A moda nas pontas dos dedos

por Carlos Alberto Alves e Silva
/ 01 novembro 2007 / 3comentarios

nails.jpg

A utilidade das unhas não se resume apenas a roer, unhar, arranhar. É indiscutível que servem também para embelezar e até chamar a atenção alheia. Os famosos e marcantes esmaltes vermelhos nas grandes unhas de mulher poderosa e sedutora dão lugar a criatividade e arte expressas na moda contemporânea.As unhas ganham espaços de expressão cultural e movem um imenso mercado não tão paralelo. Fiquei perplexo com a força das unhas feminas, não querendo limitar a criatividade masculina.

Navegando no site Nails pude testemunhar este grande mercado de moda consumo e comportamento. As unhas permeam a estética, saúde, arte, expressão cultural, sexo, editoriais, propaganda e o mercado de trabalho. O site www.nailsmag.com nos revela os bastidores deste mercado: moda, revistas, publicações, eventos, arte, produtos e cosméticos, propaganda, carreira, podcast, tecnologia e uma grande galeria de fotos.

photo_nailart.jpg
Me pareceu uma grande cadeia de negócios e que pode passar desapercebido. Entretando alguns antenados já perceberam como explorar tal mercado. Uns amigos do ramo de saúde e beleza disseram que suas principais clientes chegaram ao salão para fazer as unhas (bisbilhotar) e checar o ambiente antes de se disponibilizarem a utilizar outros serviços, como: corte e coloração de cabelo, massagem, etc.

O Verão clama por unhas bem feitas e as legítimas havaianas também não reclamam de acomodar pés decorados por belas unhas. Modelos de mão também se tornam comuns. Entre os adolescentes a febre de brincar com a pinturas das unhas são frequentes, sem contar os tigrões que abusam na base e no brilho.

nailsmen.jpg

Este mercado não é exclusivo para mulheres pois tem se expandido ao público masculino, como vocês poderão ver na galeria de foto do site os ambientes customizado para atender tal público. O fato é que a cadeia de negócios que se inicia nas pontas dos dedos pode estender-se para uma infinidade de negócíos que geram muito dinheiro.

Portanto, antes de apontar seu dedo para mim, preste atenção se suas unhas estão na moda!

01 novembro 2007
Carlos Alberto Alves e Silva

Carlos Alberto Alves e Silva

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.