Fotografia – “Not Just a Girl”: mulheres que mudaram a história do mundo inspiram menina de 5 anos

por Carol Carneiro
/ 18 novembro 2013

Na infância é normal que as meninas tenham as princesas da Disney como referência. Claro que nesta idade é mais do que permitido fantasiar, mas será que também não seria interessante mostrar às crianças quem são as grandes mulheres da vida real?

Foi isso que Jaime Moore resolveu fazer! A fotógrafa estava pesquisando o que fazer para o aniversário da sua filha, Emma, de cinco anos e percebeu um padrão:

“Haviam muitas garotinhas vestidas como as lindas princesas da Disney. Não me levem a mal, eu amo essas personagens, seus lindos vestidos, cabelos perfeitos, vozes maravilhosas e, sobretudo, suas histórias de amores ideais que nos deixam totalmente fascinadas. Mas fiquei pensando: elas são apenas personagens e fantasias impossíveis para a maioria das meninas.”

Mas não é só por que o mundo não é um conto da Disney que significa que a realidade é triste, existem muitas mulheres inspiradoras, lindas e que tem histórias incríveis, fora do mundo dos contos de fada. Ao invés de fantasiar a filha de Cinderela ou Branca de Neve, Jaime transformou Emma em mulheres de carne e osso, que “sem ter conhecido Emma mudaram sua vida para melhor”. No lugar de presentes como bonecas e Barbies, uma sessão de fotos, batizada de “Not Just a Girl”. Um dia de modelo e aula de história para Emma.

“Minha filha não nasceu na realeza, mas num país onde pode votar, ser médica, pilotar, ser astronauta ou até mesmo presidente se quiser. E isso é o que realmente importa.”

Na hora de se “fantasiar” as duas escolheram juntas cinco mulheres importantes para a história e essas foram as vencedoras:

Susan B. Anthony

Feminista do século 19, liderou a luta nos Estados Unidos pelos direitos civis femininos, como o voto.

jaime-moore-not-just-a-girl-1

Emma troca a fantasia de princesas da Disney e encarna mulheres reais que mudaram a história.

Coco Chanel

A estilista francesa influenciou a moda mundial e libertou as mulheres da opressão dos corsets no pós-guerra, verdadeira revolução nos anos 20.

jaime-moore-not-just-a-girl-2

O presente de aniversário de 5 anos de Emma foi uma sessão de fotos e uma divertida aula de história.

Amelia Earhart

A aviadora foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. Ela desapareceu durante um voo, em 1937, e sua história foi contada no cinema em “Amelia” (2009), com Hilary Swank no papel principal.

jaime-moore-not-just-a-girl-3

A fotógrafa e mamãe Jaime Moore mostrou para filha que existem heroínas fora da Disney também.

Helen Keller

Além de ser a primeira pessoa cega, surda e muda a se tornar bacharel em artes nos Estados Unidos, a escritora foi uma importante ativista política.

jaime-moore-not-just-a-girl-4

Emma aprendeu que quem não nasce na realeza pode até não ser princesa (ou pode, né? Kate Middleton tá aí para provar!), mas pode ser médica, astronauta, professora, nadadora…

Jane Goodall

A maior especialista em estudos com chipanzés no mundo. Aos 79 anos a pesquisadora já viveu por muitos anos na Tanzânia em prol do seu trabalho.

jaime-moore-not-just-a-girl-5

As grandes mulheres da história inspiram Emma, de cinco anos.

Emma Moore

Ela ainda não mudou a história do mundo, mas está no caminho certo! Emma para presidente em 2044!!

jaime-moore-not-just-a-girl-6

Emma como Emma, pois ela está determinada a mudar a história!

Fotos:Colherada Cultural
Por Carol Carneiro

18 novembro 2013
Carol Carneiro

Carol Carneiro

Jornalista e Consultora de Imagem, Carol é graduada em Negócios da Moda, com especialização em Jornalismo de Moda e formada em Consultoria de Estilo. Apaixonada por moda, beleza, cinema, música; acredita que tendência vai muito além de “modismo”, é cultura, comportamento.