Ah, o verão! Dicas de penteados para encarar o sol e o calor

por Fashion Bubbles
/ 12 novembro 2010 / 1comentarios

Foto: Blog da Adri

Verão é sinônimo de sol e calor – dois fatores que dificultam o bem estar estético dos cabelos. O sol pode ser altamente prejudicial aos fios e o calor derruba qualquer escova ou chapinha, que já são bem difíceis de encarar no verão.

A dica para manter um visual feminino e super na moda é recorrer a alguns penteados que estão super em alta para o verão. Tranças, coques e até mesmo um look meio desarrumado já foram desfilados nas passarelas, se confirmaram como tendências, e são ótimos para encarar a estação mais quente do ano sem perder o glamour.

Rabo de Cavalo

O hair stylist Tiago Parente, do programa Por um Fio, já deu algumas dicas de penteados para o verão em seu blog. Um deles é o rabo de cavalo – super simples e prático, mas com técnica pode se transformar em um look super chic até para festas e ocasiões especiais. Veja as dicas de Tiago Parente para um rabo de cavalo perfeito:

“Faça escova para alisar e deixar os cabelos mais compridos. Para deixar a parte da frente mais estruturada, penteie os fios com os dedos, com as mãos, puxe bem os fios para cima e posicione o rabo na altura desejada. Segure firme com uma das mãos o ponto de marcação do laço. Em seguida, use um elástico preso a dois grampos para prender o rabo de cavalo. Fixe um dos grampos na parte central do ponto de amarração e segure com os dedos. Use o outro grampo como guia do elástico para fazer quantas voltas forem necessárias em torno do rabo. Quando estiver bem preso, fixe o grampo guia no ponto de amarração. Dê uma borrifada com spray de fixação e com os dedos abaixe os fios arrepiados!”

Outra dica é usar uma mecha de cabelo para esconder o elástico. Use um grampo da mesma cor do cabelo para prender a pontinha da mecha e o look está completo. Se você tem aqueles desagradáveis fios de cabelo novo, que crescem junto à testa e ficam arrepiados quando o cabelo está preso, use uma mousse ou spray com fixação normal, mas tome cuidado para não exagerar na quantidade de produto.

Para Marco Antonio de Biaggi, o rabo de cavalo é a melhor alternativa para quem não quer passar calor. “É o look absoluto do verão. Ele pode ser preso perto da nuca, na lateral, e até desfiado para cima”.

“Passe pomada em pó no cabelo seco e, com a ajuda de um pente, amarre com um elástico e dois grampos. Esconda o elástico com uma mecha de cabelo. Se preferir, levante as pontas do cabelo e enrole em volta do elástico”. MG Hair

“Para arrasar: pode ser usado para cima, desfiado e com uma tiara, ou preso na lateral com uma flor”. MG Hair

Tranças

O Fashion Bubbles já fez um especial sobre as tranças, que são o maior hit para o próximo verão. Aqui o Tiago Parente, do Por um Fio, dá um dica simples e diferente para um penteado com trança:

“Em uma das laterais dos cabelos separe três mechas médias e faça trança. Prenda os cabelos em rabo de cavalo juntamente com a trança lateral e pronto! Simples e chique. Sem contar que deixar o cabelo secar numa trança e depois soltar dá um efeito ondulado lindo, assim como o coque.”

Tranças embutidas com fios “escapando” também são uma aposta para o verão. Foto: Capricho

Marco Antônio de Biaggi também concorda que as tranças têm a cara do verão. “Feitas desde a raiz dão um look dominatrix. Com uma mecha na frente são ideais para a noite”.

“Prenda a parte de cima do cabelo e faça uma trança obliqua na lateral. Desfie a parte da frente com a ajuda de um pente fino e amarre para trás. Ou faça gomos no cabelo todo com elásticos da cor do cabelo e prenda como um rabo-de-cavalo”. MG Hair

“Também pode ser usada presa, com uma tiara de metal para dar um toque final”. MG Hair

Clique aqui para ler a matéria especial sobre tranças.

