Arte Contemporânea – Três artistas plásticos brasileiros que você precisa conhecer: Beatriz Milhazes, Vik Muniz e Romero Brito

por Marcela Leone
/ 11 março 2013 / 10comentarios

Beatriz Milhazes e a obra mais cara do mundo

Você sabia que a artista plástica da atualidade mais valorizada é uma brasileira. Trata-se de Beatriz Milhazes, que no ano de 2012 conseguiu que sua tela “Meu Limão” fosse arrematada por 2,1 milhões de dólares (mais de 4 milhões de reais).

beatriz1Meu Limão – obra de Beatriz Milhazes que a colocou novamente no posto de artista brasileira viva com obra mais cara vendida em leilão

Milhazes já havia conquistado recorde em um leilão em 2008 com a pintura “O Mágico”, vendida por 1,049 milhão de dólares, cerca de 2,17 milhões de reais.

beatriz2O Mágico, de Beatriz Milhazes

A artista iniciou sua carreira nas artes em 1981, ano em que ingressou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Na década, Beatriz Milhazes fez parte das exposições que caracterizavam a Geração 80, grupo de artistas que buscavam retomar a pintura em contraposição à vertente conceitual dos anos 1970, com pesquisa de novas técnicas e materiais.

Mas só a partir de 1990 que Milhazes passa a destacar-se em mostras internacionais nos Estados Unidos e Europa e integra acervos de museus como o MoMa, Guggenheim e Metropolitan em Nova York.

Beatriz Milhazes - ObraMais uma das obras de Milhazes

O lixo vira luxo com Vik Muniz

Já Vik Muniz (nascido no ano de 1961) é um dos grandes nomes da arte brasileira graças a materiais geralmente descartados. Muniz usa lixo e componentes como chocolate e açúcar em suas obras. Ele é tão famoso internacionalmente que no ano de 2010 ganhou um vídeo documentário sobre suas obras intitulado “Lixo Extraordinário”. “Não é bem o material ou o tema, o inusitado é como essas coisas se relacionam”, ressaltou o artista.

vik1Retrato de Monalisa em geleia e pasta de amedoim

vik2O artista trabalha com lixo e materiais descartáveis

vik3Pictures of People, de 2009, criou o logo da Louis Vuitton com pessoas e virou estampa de um lenço comemorativo

Cor e vida nas obras de Romero Britto

Já João Gullart, de nome artístico Romero Britto, iniciou sua carreira aos 18 anos, embora desde criança já demonstrasse talento. Suas obras são conhecidas pela profusão de cores e influência de movimentos como a pop art e até as histórias em quadrinhos. Pernambucano radicado em Miami, em 2005 Britto foi nomeado Embaixador das Artes do Estado da Flórida.O artista também já expôs suas obras em um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre, em Paris.

britto1A New Day, de Romero Britto

britto2Cores e mais cores em Abaporu

britto3O Abraço, mais uma obra de Romero Britto

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda. A Bauhaus, criada em 1919, foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.?? . Linhas simples, geometria minimalista, cores primárias e nada de excessos. São esses os princípios do design moderno segundo Bauhaus. ??? . Muito além de uma estética, essa escola alemã criou uma nova maneira de pensar que completará 100 anos em 2019, influenciando artistas e estilistas atuais. Gostam da referência? Veja matéria completa no www.fashionbubbles.com Link no perfil. ??? . . #modacomconteúdo #históriadamoda #historiadamoda #bauhaus #bauhaus100 #bauhausdesign #bauhausstil #bauhausstyle #fashionbauhaus #fashionbauhaus #fashionbubbles #tendencias2019 #tendênciasdamoda #historiadodesign #blogsdemoda #inverno2019 #modainverno2019 #culturademoda

Uma publicação compartilhada por Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) em

11 março 2013
Marcela Leone

Marcela Leone

Graduada em jornalismo e moda, Marcela é apaixonada por tudo que envolva os universos da moda, beleza, comportamento e cinema. Adora cultura geek, mas só quando o assunto é tecnologia. Já atuou na Revista Estilo, Guia Jeanswear e All Lingeriea, além de coloborar com o Blog do Pro e revista World Fashion.