Vernissage – Veja fotos da exposição “Flávio de Carvalho desveste a Moda da Cabeça aos Pés” no MuBE
“É a moda do traje que mais forte influência tem sobre o homem, porque é aquilo que está mais perto de seu corpo e o…
“É a moda do traje que mais forte influência tem sobre o homem, porque é aquilo que está mais perto de seu corpo e o seu corpo continua sempre sendo a parte do mundo que mais interessa ao homem” Flávio de Carvalho
Com belíssimas fotos que contam 30 anos de moda, arte e cultura o MuBE recebe a exposição “Flávio de Carvalho desveste a Moda da Cabeça aos Pés” composta por fotos e estruturada sobre o contorno do corpo a partir da visão do artista Flávio de Carvalho.
“ Acreditamos que a moda está diretamente ligada à arte e a cultura. Esta ação é mais um passo na sua democratização, pois gera conhecimento e torna a informação de moda acessível a todos”, comenta o idealizador do projeto, Ricardo Feldman, diretor da Livre Conteúdo e Cultura.
A união de ricos ingredientes constitui a grande importância dessa mostra. Composta a partir do primeiro estudo de moda produzido no Brasil por Flávio de Carvalho – um grande artista plástico e pensador que será homenageado na bienal internacional deste ano –, com a riqueza da união da arte com a moda que se manifesta também na curadoria de Agnaldo Farias e Mariana Lanari. Ele, curador da Bienal Internacional de São Paulo deste ano, e ela, editora do livro “30 anos de moda no Brasil -80, 90, 2000”, além de diversos livros de moda publicados no Brasil. Tudo isso aliado a uma vasta pesquisa nos acervos dos mais renomados fotógrafos brasileiros.
“Os ingredientes são vários, temos o primeiro estudo de moda produzido no Brasil por Flávio de Carvalho, um grande artista plástico e pensador que será homenageado na bienal internacional deste ano. Alem disso, a riqueza da união da arte com a moda que se manifesta também na curadoria de Agnaldo Farias e Mariana Lanari. Ele, curador da Bienal Internacional de São Paulo deste ano, e ela, editora do livro “30 anos de moda no Brasil -80,90,2000”, além de diversos livros de moda publicados no Brasil. Tudo isso aliado a uma vasta pesquisa nos acervos dos mais renomados fotógrafos brasileiros”. De 15 de outubro a 14 de novembro no MuBE, com entrada franca.
Com iniciativa e realização da Livre Conteúdo e Cultura e patrocínio da C&A, a idéia da exposição nasceu a partir do lançamento do livro “30 anos de moda no Brasil – 80, 90, 2000”, também patrocinado pela marca.
Flávio de Carvalho (1899 – 1973) foi um grande artista brasileiro. Pintor, desenhista e arquiteto modernista, Carvalho se dedicou a estudar a relação entre a moda e os movimentos da história entre os anos 30 e 50. O resultado desse trabalho foi publicado semanalmente no suplemento feminino do Diário de São Paulo entre março e outubro de 1956. Seus textos constituem o primeiro estudo sobre moda produzido no Brasil. E é por sua relevância que, embora tenha falecido justamente nos anos que antecedem o período tratado pela exposição, a importância que sempre creditou à moda, e o corpo de conceitos que ele elaborou serviram de guia para essa mostra.
Dessa forma, cerca de duzentas imagens foram distribuídas de acordo com temas relacionados às partes do corpo. Tais como: cabeça, cabelo, pensamento, sonho, visão geográfica, joias, ombro, cintura, pernas, calça, pontas do corpo, bailado, sapatos e pés. Cada tema é representado por um conjunto de imagens, que enfatiza aspectos que se repetem nos últimos 30 anos e outros que são de momentos isolados. E para cada grupo foram utilizados excertos de textos de Flávio de Carvalho, que iluminam os aspectos representados e fornecem aos visitantes chaves de leitura para que possa olhar cada imagem e a si mesmo para além da superfície.
As imagens foram extraídas de uma extensa pesquisa nos acervos de diversos fotógrafos brasileiros. São fotos das décadas de 80, 90 e 2000 que retratam de forma ampla as transformações sociais sofridas na moda: das ombreiras oitentistas que refletiam o poder recém adquirido das mulheres, passando pelo look masculinizado de terninhos em cores neutras e pouca maquiagem dos anos noventa até os anos 2000, onde a ausência de tendência e o consumo instantâneo refletem o espírito do tempo. Tudo retratado de forma atemporal pelas lentes de grandes fotógrafos de moda como Bob Wolfenson, Gui Paganini, Jacques Dequeker, Daniel Klajmic, Klaus Mitteldorf, Thelma Vilas Boas e Vânia Toledo, entre outros.”
Saiba mais: MuBE – Apresenta a exposição “Flávio de Carvalho desveste a Moda da Cabeça aos Pés”
Veja fotos da festa de abertura no MuBE – Confira alguns trabalhos e looks dos convidados
Sobre a C&A
Líder do mercado varejista de moda brasileiro e há 34 anos no país, a C&A foi criada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, e a união de suas iniciais deu origem ao nome da empresa. A primeira loja foi inaugurada na Holanda, em 1861. A rede tornou-se uma das primeiras no mundo a oferecer roupas prontas aos consumidores. Em 1911, com o crescimento do negócio, a empresa instalou-se na Alemanha, e, posteriormente, em outros países da Europa.
A C&A possui, atualmente, mais de 1,5 mil lojas na Europa, América Latina e Ásia. No Brasil, a primeira loja foi inaugurada em 1976. Atualmente, a C&A está presente em mais de 60 cidades brasileiras, com mais de 180 lojas.
A C&A convida a todos para um passeio pela moda brasileira dos últimos trinta anos por meio da exposição “Flávio de Carvalho desveste a Moda da Cabeça aos Pés”
Sobre a Livre Conteúdo e Cultura
Pioneira no mercado de publicações customizadas, a Livre foi criada no ano 2000 com o nome de Editora Livre. Trabalhou em diversos projetos editoriais, entre eles a revista da Livraria Cultura, a Estilo Peugeot e a Moda Mix C&A. Há cerca de um ano iniciou sua expansão, abrindo o leque para outras mídias e projetos de cultura, além de projetos especiais para grandes marcas como C&A, Telefônica, espaço em que continua atuante. Com essa abertura, a Livre vem se especializando em descobrir novas linguagens e novos meios de expressão, como é o exemplo de uma revista em quadrinhos a ser lançada em outubro, que tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres nas questões relativas à prevenção do câncer de mama. Em 2008, trouxe para o seu portfólio a renomada Revista S/N, focada em imagem, moda e cultura do Brasil e feita em parceira com o Fotografo Bob Wolfenson e o jornalista Helio Hara. Quem está a frente da Livre é Ricardo Feldman, que nos traz um pouco da visão de sua empresa: “Acreditamos que na era das mídias livres e do excesso de informação, novas linguagens e conteúdos relevantes ajudam a construir relacionamentos” .
Serviço:
“Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés”
Período Expositivo: 15 de outubro a 14 de novembro
Horário de Abertura: de terça a domingo, das 10hrs às 19hrs
Local: Mube – Museu Brasileiro de Escultura
Endereço: Av. Europa, 218 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2594-2601
Site: www.mube.art.br
Entrada franca.
Acesso a deficientes no auditório e nas salas de exposições.
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: