Itaú Cultural apresenta Ocupação Nelson Rodrigues

por Samantha Mahawasala
/ 19 julho 2012

No ano em que o polêmico Nelson Rodrigues completaria 100 anos de vida, o Itaú Cultural homenageia o dramaturgo mais influente do Brasil com a Ocupação Nelson Rodrigues. O programa conta com uma exposição de curadoria da própria filha do autor, Maria Lucia Rodrigues, e co-curadoria de sua neta, Sonia Muller – o que agregou uma visão afetiva que mostra um lado desconhecido de Nelson Rodrigues.

A Ocupação também conta com montagens, leituras dramáticas e seminário. Nos dias 21 e 22 de julho o diretor Nelson Baskerville encena Os sete gatinhos, texto de Nelson Rodrigues, no Itaú Cultural às 20h com entrada gratuita. Também tem apresentações nos dias 27,28 e 29 de julho, no Auditório Ibirapuera, com as atrizes Cleyde Yáconis e Denise Fraga, que interpretam os textos do autor numa leitura dramática de amor, mulheres, humor e morte em Elas Não Gostam de Apanhar.

[http://www.youtube.com/watch?v=GX3xdxTsupM]

Há também o encontro Com Nelson ao Pé da Cena, que vai reunir diretores que já fizeram peças de Nelson: no próximo sábado, dia 21 de julho, serão duas mesas – Senhora dos Afogados (1947), na visão de Ana Kfouri e Antonio Cadengue; e Toda Nudez Será Castigada (1965) com Cibele Forjaz e Paulo de Moraes. Já no domingo, dia 22 de julho, a terceira mesa trata de Álbum de Família (1946), com Eid Ribeiro e Newton Moreno.

No hotsite especial da Ocupação Nelson Rodrigues o usuário encontra parte do material da exposição e conteúdo exclusivo — textos, fotos de peças e de família, além de entrevistas com personalidades que esclarecem os vários lados do autor.

No mesmo endereço, você pode conferir as edições anteriores, dedicadas a artistas como Flávio Império, Angeli, Rogério Sganzerla, Zé Celso, Haroldo de Campos. Visite!


Nelson Rodrigues dá entrevista no Teatro Popular.

Ocupação Nelson Rodrigues

Itaú Cultural

quinta 21 de junho a domingo 29 de julho

terça a sexta 9h às 20h

sábado domingo feriado 11h às 20h

[indicado para todas as idades]

entrada franca

Montagens e leitura dramática

Itaú Cultural e Auditório Ibirapuera

peça Os Sete Gatinhos

sábado 21 e domingo 22 de julho às 20h

por Nelson Baskerville

Sala Itaú Cultural

[indicado para maiores de 16 anos]

A família Noronha parece ser tão normal quanto qualquer outra. No entanto, se esconde sob as aparências. Quatro das cinco filhas da família se prostituem para garantir a castidade e a boa educação da mais nova, Silene. Só que Silene não é a virgem que todos pensam ser, e nem seus pais estão livres de terríveis perversões.


Os sete gatinhos.

Elas Não Gostam De Apanhar

por Marco Antonio Braz

com Cleyde Yáconis e Denise Fraga

sexta 27, sábado 28 e domingo 29 de julho

sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h

Auditório Ibirapuera

ingressos: R$20 e R$10 (meia entrada).

Você pode comprar seu ingresso de duas maneiras:

– pela Tickets for Fun (site ou telefone 11 4003 5588)

– na bilheteria do Auditório

Leitura dramática de contos de A Vida Como Ela É… e de crônicas das Memórias – A Menina Sem Estrela e O Reacionário, dentre outras obras. Um duo feminino que apresenta um painel da visão de Nelson sobre mulheres, amor, humor e morte.

Encontro Com Nelson ao Pé da Cena

mediação de Valmir Santos

Mesa 1 – Senhora dos Afogados

sábado 21 de julho, às 14h

com Antonio Cadengue e Ana Kfouri

Mesa 2 – Toda Nudez Será Castigada

sábado 21 de julho, às 17h

com Cibele Forjaz e Paulo de Moraes

Mesa 3 – Álbum de Família

domingo 22 de julho, às 17h

com Newton Moreno e Eid Ribeiro

Itaú Cultural | avenida paulista 149 – paraíso – são paulo sp [próximo à estação brigadeiro do metrô] informações: 11 2168 1777 | youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural |atendimento@itaucultural.org.br

Auditório Ibirapuera | Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 – Parque do Ibirapuera |informações: http://www.auditorioibirapuera.com.br/

Fonte: Itaú Cultural

19 julho 2012
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.