Exposições – A glória do vestido espanhol na obra do pintor Joaquín Sorolla

por Fashion Bubbles
/ 12 dezembro 2011


Conheça a riqueza  dos trajes regionais da Espanha e saiba um pouco mais da história do desenho de moda  (Imagem: Personagens de Lagartera or A noiva de Lagartera, 1912 Cortesia do Museo Sorolla, Madrid)

Acaba de abrir no Queen Sofia Spanish Insitute, em New York, a exposição “Joaquín Sorolla & A Glória do Vestido Espanhol“, uma exposição que analisa a rica história dos estilos dos trajes regionais espanhóis através das pinturas monumentais do artista valenciano Joaquín Sorolla y Bastida (1863 – 1923).

Comissionado pela The Hispanic Society of America, de New York, para pintar os painéis da “Visão de Espanha”, Sorolla, que já era um artista consagrado na sua época, viajou por 8 anos pelo interior do país pesquisando os trajes típicos das várias regiões. O resultado foi um importante levantamento dos vestidos típicos, cuja tradição já começava a se perder no início do séc. 20.

Glory of Spanish Dress (7)
A pintura "Casal de Salamanca" e o vestido retratado

Na exposição, os quadros são acompanhados lado a lado pelos trajes e acessórios femininos e masculinos representados nas pinturas, uma verdadeira aula de história da moda. São raros trajes festivos e vestidos cerimoniais, bem como roupas e objetos usados pelos camponeses humildes.

Em outra seção, há uma seleção de trajes de designers contemporâneos analizando a influência da rica tradição espanhola no trabalho de importantes criadores como Cristóbal Balenciaga, Yves Saint Laurent, Stefano Pilati for YSL, Christian Lacroix, Karl Lagerfeld for Chanel, Alexander McQueen, e Marchesa.

Com quadros e objetos nunca antes exibidos nos Estados Unidos, a exposição é uma oportunidade única de conhecer trajes e objetos de importantes museus espanhóis, como o Museo del Traje de Madrid, e de colecionadores particulares como Daphne Guinness e a Duquesa de ala, dentre outros.

Espanha e trajes ciganos tem sido muito explorado nos desfiles do Spring 2012 de grandes marcas internacionais que serão referência para o nosso verão 2013 e o artista Joaquín Sorolla com toda a riqueza de suas pituras pode ser uma ótima referência.

Glory of Spanish Dress (29)
Vestido de noiva de Christian Lacroix, inspirado na Virgen de la Macarena de Sevilla
Glory of Spanish Dress (15)
O curador da exposição, André Leon Talley

 

 

Dançarina de Flamenco, 1914 - Joaquín Sorolla - Courtesy of Museo Sorolla, Madrid

 

Sorolla-Press6-Shawl-McDean
Mantón de Manila (xale), 19th century - Collection of Naty Abascal © Craig McDean / Courtesy of Art + Commerce
Sorolla-Press7-Bullfighter-McDean
Traje de luces (bullfighter’s suit) by Fermín, 1950s-1960s usado por Antonio Ordóñez - Capote de paseo (bullfighter’s ceremonial cape), 1940s usado por Carlos Arruza - Collection of Bohórquez Domecq, S.L. © Craig McDean / Courtesy of Art + Commerce

 

SERVIÇO


Joaquín Sorolla referência para o verão 2013 e História do Desenho de Moda

De 8/12/2011 a 10/3/2012

QUEEN SOFÍA SPANISH INSTITUTE
684 Park Avenue
New York, New York 10065
T 212-628-0420 begin_of_the_skype_highlighting            212-628-0420      end_of_the_skype_highlighting

Horários:
Segunda–Quinta 10–17h
Sexta 10–20h
Sábado 10–17h

Entrada: US$15

Joaquín Sorolla & A Glória do Vestido Espanhol” foi concebida por Oscar de la Renta, chairman no Instituto, e teve curadoria de André Leon Talley, editor da coluna semana “Life with André” na revista Vogue.


12 dezembro 2011
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles