna em tratamentos para a pele e depois usar o mesmo pincel sujo nela, por meses à fio, depositando camadas e mais camadas de bactérias no nosso rosto. Achou a ideia aterrorizadora, né? Então anota a receita e corre limpar os seus:

Ingredientes:

  • 1 colher de vinagre de cidra de maçã
  • 1 copo de água morna
  • 1/2 limão

Modo de preparo: misture os ingredientes e reserve. Lave seus pincéis normalmente, com água e shampoo de sua preferência, removendo todo o excesso de maquiagem depositado nas cerdas. Depois disso, passe os pincéis na mistura, deixe agir por alguns minutos e enxágue.

Aqui tem uma outra técnica, também com vinagre, para lavar os pincéis.

 

Salvar

31 março 2017
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess