Dercy de Verdade – A minisséria que conta a história da estrela do humor brasileiro, Dercy Gonçalves
Era pra ser um filme, mas a autora da biografia de Dercy Gonçalves sugeriu que a história da atriz fosse contada numa minissérie. “Sintetizei a…
Era pra ser um filme, mas a autora da biografia de Dercy Gonçalves sugeriu que a história da atriz fosse contada numa minissérie. “Sintetizei a história da Dercy pensando no tempo médio de um longa (duas horas) e nos acontecimentos mais fortes da sua trajetória. Não foi fácil. O trabalho de revisitar e atualizar o que já estava no livro foi emocionante”, disse Maria Adelaide Amaral, que também é a roteirista do programa que estreia dia 10 de janeiro na Rede Globo.
A minissérie Dercy de Verdade chega para homenagear os 101 anos da vida de Dercy e revelar um lado de sua história que o Brasil não conhece: “A história de vida da Dercy é cativante e será contada com muita realidade”, reforça Maria Adelaide Amaral.
Dercy sempre foi conhecida pela irreverência, pelos palavrões e desejo de chocar, mas havia sido pouco explorado seu lado batalhador e sua garra em vencer todas as dificuldades para se tornar alguém bem sucedida. Esse é o grande diferencial da minissérie.
Conheça um pouco mais da história dessa grande mulher
A pequena Santa Maria Madalena – na região serrana do Estado do Rio de Janeiro – era pequena demais para Dolores Gonçalves Costa, filha do alfaiate Manoel e da lavadeira Margarida, que a deixou ainda pequenina, com mais seis irmãos, quando soube que o marido tinha uma amante.
Em entrevista a ISTO É, Dercy, neta de coveiro, contou: “Quem me criou foi o tempo, foi o ar. Ninguém me criou. Aprendi como as galinhas, ciscando, o que não me fazia sofrer eu achava bom”.
Aos 17 anos, trabalhando como bilheteira de cinema e horrorizando a hipocrisia local ao se maquiar como as atrizes que via na tela, dançar em festinhas e quermesses em troca de comida, fugiu num trem em direção a Macaé, onde pretendia juntar-se a um circo que havia visitado a sua cidade. Assim começa a trajetória desta mulher que marcou os palcos brasileiros.
A maternidade, outro ponto alto da história de Dercy Gonçalves, também será retratada na minissérie. Sempre se esforçou ao máximo para proteger e dar tudo de melhor para sua filha, Decimar. Chegou até a casar com um homem que não gostava apenas para que ela tivesse um “pai” para entrar na igreja no dia de seu casamento.
Esses e muitos outros momentos da vida da irreverente Dercy Gonçalves serão revividos na série Dercy de Verdade, que foi baseada na obra Dercy de Cabo a Rabo, de Maria Adelaide Amaral, com colaboração de Letícia Mey e direção de Jorge Fernando. Luiza Périssé, Heloísa Périssé e Fafy Siqueira interpretam Dercy em fases diferentes. Os quatro episódios de Dercy de Verdade vão ao ar depois de Big Brother Brasil, com estreia em 10 de janeiro.
Os quatro episódios de Dercy de Verdade vão ao ar depois de Big Brother Brasil, com estreia em 10 de janeiro
Veja os personagens:
Dercy, a partir dos 50 anos (Fafy Siqueira)
Mulher destemida que saiu da pequena cidade de Santa Maria Madalena, no interior do Rio de Janeiro, em busca do sonho de brilhar nos palcos do Brasil. Artista irreverente e de natureza indomável, ela conquistou um público fiel em quase um século de trabalho. Ao longo de sua trajetória viveu poucos amores. Fruto da relação com Valdemar, nasceu Decimar (Samara Felippo) – sua única filha e grande amor.
Dercy, dos 30 aos 50 anos (Heloísa Périssé)
Bilheteira do cinema de Santa Maria Madalena, cidade serrana do Rio de Janeiro, Dercy tinha certeza de que o seu lugar não era ali. O sonho de ser artista fez com que a jovem fugisse de sua cidade para tentar a sorte em uma companhia de teatro.
Dercy, aos 12 anos (Luiza Périssé)
Dolores Gonçalves Costa (ou, simplesmente, Dercy Gonçalves) não teve uma infância fácil. Nascida na cidade de Santa Maria Madalena, na região serrana do Rio de Janeiro, foi abandonada com sua irmã Bita (Rosi Campos) pela mãe. Sofreu com o autoritarismo do pai, com a hostilidade da vizinhança, mas nunca deixou de sonhar.
Decimar Gonçalves (Samara Felippo)
Filha de Dercy (Heloísa Périssé e Fafy Siqueira) com Valdemar (Cássio Gabus Mendes). Uma moça educada e recatada que se casou com Luis Paulo. Dedicada, ela mantém um relação estreita de amor e respeito pela mãe.
Bita (Rosi Campos)
Irmã e fiel escudeira de Dercy (Heloísa Périssé e Fafy Siqueira). Morava na cidade de Santa Maria Madalena com seu pai, depois se casou e mudou para o Rio de Janeiro. Era ela quem cuidava de Decimar (Samara Felippo) para a irmã, tendo sido fundamental na educação da moça.
Manoel (Walter Breda)
Pai severo de Dercy Gonçalves (Heloísa Périssé e Fafy Siqueira) e Bita (Rosi Campos). Nunca aceitou nem apoiou as escolhas de Dercy. Foi abandonado pela esposa por causa da sua infidelidade.
Pascoal (Fernando Eiras)
Um dos astros da companhia de teatro Maria de Castro. Bonito, canta, dança e faz de tudo na companhia. Casou-se com Dercy (Heloísa Périssé e Fafy Siqueira), quase que por obrigação do pai da moça, para que ela fugisse de casa. Juntos criaram a dupla “Os Pascoalinos”.
Valdemar (Cássio Gabus Mendes)
Namorado de Dercy (Heloísa Périssé e Fafy Siqueira) e pai de Decimar (Samara Felippo). Conheceu a atriz em um momento muito delicado e foi um grande parceiro. Apesar de ser casado e não poder assumir publicamente a filha, sustentou as duas às escondidas e nunca as deixou desamparadas financeiramente.
Augusto Duarte (Tuca Andrada)
Jornalista que conhecia profundamente os bastidores e os negócios do Teatro de Revista. Tornou-se empresário de Dercy (Heloísa Périssé e Fafy Siqueira) e casou-se com ela. Foi infiel no casamento e nas finanças.
Vito Tadei (Ricardo Tozzi)
Acrobata, jovem, bonito, mulherengo. Se apresentava em circos e cassinos e durante o dia era professor de natação. Namorou Dercy (Heloísa Périssé e Fafy Siqueira) e despertou nela o interesse pela vida íntima. Acabou abandonando a atriz para seguir carreira na Europa.
Fonte: Dercy de Verdade
Heloísa Périssé e Fafy Siqueira ao lado da filha de Dercy Gonçalves, Decimar.
Fotos: Dercy de Verdade