Evita Open Air: equipe criativa do espetáculo fala sobre desafios de uma produção ao ar livre
A equipe criativa do musical Evita Open Air falou sobre as dificuldades de montar um espetáculo ao ar livre e com estrutura inédita no Brasil
Um palco de 50 metros de extensão, ao ar livre no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Essa é a experiência de Evita Open Air, nova produção do Atelier da Cultura que propõe muito mais do que um espetáculo. Afinal, trata-se da primeira vez em que este formato de musical chega ao Brasil para acomodar quase 1.600 pessoas por sessão.
Com sessões realizadas de quinta-feira a domingo, a peça retrata a vida de Eva Perón, artista e figura política que cativou a Argentina. No elenco, Myra Ruiz, Cleto Baccic e Fernando Marianno vivem Eva e Juan Perón e Che Guevara.
O que torna a experiência inesquecível? Desde a estrutura que se assemelha aos grandes festivais no Brasil, a oportunidade de assistir ao musical ao ar livre, com figurinos pensados especialmente para a ocasião e uma equipe criativa que redefiniu o conceito de Evita.
Na coletiva de imprensa, esta mesma equipe criativa falou sobre os desafios de montar um espetáculo ao ar livre.
Evita Open Air: conheça o musical!
Evita é um musical que retrata a história de Eva Perón, figura política e artista que foi exaltada na Argentina. Uma das mulheres mais icônicas da história, Eva foi responsável por movimentos sociais que redefiniram a história da Argentina e impactam a sociedade até hoje.
- Em seguida, acesse nossa página do Instagram para conferir o Reels exclusivo do espetáculo
“Esse espetáculo tem um lugar especial em meu coração porque foi o primeiro musical que assisti na Broadway”, conta John Stefaniuk, diretor que está no Brasil especialmente para a montagem.
“O Brasil já é como uma segunda casa para mim e aqui tenho a oportunidade de pensar fora da caixa e inovar, trazendo novos olhares para o teatro musical. O que mais me surpreendeu e me trouxe à vida do teatro é ser um musical atemporal, tão importante para a sociedade atual quanto foi na época de Eva Perón”, complementa.
O espetáculo apresentará, pela primeira vez no Brasil, os novos arranjos musicais compostos por David Cullen e Andrew Lloyd Webber, em 2014. Portanto, é uma versão mais jovem, mais energética e que permite explorar coreografias agressivas e uma dramaturgia mais realista.
“Esse foi um dos meus maiores desafios: fazer com que pessoas jovens quisessem ir ao teatro, atingindo todo tipo de público. Por isso, a história começa com um grupo de mulheres modernas que usam cachecóis verdes, refletindo movimentos sociais atuais da Argentina”, finaliza o diretor.
- Logo depois, saiba mais em Evita Open Air: musical é realizado ao ar livre no Parque Villa-Lobos, em São Paulo
Conheça a estrutura inovadora do musical
A arena conta ainda com uma área de alimentação com comidas e bebidas. Sendo assim, os espectadores conseguem aproveitar produtos como empanadas, alfajores, choripan, batata frita, pipoca, vinhos, águas, refrigerante e uma vasta gama de outras comidas e bebidas. A praça de alimentação fica do lado de fora da arena e poderá também ser utilizada pelos visitantes do parque.
- Além disso, mais em Arte e Cultura: “Céu Estrelado”: musical resgata canções da nossa memória afetiva
Enquanto isso, a plateia tem capacidade para quase 1600 pessoas e um palco conta com 50 metros de extensão, enquanto os teatros convencionais ficam entre os 18 e 20 metros.
“Essa estrutura pesa 60 toneladas, sendo como uma mini cidade dentro do Parque Villa-Lobos e com a sua própria geração de energia. Transformamos um gramado em uma mega estrutura com sua própria geração de energia e fornecimento de água, além do nivelamento do chão”, relata o produtor executivo Carlos Cavalcanti, fundador do Atelier da Cultura.
