Sites de crowdfunding propõe o financiamento coletivo para realizar sonhos e fazer a diferença

por Denise Pitta
/ 26 novembro 2013

2013-11-25_181959

Novidade no Brasil, mas muito comum no exterior, os sites de crowdfunding ou financiamento coletivo servem para ajudar pessoas a realizarem seus sonhos sem precisar de financiamento de bancos.

A ideia não é nova, mas atualmente está sendo bem difundida com a facilidade de alcance das redes sociais e da internet. O termo inglês crowdfunding foi criado pelo empresário americano Michael Sullivan, entusiasta de projetos desse tipo, em 2006, mas o uso de financiamento coletivo para arrecadação de fundos para filantropia tem uma longa lista de precedentes, um bom exemplo é o Criança Esperança, iniciativa da rede Globo.

Com o intuito de fazer o bem, ideias como o site Kickante de financiamento coletivo, tem objetivo de unir pessoas apaixonadas pela cultura, causas sociais, arte e empreendedorismo, materializando o desejo de  fazer a diferença, através de projetos grandes e pequenos que influenciem de alguma maneira a nossa comunidade.

crowdfunding vem se popularizando porque, muitas vezes, ideias de ótima qualidade ou inovadoras, que poderiam mudar as nossas vidas, não vão para frente por falta de patrocínio ou até por conta da burocracia que enfrentamos para conseguir um empréstimo bancário ou financiamento através das leis de incentivo.

Como funciona:

2013-11-25_182409

1 – Pessoas querem realizar projetos – Caso você busque um patrocínio para um evento, queira criar um app, escrever uma história em quadrinhos, escrever um livro, o que for, você cria seu projeto, grava um vídeo e apresenta sua ideia a pessoas que frequentam sites de crowdfunding.

2- Pessoas que querem ajudar – Outras pessoas que querem ajudar acessam  esses sites e participam doando o quanto querem quando se identificam com o projeto.

Normalmente quem está idealizando o projeto oferece algumas recompensas baseadas em faixas de doação para quem colabora, ex: se você doar x reais você ganhará uma camisa do projeto, caso doar y reais ganhará uma camisa e uma cópia do cd que gravaremos, e assim por diante.

No Brasil já existem alguns sites deste tipo e o principal deles é o Kickante que possui projetos como o do instituto Chico Anysion e o da ONG Criança Cidadã.

Então, se você quer realizar um sonho, colaborar e conhecer pessoas que tem propostas interessantes para as pessoas, faça parte desta iniciativa que vem crescendo e mudando a cara do Brasil! Saiba mais aqui.

2013-11-25_181926

Veja alguns projetos que estão sendo realizados

2013-11-25_182132 2013-11-25_182150

2013-11-25_182304

Por Denise Pitta e Eduardo Paulo Gasparetto

 

26 novembro 2013
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial