A Editora Estação das Letras e Cores apresenta novo título de seu catálogo: “Moda e Modernidade na belle époque carioca”, redigido pela mestre em Comunicação Social, Rosane Feijão.
“Moda e Modernidade na belle époque carioca” tem como tema o Rio de Janeiro do início do século XX e a moda como guia para interpretarmos o período em seus reflexos sociais. Moda aqui entendida para além do vestuário: são também os comportamentos, hábitos e escolhas do cotidiano. Nesse sentido, Rosane Feijão resgata uma série de manifestações (tais como decoração das casas, regras de etiqueta, banho de mar… ) que, relacionadas ao contexto, explicitam o imaginário de uma sociedade.
Se, por um lado, o Brasil busca referências culturais na Europa, por outro lado, o carioca estabelece modos próprios de interpretar e fazer uso dessas referências. A pesquisa que Rosane Feijão compartilha conosco mostra como a identidade carioca inventa suas próprias modas.
No prefácio do livro o Prof. Dr. José Carlos Rodrigues (Doutor em Antropologia pela Universidade de Sorbonne) diz que:
“A autora dirige nossa atenção para as tentativas de mudança dos hábitos da população – como a proibição de andar sem sapatos, de cuspir nas ruas ou de circular pelos novos recintos da cidade com vestes despojadas. Mas Rosane Feijão, além disso, nos convida a frequentar temas em geral muito pouco abordados. Exemplos bastante esclarecedores são a arquitetura das residências, a distribuição dos cômodos das habitações e a circulação entre eles, a iluminação e a ventilação domésticas, a decoração dos interiores das moradias, os mobiliários que povoam as casas, as novas linguagens, os modos e etiquetas, as disciplinas dos corpos, a apresentação pessoal, os vestuários…”
Na apresentação é a Profa Dra Ilana Strozenberg (Doutora em Comunicação pela UFRJ) quem considera:
“Rosane Feijão nos aponta também algumas pistas para pensar como as características específicas do Rio de Janeiro, ao reunir os elementos de metrópole voltada para o trabalho e ao mesmo tempo para o lazer – na medida em que a cidade se expande em direção às praias –, vão aos poucos flexibilizar o padrão europeu, criando um estilo de vida próprio e diferenciado. Com um texto fluente e quase cinematográfico, ilustrado por imagens muito bem selecionadas, o livro é uma leitura prazerosa e esclarecedora tanto para os pesquisadores interessados no Rio de Janeiro quanto para aqueles voltados para temas relativos à moda e à cultura urbana.”
O lançamento do livro acontecerá no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa, dia 16 de junho, a partir das 19 horas.
Sobre a autora
Rosane Feijão é mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio. Graduada em Arquitetura pela Universidade de Brasília, tornou-se professora de História da Moda após concluir os cursos de Design de Moda na Universidade Cândido Mendes e de Figurinista de Teatro organizado pela Prefeitura de Paris. Atualmente desenvolve pesquisa sobre moda na Belle Époque carioca como bolsista do Setor de História da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Fonte: Lu Glaeser