Os anos 2000 estão em alta e a balayage, técnica de coloração queridinha da época, voltou com força. Grandes publicações como Elle Brasil, Elle Reino Unido e Marie Claire Reino Unido já decretaram que essa, sem dúvidas, é a cor da vez.
- Depois veja também Shampoo Tonalizante – O que é, como usar nos cabelos e as melhores marcas. E ainda o artigo de como retocar a raiz em casa com passo a passo e dicas para pintar o cabelo sozinha em casa.
Balayage é tendência para os cabelos em 2021
- Enquanto isso, confira também: Exoplastia capilar: a técnica que alisa e trata os fios de uma vez só.
No início dos anos 2000, a balayage era um fenômeno nacional. Com certeza você já teve (ou conheceu alguém que teve) os fios iluminados com essa técnica à mão livre. Embora tenha perdido seu posto no pódio das tendências, o fato é que a coloração jamais ficou esquecida.
Segundo Richard Ward, cabeleireiro das celebridades de Hollywood, a balayage (ou balaiagem) se manteve especialmente popular entre as celebridades. Ademais, ele pontua que esse é um visual clássico para o tapete vermelho. De fato, famosas como Gisele, Jessica Alba e até mesmo Chrissy Teigen vem investindo nesse estilo de coloração há anos.
No entanto, nos últimos meses a procura aumentou e cada vez mais pessoas se interessam pelo visual. Afinal, se na moda a pedida da vez é por mais conforto e naturalidade, esse desejo se reflete também na beleza. E assim, graças ao efeito iluminado natural e que requer pouca manutenção, a balayage volta a ser hit para as próximas temporadas.
O que é
Em primeiro lugar, vamos voltar às origens. O termo “balayage” vem do francês, da palavra “varrer”. De acordo com Richard Ward em entrevista à Marie Claire UK, trata-se de uma técnica de coloração à mão livre, que deixa os fios com uma aparência natural. Isso porque o efeito é muito suave, sem mechas marcadas e linhas óbvias.
Quando feita por um expert, a balayage traz um visual bem fresh, que é a cara do verão. Sabe aqueles fios levemente queimados pelo sol, com uma abertura de tom bem elegante? Pois então, essa é a ideia por aqui.
Sem toucas ou papel alumínio, a cor é criada sob medida para a cliente, iluminando o rosto. Sendo assim, é um ótimo método para quem deseja atualizar coloração, mas não quer nenhuma mudança muito ousada.
Outra grande vantagem é a manutenção. Uma vez que a coloração é mais direcionada ao comprimento e às pontas, não é preciso se preocupar com retoques frequentes. Desse modo, para manter o cabelo perfeito, basta caprichar na hidratação e corrigir o tom dos fios, quando necessário.
Balayage estraga o cabelo?
Apesar de ser, de fato, uma descoloração, a balaiagem é muito leve, evitando a saturação máxima dos fios. Ela é feita à mão livre e geralmente requer menos tempo no salão, o que resulta em um procedimento menos agressivo para os fios.
Some-se isso ao fato de que a técnica passa longe das raízes e certamente você chegará à conclusão de que os cabelos sofrem menos durante o processo. Portanto, se os fios estiverem saudáveis e bem hidratados, basta manter o cronograma capilar em dia e você atingirá a cor desejada sem danos.
Contudo, o ideal é sempre consultar um profissional e analisar a saúde dos fios. Se o seu cabelo estiver muito danificado, por exemplo, pode ser que o descolorante acabe fragilizando ainda mais. Por isso, antes de qualquer mudança, converse com o seu cabeleireiro para encontrar a melhor solução.
Uma dica, é Óleo de Argan que garante aspecto saudável aos fios, com nutrição intensa e duradoura, trazendo assim, maciez, mechas disciplinadas e sem frizz. Ainda fecha as escamas do cabelo, formando uma película que segura a hidratação, além de proporcionar brilho.
- Veja ainda : Botox capilar – Saiba tudo sobre o tratamento que rejuvenesce os fios.
Quem pode fazer
- E ainda Hidratação para cabelo cacheado – Aprenda como escolher a melhor. Além de Transição capilar das famosas – Com antes e depois, desafios, dicas e fotos!
Uma das grandes novidades da técnica para 2021 é que a balayage está cada vez mais inclusiva. Isso porque o efeito é criado a partir do tom natural do cabelo. Por isso, a técnica pode ser feita por loiras, morenas, negras e ruivas. Basta, é claro, encontrar um profissional capacitado para obter aquele iluminado sutil e cheio de naturalidade.
Outro ponto que as publicações de moda destacam é que as cacheadas estão amando esse efeito. A técnica é perfeita para abrir o tom levemente e realçar ainda mais a beleza dos cachos!
Pensando em clarear um pouquinho os cabelos? Aproveite então para conhecer a técnica morena iluminada que está bombando entre as famosas.
Qual a diferença entre balayage e luzes?
Logo, a principal diferença está na própria técnica. Nas luzes, as mechas recebem a coloração e são envoltas em papel laminado para revelar o tom. Por outro lado, a balaiagem é uma técnica francesa feita à mão livre, isto é: sem nenhum aparato para delimitar os reflexos. Com isso, o efeito é muito mais sutil e leve, quase esfumado.
Portanto, na hora de escolher é importante se guiar pela sua preferência estética. Quem prefere o iluminado mais marcadinho, por exemplo, pode optar pelas luzes. Já para as adeptas do cabelo a la Gisele, o melhor mesmo é a balayage.
Por fim, veja também nosso especial de Shampoo Anticaspa com dicas das melhores marcas e como escolher o seu. E shampoo para cabelos oleosos – Os melhores para todos os gostos e bolsos.