O tão falado e comemorado dia dos pais tem sua origem na Babilônia. De lá foi moldado em argila o primeiro cartão, o de um jovem chamado Elmesu, nele desejava vida longa a seu pai. Mas foi Richard Nixon, presidente dos EUA quem, em 1972 oficializou a data, que nos países americanos, bem como em outros países, é comemorado no terceiro domingo de junho.
No Brasil, graças ao publicitário William Jackson Smart, a primeira comemoração ficou para o dia 14 de agosto em 1953 por causa de São Joaquim, patriarca da família. E até hoje o mês de agosto tem sempre um domingo especial.
Quando falamos em comemoração pensamos em confraternização e isso nos remete à comida! Grande parte das famílias comemora datas como estas nos almoços já tradicionais de domingo. Uns saem para restaurantes, outros preferem a boa e tradicionalíssima macarronada da nona (desta vez preparada especialmente para o nono), ou há aqueles que gostam de arriscar e impressionar o paizão com uma bela novidade na cozinha! Ou quem sabe ainda cozinhar a quatro mãos e fazer o seu pai estrear o belo uniforme e faca de chef que ele ganhou?
Pra quem prefere sair e desfrutar o que existe de melhor na cidade no que diz respeito a gastronomia, aí vão algumas dicas de restaurantes e bares que sempre recebem os papais com aquele capricho.
Dicas de Restaurantes
Em São Paulo os restaurantes AK Delicatessen, Comagnia Marinara e Montechiaro prepararam um menu especial para o almoço. O Aquerelle, o Pateo e o Tarsila sempre fazem menus deliciosos para o dia. Na capital os bares Filial, Boteco Aroeira, Água Doce Cachaçaria, Bar D´Rua e Harry´s Bar também aderiram ao dia dos pais mais despojados, com pratos ou quitutes desenvolvidos para a data.
São Paulo sempre foi um pólo gastronômico incrível, e eu, como apaixonada pela área, arrisco-me a indicar outros restaurantes que são da minha preferência: ICI Bistrô, Di Bistrô, La Tartine, Tordesilhas e Carlota.
No Rio de Janeiro, o Esplanada Grill receberá de braços abertos os papais para além do dia em questão, é que vão comemorar também duas décadas do restaurante originário de São Paulo. O Giusepe Grill, também especializado em carnes fará um menu cuja estrela será a garoupa (saboroso peixe), os restaurantes Opium, Aprazível, Oasis, Majórica, Porção, Tower Grill terão opções de pratos para o almoço dos pais com preços mais acessíveis.
Já para aqueles que estão pretendendo fazer bonito e encher de orgulho o homem mais importante de sua vida, aí vai:
OSSOBUCO AO JUZ DE COZIMENTO COM FETTUCCINE NA MANTEIGA DE ERVAS
1,5 kg de ossobuco
2 litros de caldo de carne
1 cebola picada grosseiramente
3 dentes de alho esmagados
3 ramos de alecrim
1 folha de louro
Pimenta do reino
500 ml de vinho branco
300 ml azeite virgem de oliva
300 ml óleo de cozinha de preferência
Manteiga na temperatura ambiente
Salsinha, cebolinha, estragão picados finamente
***
Coloque os ossobucos em uma tigela e cubra-os com: azeite, óleo e o vinho.
Junte o louro, o alecrim, a cebola e o alho.
Tempere com sal e pimenta e coloque-o em um saco plástico fechando-o.
Chacoalhe bem o plástico a fim de misturar bem todo tempero.
Deixe na geladeira uns 40 minutos no mínimo (dá para deixar de um dia para o outro)
Enquanto isso misture na manteiga, já em temperatura ambiente, as ervas e torne-a à geladeira.
Para preparar:
Doure o ossobuco, sem a marinada (temperos) em uma panela de pressão
Jogue a marinada e o caldo de carne, deixe ferver e então feche a panela cozinhando sob pressão durante uma hora.
Quando ficar pronto (a carne deve estar soltando do osso) coe o molho restante e reserve.
Para a massa:
Cozinhe o fettuccine até ficar al dente, escorra e envolva-o na manteiga de ervas feita anteriormente acrescentando sal e pimenta a gosto.
Agora é só montar o prato: coloque os ossobucos, o molho em cima e o fetuccine ao lado.
Sirva-o com o vinho que seu pai mais gosta e…Feliz Dia Dos Pais!!!!
Por Patrícia Fernandes