Pensando no conforto do público a produção do evento providenciou a inclusão da localização da arena nas principais plataformas de locomoção urbana como Waze, Google Maps, Uber e 99. Basta digitar “Evita Open Air” para ser levado diretamente ao local exato do musical.
- Enquanto isso, saiba mais sobre Filme da Barbie: fotos inéditas e o que já sabemos sobre o longa de Margot Robbie e Ryan Gosling
Figurinos de Evita Open Air
Em um musical ao ar livre, sujeito às condições climáticas da capital de São Paulo, os figurinos têm ainda um papel importante na produção. Afinal, o espetáculo exige um preparo físico e vocal dos atores que precisam estar sempre protegidos.
Por isso, Lívia Rocha, responsável pelo design de figurinos, colocou para si o desafio de criar peças que trazem a cultura argentina ao palco ao mesmo tempo em que são versáteis e funcionais para o elenco.
“Partimos do princípio de que o figurino teria uma base repetida em todas as atrizes e atores, com peças como leggings e camisetas que os protegem do frio intenso. Eles usam segundas peles de tecidos térmicos que seguram o calor do corpo, mas que o público não percebe”, conta.
Além disso, é impossível não falar sobre o vestido clássico e icônico de Eva Perón, assinado por Christian Dior e reproduzido no musical.
“Em cena, o grande Dior é tirado e entregue à jovem Eva, que dá continuidade à saga de mulheres populistas em regimes ditatoriais. Precisamos criar um Dior que não ousa ser uma réplica fiel, é desconstruído para também se tornar ainda mais moderno e grandioso, como é o espetáculo”, explica Lívia.
É importante perceber ainda os detalhes do figurino que ajudam a contar a história de Eva e refletir a sociedade da Argentina na época e atualmente também.
“Nasci dois anos antes de Eva Perón e essa história faz parte de minha vida. Foi fácil mergulhar no mundo de Evita Open Air, adaptando nossa pesquisa de hábitos culturais do povo argentino para uma linguagem leve e atemporal da moda”, finaliza.
- Da mesma forma, leia também Percy Jackson: elenco, data de estreia e tudo o que sabemos sobre a série da Disney+
Serviço
Local: Parque Villa-Lobos – Entrada pelo portão Cândido Portinari
Av. Queiroz Filho, 1365 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
Obs.: A localização da megaestrutura já está disponível nos principais aplicativos de deslocamento como Waze, Google Maps, Uber e 99 digitando “Evita Open Air” na busca.
Sessões:
- Quinta-feira, às 20h00
- Sexta-feira às 20h00
- Sábado, às 15h00 e às 19h30
- Domingo, às 15h00 e às 19h30
Ingressos: De R$50,00 a R$300,00. À venda pelo bit.ly/ingressosevita
Bilheteria física: Instituto Artium – Rua Piauí, 874 – Higienópolis (de quarta a sexta entre 12h e 18h. sábados e domingos entre 10h e 18h).
Capacidade da estrutura: 1.545 pessoas
Duração: 110 minutos mais 15 minutos de intervalo
Classificação Indicativa: Livre
Gênero: Teatro Musical
Sobre o Atelier de Cultura
O Atelier de Cultura é referência no mercado de entretenimento ao vivo para os espectadores e para as marcas devido ao destaque da qualidade técnica e artística de suas produções de padrão internacional. Desde de 2013, traz ao Brasil importantes títulos do teatro musical internacional, como A Madrinha Embriagada, O Homem de La Mancha, A Noviça Rebelde, Annie, Billy Elliot e Escola do Rock. Mais recentemente, em 2021, protagonizou a retomada do setor cultural no Brasil coproduzindo o espetáculo Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate no Teatro Renault, em uma temporada de absoluto sucesso com mais de 135 mil espectadores.
E aí, você está ansioso para assistir Evita Open Air? Para ficar de olho em todos os eventos culturais que acontecem em São Paulo e no Brasil, continue acompanhando o canal de Arte e Cultura do Fashion Bubbles!
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: