Já pensou em fazer aulas de teatro, música, cinema, maquiagem, culinária, história da arte ou qualquer outra opção que ajude a ocupar a mente, bem como se expressar? E se fosse possível fazer todas elas sem sair do conforto da sua casa? Pois é exatamente isso que a Escola Livre de Artes (ELA) oferece.
Com professores renomados, preços acessíveis e opções para alunos de todas as idades, a ELA é uma plataforma on-line com uma infinidade de cursos de arte e cultura. Lá você pode aprender a tocar instrumentos, ter uma vivência teatral ou até começar a cozinhar pratos tailandeses, mesmo que esteja praticando distanciamento social. Saiba mais!
Confira também: Coronavírus – Dicas de entretenimento online para a quarentena
Como a Escola Livre de Artes começou?
Criada durante a pandemia do novo coronavírus, a ELA surgiu a partir da necessidade de gerar renda para os profissionais do meio artístico. Isso porque a categoria foi uma das mais prejudicadas com o fechamento de escolas, teatros e outros espaços culturais em decorrência do distanciamento social.
Ao mesmo tempo em que procura criar uma rede de proteção para artistas independentes e professores de artes, a Escola Livre de Artes tem como objetivo trazer cursos que estimulem a criatividade e ajudem a promover o equilíbrio da saúde mental, física e emocional das pessoas que estão confinadas em casa.
Apesar de o ensino à distância ter se intensificado no cenário criado pelo Covid-19, trata-se de uma tendência que veio para ficar. Afinal, a cada dia surgem novas tecnologias que facilitam o acesso ao conhecimento e tornam o aprendizado mais universal. Como resultado, o aluno não fica limitado apenas aos cursos oferecidos perto de onde mora.
Assim sendo, a ELA tem como meta unir brasileiros de todo o país, assim como estrangeiros falantes da Língua Portuguesa, para uma experiência de reflexão, troca de conhecimentos e transmissão dos saberes adquiridos.
Por que fazer aulas de artes?
Manter a mente em movimento, ainda que este seja um momento de ficar parado no mesmo lugar, é essencial. Portanto, a expressão por meio da arte é uma ótima maneira de assimilar e lidar com a ansiedade, bem como todos os outros sentimentos que surgem neste cenário de incertezas.
De acordo com o ator, apresentador e integrante da rede da Escola Livre de Artes, Eduardo Bodstein (@educoruja1), os encontros virtuais também ajudam a aproximar as pessoas. Ele já fez aulas de contação de histórias, terapia artística e diálogos interdisciplinares com alunos e professores do mundo todo. “Eu consegui fazer vários cursos e é o que está me equilibrando emocionalmente, me trazendo alegria”, conta.
Que cursos a Escola Livre de Artes já disponibilizou?
Todos os cursos da ELA são divididos em dois módulos, cada um deles com quatro aulas. Uma aula de uma hora é disponibilizada por semana. Dessa forma, o curso completo dura dois meses e até as pessoas mais ocupadas conseguem encaixar um pouco de aprendizado no dia a dia corrido.
Confira algumas das opções que estão disponíveis na plataforma e escolha o seu:
- Teatro e Mímica para Crianças, com os atores Juliana Ostini e Renato Bego;
- Vivência Teatral para Atores e Não Atores, com a atriz Valéria Marchi;
- Contação de Histórias, com o mestre em Artes Cênicas Alexandre Geisler;
- Canto para Teatro Musical, com a atriz Simone Gutierrez;
- Ukulele, Violão e Baixo, todos com o multi-instrumentista Bruno Torrano;
- Tingimento Natural, com a terapeuta Franzisca Teixeira;
- Curta Cinema, com o cineasta Marcelo Szykman;
- Make em Casa, com a maquiadora Carolinah Rateiro.
Como se matricular?
Antes de tudo, é necessário fazer o seu cadastro na Escola Livre de Artes. No site e nas redes sociais da ELA, você encontra os cursos e as datas em que as turmas estão disponíveis. Aí, você pode escolher de quais quer participar.
Em seguida, você faz o pagamento via depósito em conta ou por QR Code e envia o comprovante por direct no Instagram ou para o e-mail ela@escolalivredeartes.com.br. Depois que receber a confirmação, é só começar a aprender!
Gostou do assunto? Continue lendo sobre o que muda no mercado por causa do Covid-19 no artigo O vírus da desglobalização, ou fique por dentro de todas as Tendências da moda pós-pandemia.