Game of Thrones – Saiba mais sobre o figurino da série medieval que vem fazendo o maior sucesso e está em exposição em SP
Exibida no Brasil pelo canal de televisão a cabo HBO, a série Game of Thrones tem dado o que falar – seja pelo figurino exuberante…
Exibida no Brasil pelo canal de televisão a cabo HBO, a série Game of Thrones tem dado o que falar – seja pelo figurino exuberante ou pelo roteiro, que tem conquistado principalmente os fãs de aventuras medievais, fazendo um enorme sucesso e influenciado a moda, que vem incorporando tendências típicas da idade média.
A figurinista da série, Michele Clapton, ganhou merecidamente um Emmy pelo preciosismo do seu trabalho. Clapton, que trabalha em Belfast, Irlanda, dirige uma equipe de tecelões, bordadeiras e armeiros que a ajudam a desenvolver os figurinos, a maioria deles a partir do zero – eles têm o seu próprio tear em que tecem os tecidos. As peças também passam por um departamento de avaria para serem desgastadas e puídas, ou para adquirirem o tom certo de acordo com a época, trazendo um enorme realismo para série. Não há um único detalhe, fivela, bota ou pulseira que não foi produto de muita pesquisa, criação e esforço de Clapton e seus muitos artesãos.
Os figurinos e adereços de GOT foram fundamentais para o sucesso da série e tão bem trabalhados pelos artesãos da equipe de Clapton, que uma seleção de trajes, adereços, armas e armaduras estão em turnê em uma exposição mundo a fora. A exposição já passou por Nova York agora está em São Paulo (25-30 abril), depois vai para Amsterdam (18-27 maio) e, também para Belfast (junho 8-17). Esta exposição itinerante é a primeiro do gênero feita pela HBO e traduz a incrível paixão dos artistas que trabalham tão duro para traduzir livros em belíssimos filmes.
A 3ª temporada de Game of Thrones estreou no dia 31 de março e é baseada na série literária As Crônicas de Gelo e Fogo do escritor George R. R. Martin.
Michele Clapton
Michele Clapton teve sua própria marca e também foi estilista para músicos antes de embarcar em uma carreira de sucesso em figurinos para a televisão. Agora ela é a estilista vencedora do prêmio Emmy, responsável pelos vestidos luxuosos e armaduras da série da HBO Game of Thrones
A Exposição em São Paulo
A exposição acontece entre os dias 25 e 30 de abril no shopping JK Iguatemi reunindo cerca de 70 itens do show, inclusive uma réplica do trono de ferro, com 2,20 metros de altura, 1,67 m de largura e pesando 160 kg. Além disso, o artefato inclui armaduras, punhais, espadas, coroas, vestidos, joias e outros objetos usados em cena.
O stand terá também uma experiência interativa em qual os visitantes poderão ser transportados para dentro da batalha épica da Baía de Blackwater, presente na segunda temporada da série. Porém, se você ficou entusiasmado, aqui vai uma notícia triste: os ingressos da mostra se esgotaram em apenas 1h30 durante a retirada online, que aconteceu no dia 14 de abril.
Mas se você está entre aqueles que não conseguiu ingresso, preparamos essa matéria com muitas fotos e curiosidades sobre o figurino de GOT.
O trono de ferro já chegou a São Paulo
Serviço:
Exposição Game Of Thrones
Quando: de 25 a 30 de abril
Onde: Shopping JK Iguatemi – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: facebook.com/GameOfThronesBR
Veja mais imagens e curiosidades do figurino, da mostra e da série Game of Thrones
Michele Clapton revelou que a cada temporada, ela olha para todos os novos lugares e pessoas que participam da série, pensa nas viagens que os atores principais vão fazer e até mesmo em quem morre! Então, começa a olhar para os climas dos lugares novos, quais são os comércios e o que está disponível. A partir daí, pesquisa e desenvolve o olhar em um sentido mais amplo. Começa a desenhar, mais especificamente a personagem.
Estes desenhos são discutidos com os cortadores e armeiros. Pilotos são feitas para a primeira prova. O padrão é em seguida ajustado e o tecido, o que pode ter sido tingido e estampado, é cortado e entregue ao fabricante. Em seguida, têm, frequentemente, mais duas guarnições, se for um traje complexo, e em qualquer fase podem envolver o processo de envelhecimento e profissionais como a bordadeira e o armeiro.
Se você estiver no Norte, por exemplo, você não tem acesso a um monte de tecidos que teriam em Porto Real [capital do Sul]. É preciso olhar e pensar no que teria disponível nessa região e o que seria adequado ao clima e a geografia, como as peles, as lãs e corantes turvos. Então todos esses aspectos ditam o olhar das roupas. Mas assim que você vai a um porto ou em algum lugar quente, então eles podem negociar e obter cores vibrantes e joias. Michele também pensa em trazer símbolos para cada casa. Por exemplo, o Tullys, é um peixe, assim ela fez a sua armadura refletir isso. Portanto, há uma porção de escalas de couro, a metalurgia é escamosa também.
Apaixonada pelo que faz, a figurinista pensa nos mínimos detalhes o que resulta neste belíssimo trabalho!
É impressionante o cuidado com cada detalhe, por exemplo, o Tullys, é um peixe, assim Michele fez a sua armadura refletir isso. Há uma porção de escalas de couro, a metalurgia é escamosa também
O preciosismo do figurino é impressionante! As peças passam por desgastes e tingimentos para adquirirem a cor exata
Trajes dos cinco reinos estão presentes
Os fãs poderão tirar fotos no famoso trono ou tentar um tiro de Arco e Flecha. Na última imagem, a cabeça do personagem Ned Stark
Você poderá ainda conferir de perto as arnaduras
Mais figurinos usados em Game of Thrones
Fotos: Guia UOL, Veja, O Capacitor de Fluxos, Gizmodo, Nerd Pride e Dicas NY.