Make do Coringa foi inspirada em artista plástico dark, revela diretor de Batman

por Marcela Leone
/ 28 novembro 2013

O importante museu britânico Tate Modern, especializado em arte moderna, entrevistou o cineasta Christopher Nolan e descobriu que a influência para a maquiagem do Coringa no filme The Dark Knight, que ele dirigiu, é a obra do artista plástico Francis Bacon.

The Dark Knight é o segundo filme da trilogia que Nolan dirigiu sobre o Batman. O ponto alto do filme é a presença do Coringa, que soma a boa atuação do finado Heath Ledger (que ganhou o Oscar póstumo pelo papel) com uma caracterização brilhante.

JOKER5
Heath Ledger e o make-up artist que fizeram a cara do Coringa, no set de filmagens

Caracterização essa que é, sem exagerar, uma das mais eficientes deste século. Nolan e sua equipe transformaram o Coringa (com ar de desenho animado das histórias em quadrinhos) em um personagem medonho, grotesco e assustador. Aquele sorriso deformado, cada hora com um histórico mais brutal, tomou a cena sempre que apareceu para os espectadores.

JOKER6

O Tate Modern gravou um vídeo com Nolan, como parte de uma campanha sobre 500 anos de arte britânica – o diretor nasceu em Londres, onde está situado o museu. Na entrevista,  ele explica que viu pela primeira vez um quadro de Bacon quando era bem jovem. E, desde então, virou seu artista preferido.

JOKER1Chris Nolan em entrevista ao Tate Modern. O diretor revelou que se inspirou em obras de Francis Bacon

“Eu tentei ecoar, ou representar, cinematograficamente”, diz. Ele conta que Ledger e o make-up artist do filme se juntaram para usar a inspiração de Nolan e criar uma cara assustadora, usando a maquiagem de palhaço. Deu certo.

Um pouquinho de cultura:

Francis Bacon nasceu em Dublin, na Irlanda, e é um importante artista plástico do século passado. Suas obras podem ser muito bem descritas como “pesadelos”, e algumas delas têm sido leiloadas atualmente na casa dos milhões de euros.

O Tate Modern está às margens do Tâmisa, em Londres, e tem obras de Picasso, Matisse, De Chirico, Chagall, Braque e do próprio Bacon, além de outros modernosos importantes. Se for a Londres, vale visitar!

Christopher Nolan é um cineasta importante nesta nova safra do cinema. Além dos Batmans com o Christian Bale, fez também A Origem e O Grande Truque.

BACON2Filme de terror? Não, é uma das obras milionárias de Francis Bacon

BACON3
Três Estudos para uma Crucificação, uma das principais obras de Bacon

JOKER7
As distorções faciais foram uma grande influência

Veja o vídeo completo, em inglês:

Imagens: reprodução

28 novembro 2013
Marcela Leone

Marcela Leone

Graduada em jornalismo e moda, Marcela é apaixonada por tudo que envolva os universos da moda, beleza, comportamento e cinema. Adora cultura geek, mas só quando o assunto é tecnologia. Já atuou na Revista Estilo, Guia Jeanswear e All Lingeriea, além de coloborar com o Blog do Pro e revista World Fashion.