O Design das Flores

por Alessandra Gimenez
/ 16 junho 2008 / 1comentarios

image0014

Daniel Ost

Aclamados como os grandes criadores da “haute couture” das flores, os designers florais Daniel Ost, Thomas De Bruyne, Max van de Sluis, Per Benjamin e Gilles Pothier, trabalham com materiais naturais na criação de magníficas obras que nos remetem à fantasia, ao sonho com rara beleza e delicadeza.

image0033

Daniel Ost

As composições nascem de flores, folhas, sementes e frutas que nas mãos destes artistas são dobradas, enroladas, cortadas, torcidas e transformadas. É o recorte da natureza, é a natureza deslocada adquirindo status de obra de arte.

image0055

Thomas De Bruyne

O caráter dos trabalhos é efêmero, no dia seguinte a natureza cobra sua parte. As flores despetalam, as folhas esmaecem os caules se curvam. Por isso, todos os artistas trabalham com um fotógrafo, que através dos seus clicks os tornam perenes.

São todos tão incríveis e vale a pena conhecer um pouco mais de cada um.

Daniel Ost é belga, é mais famoso no Japão do que em qualquer outra parte do mundo, para ele “a diferença entre o ordinário e o extraordinário está nos detalhes”.

Thomas De Bruyne, Max van de Sluis e Per Benjamin, fazem parte de um grupo chamado Life 3, onde desenvolvem trabalhos comerciais em conjunto, apesar de cada um ter seu atelier individual.

image0072

Thomas De Bruyne “Eternal Circles”

Thomas De Bruyne é belga, entre seus temas o “Eternal Circles” tem destaque. O artista teve como intenção refletir a perfeição através do círculo que nunca acaba…que é puro e belo.
image0093

Thomas De Bruyne

image011
Max van de Sluis

Max van de Sluis é holandês, tem como inspiração a arquitetura e a pintura, prefere materiais orgânicos que crescem naturalmente um perto do outro e florescem na mesma estação. Per Benjamin, sueco, acredita que o desafio não é encontrar a mais bela e rara flor e sim encontrar novos caminhos para usar as mais comuns.
image0132

Max van de Sluis

image0151
Per Benjamin
image0171

Per Benjamin
image0192

Gilles Pothier

Gilles Pothier é francês, possui uma loja na Avenida Raymond Poincaré, 97, em Paris. É considerado o melhor florista da França. Trabalha e mora no coração de Paris, é também muito famoso no Japão, o site oficial dele é todo em japonês!
image021

Gilles Pothier

Hoje vivemos a Era do Design, onde todos os esforços mercadológicos se concentram na experiência estética. O professor Fábio Mestriner da ESPM diz que: a importância alcançada pelo design mostra que estamos diante de um fenômeno da vida contemporânea e que o design pode ser considerado uma das marcas registradas deste periodo, todos que atuam nesta área do conhecimento precisam estar conscientes desta situação.

Existe exemplo mais belo do que destes designers, que através de delicadas frações da natureza, editam livros, decoram eventos e residências? É o design na sua essência, a transformação da natureza pelas mãos e mentes criativas do homem.

Agradecimentos:

À Neide J. Ferreira que participou do seminário New Trends in Paris com Per Benjamin e Gilles Pothier em Paris e colaborou na coleta de informações.

Portal Design Brasil
www.designbrasil.org.br

Por Alessandra Gimenez

(Alessandra Janaudis Gimenez é pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM, atualmente cursa pós em Moda e Criação na Santa Marcelina, atua na área têxtil há 7 anos com passagens pela Cia Hering, Vicunha e Rosset. Hoje faz parte do time de compras da Adar Millenium – importadora de tecidos para o mercado de moda. E-mail: alejanaudis@gmail.com .)

16 junho 2008
Alessandra Gimenez

Alessandra Gimenez

Alessandra Janaudis Gimenez é pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting em Milão na Domus Academy, programa em parceria com a Central Saint Martins e o instituto de pesquisa Future Concept Lab. Hoje atua como buyer na Adar Millenium. É importadora de tecidos para o mercado de moda, teve passagens também pela Cia Hering, Vicunha e Rosset.