Video exibido na mostra/Foto: Reprodução
Moda, filme e cultura se unem na exposição “Killer Heels: The Art of the High-Heeled Shoe” (Saltos matadores: A Arte dos sapatos de salto-alto) em cartaz desde o dia 10 de setembro, no Museu do Brooklyn de Nova York. A mostra explora o acessório mais provocante desde a sua história até questões mais complexas que envolvem fantasias, funcionalidade, identidade e pode.
De saltos ultra-finos e plataformas até formatos diferenciados e arquitetônicos são trazidos em mais 160 peças expostas, dos mais antigos até modelos recém-desfilados por Celine, Chloé, Prada, Fendi e Chanel. O queridinho de Carrie em Sex and The City, Manolo Blahnik, também não fica de fora. A lista de designers também inclui Alexander McQueen, Vivienne Westwood, Salvatore Ferragamo e André Perugia. Entre os destaques estão a sapatilha de salto de Christian Louboutin, os shapes diferenciados de Zaha Hadid em parceria com a United Nude e o design 3D da estilista Iris van Herpen também para a holandesa United Nude.
Zaha Hadid para United Nude / Foto: Ana Salles Tom Ford / Foto: Ana SallesA exposição ainda traz filmes inspirados no universo sedutor e provocante dos saltos-altos, todos produzidos especialmente para a mostra, com participação especial da top brasileira Aline Weber. No fim, os espectadores são convidados a interagir em um painel de fotos e post-its questionando o que seus sapatos tem a dizer a seu respeito. quem ainda quiser participar no Instagram basta postar fotos com seus pares de salto-alto favorito usando #KillerHeels.
Com curadoria de Lisa Perry, a mostra fica em cartaz até 15 fevereiro de 2015. Quem tiver planos para viajar para Nova York nos próximos meses não pode deixar de incluir o passeio no roteiro. Esta é também uma ótima sugestão para quem busca fugir dos passeios de sempre de Manhattan e explorar mais uma região do Brooklyn.
Killer Heels: The Art of the High-Heeled Shoe
Brooklyn Museum
200 Eastern Parkway, Brooklyn, NY
www.brooklynmuseum.org