Coques

Os coques já foram considerados um penteado para as “vovós”, mas hoje, sem dúvida nenhuma, é um jeito super chique de prender o cabelo e arrasar em qualquer ocasião. Para o verão é um penteado fantástico, já que a nuca fica toda fresquinha. O hair stylist do Por um Fio dá a dica para fazer um coque simples:

Faça um rabo de cavalo na posição que deseja prender o coque. Faça voltas com o rabo de cavalo em torno do ponto de amarração até formar o coque. Arremate o coque fixando grampos na base do laço para prender e firmar o penteado. Passe um jato de spray para fixar o coque, e com os dedos abaixe os fios arrepiados. Simples assim!

Foto: Oficina da Moda

Dicas de Tiago Parente:

– Antes de começar o penteado, prepare os fios com ceras e pomadas para tirar o frizz.

– Use spray para fixar os fios arrepiados.

– Use elástico da mesma cor dos cabelos.

– Use grampos para dar sustentação ao penteado.

– Use e abuse dos acessórios

O coque que Lily Allen usou em uma campanha da Chanel fez mulheres no mundo inteiro copiarem o visual. Foto: MG Hair

Marco Antonio de Biaggi ensina:

“Desfie os cabelos com a ajuda de um pente fino da raiz até a ponta. Separe a franja de lado, aplique pomada em pó e faça uma banana na parte de trás, prendendo com grampos”. MG Hair

“Pode ser usado sem nada ou com tiaras de flores ou silicone”. MG Hair

Juliana Paes recebe diretora da Marie Claire para integrar o júri do Por um Fio

No “Por um Fio” de sexta, dia 12, os sete concorrentes têm o desafio de produzir modelos para brilhar em uma capa de revista. “Vocês terão que transformar a modelo de vocês em mulheres que você imagine numa capa e hoje vocês vão trabalhar em grupos”, explica Juliana.

“O critério da prova é a adequação do look, o tema da capa, a criatividade e a técnica usada”, completa o coach Tiago Parente. Para ajudar os especialistas Ricardo dos Anjos e Wanda Alves, a diretora de redação da Marie Claire, Mônica Serino, completa o time de jurados que avalia quem dá adeus à disputa pelo prêmio de R$ 50 mil e o editorial da revista Marie Claire.

Como recompensa pelo desempenho na última prova, Andrew Jackson ganha o direito de escolher quem vai ser a sua dupla e quem será a sua modelo. O participante deve também decidir as outras parcerias e qual cabeleireiro trabalhará sozinho. “Os temas são teen, tendência/moda, feminina e rock”, avisa a apresentadora.

“Eu estou conseguindo realizar sonhos e capa de revista é um deles”, comemora André Ramos. O participante Marcelo Formiga ganha 20 minutos a mais do que os companheiros por ter ficado sozinho na prova.

Na sala de eliminação, os participantes têm que defender a escolha do visual e passar pela aprovação dos rigorosos jurados. “Acho que os trabalhos de maneira geral foram bem interessantes porque houve a preocupação em adequar o cabelo a cada revista, cada tema”, avaliou Mônica.

Sobre Por um Fio

O programa reúne 12 cabeleireiros escolhidos em salões de beleza de diversos estados do Brasil. Confinados, eles participam de um desafio diferente a cada semana. Juliana Paes apresenta os competidores, as provas e também conduz o júri, que conta com dois especialistas fixos – Ricardo dos Anjos e Wanda Alves – e com jurados convidados, entre eles celebridades. Tiago Parente é o diretor do salão e responsável por orientar os participantes do reality durante as provas.

Ao final da competição, o grande vencedor vai ganhar a assinatura de um editorial de beleza na revista Marie Claire, além de um prêmio em dinheiro de 50 mil reais. As produtoras Contente Entretenimento e Moonshot Pictures são parceiras do GNT na co-produção do projeto. A L’Oréal também é parceira do “Por um Fio”, através da marca Garnier.

12 novembro 2010
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles