Entre os dias 11 e 22 de setembro a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) recebeu a Exposição Paradoxo da fotógrafa Patrícia Magalhães. Especialista em ensaios para não-modelos, 40 +, Patrícia é conhecida como fotógrafa da alma.
O evento que aconteceu no Espaço V Centenário apresentou retratos reflexivos que mostram a existência feminina, em fotos que traduzem a alma e o poder de cada mulher fotografada.
Assim, por meio de 20 obras e textos reflexivos a artista explora a multi-dimensionalidade da existência humana, particularmente o feminino. “Ao fotografar uma pessoa, existe um ponto de transcendência do conflito, um espaço de paz, e ele surge numa fração de segundo, onde o tempo silencia”, comenta a fotógrafa.
Como é a Exposição Paradoxo de Patrícia Magalhães?
- Depois, veja também Como tirar fotos bonitas aos 30, 40 e 50+? Dicas e inspirações de pose para mulheres não-modelos
A exposição gratuita abre dia 11 de setembro com Vernissage às 19h30 e segue até o dia 22, no Espaço V Centenário. O trabalho é assinado por Patrícia Magalhães, que se dedica à fotografia autoral desde 2011 e fotografia feminina desde 2015.
Patrícia se especializou em capturar a alma feminina, em ensaios de grande sensibilidade que revelam a beleza e a sensualidade. O resultado é um enorme ganho de autoestima e a descoberta de uma mulher poderosa, linda e segura de si!
Contatos
Instagram
@valentina_studio
@patriciamgs
Site
E-mail
contato@valentinaestudio.com
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Reflexões da Exposição Paradoxo
Veja um pouquinho do que está rolando no evento:
Paradoxo Temporal
É quando alguém viaja no tempo para o passado, altera uma ação e com isso muda os acontecimentos futuros, fazendo com que a ação que motivou a viagem no tempo não exista mais, e com isso, a própria viagem não existiria.
Paradoxo Quântico
Levanta questões sobre o fundamento da realidade existência quântica entrelaçada: duas partículas subatômicas se comportam como uma única unidade, mesmo quando separadas.
Paradoxo Humano
Significa uma contradição, um pensamento que vai contra o próprio pensamento.
O paradoxo da finitude
Ocorre por uma realidade humana que questiona sua existência, e mesmo numa situação difícil, na qual a morte desmorona qualquer senso positivo de existência, haverá o apelo à liberdade e inventar outra forma de existir.
Paradoxos Contemporâneos
Virtualidade e intimidades + Paradoxo da existência virtual.
“Só sei que nada sei”, Sócrates.
O que significa Paradoxo?
Confira o significado de Paradoxo, segundo o dicionário Michaelis:
- Opinião ou proposição contrária ao senso comum; contrassenso, disparate.
- Falta de coerência ou de lógica: “Um paradoxo, sem dúvida. Pela lógica e pela realidade, as hipóteses não podem prevalecer sobre os fatos, os indícios nada valem diante das provas. Paradoxal ou não, estava aberto mais um caso de complexa solução…” (CA).
- Filos. Pensamento ou argumento que contraria os princípios que costumam nortear o pensamento humano ou desafia o conhecimento e a crença da maioria dos seres humanos.
Etimologia
Gr parádoxos.
Paradoxo de Einstein-Podolsky-Rosen
Apoia-se nos postulados da relatividade e em um fenômeno predito pela mecânica quântica e conhecido como entrelaçamento quântico, que mostra que medições realizadas em partes separadas de um sistema quântico influenciam-se mutuamente.
Este efeito é atualmente conhecido como “comportamento não local” (ou, coloquialmente, como “estranheza quântica”).
Texto da curadoria
Para enriquecer a experiência da exposição e proporcionar uma compreensão mais profunda dos retratos apresentados, Patrícia Magalhães fez o texto da curadoria. Confira-o em seguida!
Paradoxo
Infinitas mulheres, um único corpo
Ainda assim uma só mulher
Existência multidimensional na dimensão humana
Existência temporal no atemporal
Existência infinita em corpo finito
Existência no presente, que é passado e futuro
Múltiplas femininas
Teias e sistemas
Entrelaçadas
Imensas
Patrícia Magalhães, Fotógrafa
“Tudo tem alma. Nessa dança de esconde-revela sutilmente abre-se um espaço. Assim começa o diálogo com a câmera.”
Patrícia Magalhães é uma renomada fotógrafa que se dedica à criação de projetos autorais desde 2011, com um foco especial na Fotografia Feminina a partir de 2015.
Exposições e Mostras:
Paradoxo
- Individual;
- 11 – 22 setembro 2023;
- ALESP | S.Paulo.
Poder e Paz
- Individual;
- 3 – 13 outubro 2022;
- ALESP | S.Paulo;
Roupa de Luz
- Individual;
- 5 – 27. março 2022;
- Galeria de Arte “A Hebraica”;
- Curador: Olívio Guedes;
- São Paulo | SP.
Ser No infinitivo: Retratos
- Individual;
- 3 – 13. março 2020;
- ALESP | S.Paulo;
Israel: Singularidades Poéticas
- Individual;
- 10 – 18. outubro 2019;
- ALESP | S.Paulo.
Índia: Giving
- Individual, durante a Semana da Índia;
- 4 – 7 junho 2019;
- UNIBES Cultural | S.Paulo.
Salon International D’ Art Contemporain
- Coletivo;
- 19 – 21 outubro 2018;
- Le Carrousel du Louvre | Paris.
Numen – A misteriosa presença do indizível
- Individual;
- 24 – 25. julho 2016;
- Museu Arquidiocesano de Arte Sacra – MAAS;
- Campinas | S.Paulo.
Sobre a Valentina Studio
O Studio Valentina, especializado em Ensaio Glamour para mulheres comuns (não-modelos) #after35, afirma que todas as mulheres são poderosas e plenas, e com muito profissionalismo, convida mulheres de qualquer biótipo e idade – sem exceção, para seu “dia de top model”.
Dentre suas principais clientes, mulheres executivas do mercado financeiro, auditoras e profissionais de todas as áreas, sempre muito exigentes, validam o profissionalismo do Studio Valentina. A equipe, 100% feminina e orientada para assegurar privacidade e total discrição às clientes, é sensível e de alto nível técnico.
Por meio de seu novo projeto #Valentinaambassadors – parceiras do Studio por todo Brasil, passa a realizar Ensaios e editoriais nas várias capitais nacionais. Sob o projeto #Editorials, o Studio Valentina inclui os ensaios editoriais temáticos e publicitários.