O importante museu britânico Tate Modern, especializado em arte moderna, entrevistou o cineasta Christopher Nolan e descobriu que a influência para a maquiagem do Coringa no filme The Dark Knight, que ele dirigiu, é a obra do artista plástico Francis Bacon.
The Dark Knight é o segundo filme da trilogia que Nolan dirigiu sobre o Batman. O ponto alto do filme é a presença do Coringa, que soma a boa atuação do finado Heath Ledger (que ganhou o Oscar póstumo pelo papel) com uma caracterização brilhante.
Heath Ledger e o make-up artist que fizeram a cara do Coringa, no set de filmagens
Caracterização essa que é, sem exagerar, uma das mais eficientes deste século. Nolan e sua equipe transformaram o Coringa (com ar de desenho animado das histórias em quadrinhos) em um personagem medonho, grotesco e assustador. Aquele sorriso deformado, cada hora com um histórico mais brutal, tomou a cena sempre que apareceu para os espectadores.
O Tate Modern gravou um vídeo com Nolan, como parte de uma campanha sobre 500 anos de arte britânica – o diretor nasceu em Londres, onde está situado o museu. Na entrevista, ele explica que viu pela primeira vez um quadro de Bacon quando era bem jovem. E, desde então, virou seu artista preferido.
“Eu tentei ecoar, ou representar, cinematograficamente”, diz. Ele conta que Ledger e o make-up artist do filme se juntaram para usar a inspiração de Nolan e criar uma cara assustadora, usando a maquiagem de palhaço. Deu certo.
Um pouquinho de cultura:
Francis Bacon nasceu em Dublin, na Irlanda, e é um importante artista plástico do século passado. Suas obras podem ser muito bem descritas como “pesadelos”, e algumas delas têm sido leiloadas atualmente na casa dos milhões de euros.
O Tate Modern está às margens do Tâmisa, em Londres, e tem obras de Picasso, Matisse, De Chirico, Chagall, Braque e do próprio Bacon, além de outros modernosos importantes. Se for a Londres, vale visitar!
Christopher Nolan é um cineasta importante nesta nova safra do cinema. Além dos Batmans com o Christian Bale, fez também A Origem e O Grande Truque.
Três Estudos para uma Crucificação, uma das principais obras de Bacon
As distorções faciais foram uma grande influência
Veja o vídeo completo, em inglês:
Imagens: reprodução