A utilidade das unhas não se resume apenas a roer, unhar, arranhar. É indiscutível que servem também para embelezar e até chamar a atenção alheia. Os famosos e marcantes esmaltes vermelhos nas grandes unhas de mulher poderosa e sedutora dão lugar a criatividade e arte expressas na moda contemporânea.As unhas ganham espaços de expressão cultural e movem um imenso mercado não tão paralelo. Fiquei perplexo com a força das unhas feminas, não querendo limitar a criatividade masculina.
Navegando no site Nails pude testemunhar este grande mercado de moda consumo e comportamento. As unhas permeam a estética, saúde, arte, expressão cultural, sexo, editoriais, propaganda e o mercado de trabalho. O site www.nailsmag.com nos revela os bastidores deste mercado: moda, revistas, publicações, eventos, arte, produtos e cosméticos, propaganda, carreira, podcast, tecnologia e uma grande galeria de fotos.
Me pareceu uma grande cadeia de negócios e que pode passar desapercebido. Entretando alguns antenados já perceberam como explorar tal mercado. Uns amigos do ramo de saúde e beleza disseram que suas principais clientes chegaram ao salão para fazer as unhas (bisbilhotar) e checar o ambiente antes de se disponibilizarem a utilizar outros serviços, como: corte e coloração de cabelo, massagem, etc.
O Verão clama por unhas bem feitas e as legítimas havaianas também não reclamam de acomodar pés decorados por belas unhas. Modelos de mão também se tornam comuns. Entre os adolescentes a febre de brincar com a pinturas das unhas são frequentes, sem contar os tigrões que abusam na base e no brilho.
Este mercado não é exclusivo para mulheres pois tem se expandido ao público masculino, como vocês poderão ver na galeria de foto do site os ambientes customizado para atender tal público. O fato é que a cadeia de negócios que se inicia nas pontas dos dedos pode estender-se para uma infinidade de negócíos que geram muito dinheiro.
Portanto, antes de apontar seu dedo para mim, preste atenção se suas unhas estão na moda!