Croquis de Marcas e Estilistas Famosos – A magia da ilustração de Moda

por Denise Pitta
/ 21 novembro 2012 / 19comentarios

A moda geralmente começa em um pedaço de papel, em um caderno de anotações, em um guardanapo… em que muitas vezes são anotadas as primeiras ideias do seu criador – Croqui do estilista de calçados Christian Louboutin

Quem vê uma peça ou um acessório pronto, às vezes não imagina todo o trabalho que tem por trás da concepção de um produto.  Uma das etapas mais importantes é a criação, afinal é lá que surge a ideia inicial e que os sonhos começam a se tornar realidade.

Entre as principais ferramentas para dar vida ao produto no segmento de moda, estão croqui e desenho técnico, ambos com as especificações para o desenvolvimento de uma primeira peça, chamada peça piloto. Trata-se do desenho do estilista para que a partir dele sejam realizados modelagem, pilotagem, corte e costura.

Mas, nem todo estilista precisa saber desenhar, o importante é ele conseguir de alguma forma transmitir suas ideias, por isso muitos usam bases de desenhos técnicos ou programas gráficos como CorelDraw para criar sua coleções.

Desenho técnico de moda

Entretanto, muitos criadores são exímios desenhistas e transformam suas ilustrações em verdadeiras obras de arte, que depois das roupas ou acessórios prontos, perdem sua funcionalidade na cadeia produtiva da moda, mas viram um registro do processo criativo do estilista, carregados de seu estilo e sua personalidade.

A Dior no lookbook do Verão 2012 decidiu explorar as ilustrações dos estilistas. Para não deixá-las à mostra apenas para a equipe de estilo e desperdiçar tamanha beleza, a grife resolveu publicá-las no catálogo da marca, com as modelos copiando as poses dos croquis. O trabalho em aquarela é mesmo digno de admiração!

Ilustrações da Dior foram inseridas no catálogo de verão

Croquis da Dior foram inseridas no catálogo de verão
Ilustrações da Dior foram inseridas no catálogo de verão

Já a estilista inglesa Mary Katrantzou também quis dar valor a essas obras que muitas vezes não chegam aos olhos dos consumidores. Em sua página no Facebook, a designer de moda posta os melhores desenhos de estudantes de moda, servindo de painel para seus trabalhos.

Um dos desenhos de moda exibido no Facebook de Mary Katrantzou, de Alexey Davidenko
Desenho de Jane R. Xiang que está exposto no Facebook de Mary Katrantzou

A ilustração de Kareen Luna encontrada na página da estilista inglesa

Na história da moda, Coco Chanel era conhecida por desenhar mal. Até que não eram tão ruins assim! Já Yves Saint Lauren tem o desenho com um de seus destaques, tanto que já rolou até uma exposição só com as ilustrações do estilista.

Coco Chanel tinha fama entre os estilistas de desenhas mal
Já Yves Saint Laurent tinha fama oposta, seus desenhos são tão valorizados que já ganharam até exposição

Famosa por suas criações maximalistas, os croquis da Maison Versace são impecáveis, tão detalhistas que é possível enxergar as criações como se estivessem prontas.

Belíssimo desenho da Maison Versace
Os desenhos são tão detalhistas que já é possível enxergar a criação pronta

Veja mais croquis de marcas famosas

Croquis do Christian Lacroix

Para quem ama ilustrações de moda, um livro com os croquis do Christian Lacroix está a venda no site Adô Atelie por R$ 30,50 .

Roberto Cavalli também capricha em seus croquis
Ilustração do desfile da Victoria´s Secret 2012
Croquis das marcas Escada e Roberto Cavalli para as vitrines de natal da Harrods representando as princesas da Disney

Veja mais croquis e o resultado das vitrines de Natal da Harrods na matéria: Vitrines de Natal – Harrods traz as princesas da Disney para encantar o Natal em Londres

Princesas da Disney pelas marcas Versace e Elie Saab para vitrines de natal da Harrods
Croquis de Marcelo Sommer e Ronaldo Fraga, que inclusive começou sua brilhante carreira na moda desenhando croquis em lojas de tecido

Fotos: Facebook, Julia Petit, Toda Ela, Estilo Uol, Chocoladesig, Maria vai coma moda e Ela Fuxica.

Por: Marcela Leone

21 novembro 2012
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial