Flávio Rossi abre mostra na Luis Maluf Art Gallery, com curadoria de Ana Carolina Ralston
A Luis Maluf Art Gallery, no Jardins em SP, recebe a exposição Desfragmento, do artista Flavio Rossi, que ilustrou os principais veículos do país e…
A Luis Maluf Art Gallery, no Jardins em SP, recebe a exposição Desfragmento, do artista Flavio Rossi, que ilustrou os principais veículos do país e hoje é um dos artistas visuais com mais destaque. Com início em 20 de setembro, a série de obras exploram o cotidiano sobrecarregado de imagens, especialmente pela exposição nas redes sociais.
Por meio das composições produzidas mediante fragmentos de imagens simbólicas, Flavio utilizou-se de ícones abstratos, como se fossem um grande quebra cabeça composto de peças que aparentemente parecem incoerentes.
As obras do artista foram concebidas em acrílico, óleo sobre tela, madeira e resina, e servem-se do princípio da colagem digital, depois convertidas em pinturas, esculturas, assemblagem e instalações.
Denise Pitta do Fashion Bubbles com Juliana Didone e flávio Rossi na abertura da Exposição
Para Denise Pitta, editora do Fashion Bubbles, as obras do Flávio Rossi refletem toda desconstrução pela qual passamos para o nascimento de uma nova realidade:
“Segundo alguns pesquisadores passamos por uma enorme transição, assim como das ruínas de Roma nasceu o Cristianismo, das ruínas do mundo contemporâneo nasce algo novo. Nossa cultura se desfragmenta rapidamente para dar espaço a uma nova consciência.
Os antigos valores já não são suficientes para responder às grandes questões da humanidade e os novos valores ainda não se consolidaram. Neste momento de transição tudo está líquido, tudo se mistura com tudo, em uma espécie de liquidificador onde o novo é gestado!
Dentro desta perspectiva, é como se as obras do Flávio Rossi, capturassem esse momento de descontração, essa desfragmentação, caracterizada pelo excesso de imagens e informação, essa mistura louca, onde tudo “transa” com tudo no processo de criação de uma nova cultura.” Comenta Denise.
Saiba mais sobre este período de transição em:
- A Cultura TRANS, o movimento Transexual e seu impacto em uma sociedade de Transição
- As novas formas da Riqueza – A terceira Revolução Industrial e a Era do Conhecimento
- Viagem à era da Imagética – A Nova Cultura do desejo: À beira da Loucura (com tanta informação e expectativa)
- Por que consumo só, não sacia? Desejo, felicidade e a busca de significado em nossa vida
Processo para a mostra: “Uma nova fase”
O artista costuma ficar em média 12 horas por dia no atelier e enfatiza que o avanço não é tão rápido quanto pode parecer. O processo inclui estudos detalhados e experimentações.
“Há um caminho natural de pesquisa e produção para se chegar às obras. Mas o impacto que sofremos pela quantidade de imagens absorvidas nas mídias sociais foi uma influência”, explica o artista.
“Também me fascinei pela ideia de usar primeiro as ferramentas digitais e devolver o trabalho para a pintura. A colagem foi uma linguagem presente, principalmente por ter essa propriedade de união, de soma. É o início de uma nova fase em uma pesquisa antiga”, conclui.
Detalhe de uma das obras expostas
Trajetória
Flávio Rossi já desenhava quando criança, sempre incentivado pelo pai, que era projetista. Aos 13 anos um amigo o viu ilustrando e convidou para conhecer uma escola de desenho. Encantado com aquele universo, começou seus estudos e não demorou para se tornar ilustrador.
“O trabalho como ilustrador foi muito enriquecedor. Cheguei a colaborar com sete revistas por semana. O fato de ter que criar para os mais variados temas e direções de artes ajudou no desenvolvimento para desenho e pintura”, conta Rossi.
Ao longo dos anos, o artista acumula reconhecimento. São mais de 20 prêmios em salões nacionais e internacionais. Entre eles está o Grande Prêmio Design Gráfico, no Salão Internacional de Piracicaba, que tem mais de 40 anos de existência, e a Bienal de humor de Cuba.
Serviço
Desfragmento
Luis Maluf Art Gallery
Rua Peixoto Gomide, 1887 – São Paulo
21/9 a 27/10
Terça a sexta, 11h às 20h
Sábado, 11 às 18h
+55 11 2367-3437
Via Visar Planejamento
Confira obras e alguns detalhes de obras do Flávio Rossi
Siga o Fashion Bubbles no Instagram e inspire-se! @fashionbubblesoficial
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que ganhe a Prova do Fazendeiro?
O clima esquentou em A Fazenda 16 com mais uma formação de Roça. Desta vez, as peoas Gizelly, Flora, Vanessa e Luana estão na berlinda e correm o risco de deixar o reality show. A competição está cada vez mais acirrada, e agora é o momento de decidir quem terá a chance de se salvar. Para quem vai a sua torcida? Não perca a oportunidade e vote na enquete da Prova do Fazendeiro hoje, 13/11.